Alter do Chão o que fazer e pontos turísticos

Principal ponto turístico do município de Santarém, no estado do Pará, essa pacata aldeia de pescadores, conhecida como Alter do Chão, conseguiu o apelido de Caribe Amazônico e merecidamente: além de estar situada em plena selva, suas praias tem águas doces, mornas e de tons azul-turquesa, rodeadas por areias brancas e barracas de sapê. Essas praias, aliás, já foram consideradas as mais bonitas do Brasil, de acordo com o jornal inglês The Guardian, mas são apenas formadas nos meses entre Agosto e Novembro, período de vazante do rio Tapajós, quando o nível d’água baixa e começa a surgir uma extensa faixa de areia. Nos demais meses, a principal atração para se fazer em Alter do Chão fica por conta dos passeios de barco, que podem durar mais de um dia, incluindo pernoite dentro do próprio barco, uma experiência incrível de viagem.

Além das praias, Alter do Chão é conhecida pelos lagos e espelhos d’água, pelas trilhas ecológicas que são feitas em meio à vegetação nativa, pela rica e diversificada flora e fauna, especialmente sua vida marinha, pela Floresta Nacional do Tapajós, e, é claro, pelo encontro das águas azuis do rio Tapajós com as marrons do rio Amazonas, onde elas se cruzam mas não se misturam.

Para quem aprecia uma boa culinária, é bom saber que o local tem uma gastronomia riquíssima em sabor. Os restaurantes de Alter do Chão misturam com perfeição os temperos da Amazônia com uma variada quantidade de peixes. Os pratos vegetarianos também são levados a sério por lá, alguns exemplos são: o strogonoff de caju e os hambúrgueres vegetarianos.