10 cachoeiras mais exóticas e bonitas do Brasil
23/04/2018

10 cachoeiras mais exóticas e bonitas do Brasil

1. Cachoeira do Formiga

Nós colocamos essa cachoeira no topo da lista e não é por mera coincidência, não! Localizada próxima ao município de Mateiros, no exótico Jalapão, a Cachoeira do Formiga, que recebeu o nome por conta do Rio Formiga, cuja nascente fica acima da queda d’água e a abastece, é um dos atrativos mais exuberantes de toda a região simplesmente pela cor de suas águas. Apesar da cachoeira ser pequena e o poço não ser muito profundo, o que realmente impressiona é o intenso tom turquesa e a transparência da água, que permite ver com total clareza o fundo de areia calcária e algas verdes que dão essa mágica cor à sua piscina natural. Como fica dentro de propriedade privada, é necessário pagar entrada para entrar e nadar na cachoeira, mas o acesso é extremamente fácil, feito em veículos 4x4 por estrada de terra e não precisa percorrer nenhuma trilha a pé para chegar até lá.

 Confira os pacotes para o Jalapão aqui




2. Cachoeira Santa Bárbara

Quando o assunto é beleza, a Cachoeira Santa Bárbara realmente merece muito destaque. Um dos atrativos mais visitados do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, forma um grande poço natural cujas águas possuem uma cor tão impressionante que é o verdadeiro motivo para toda a sua fama, mesmo que sua queda seja pequena – tem menos de trinta metros de altura, mas quando você se depara com os tons das águas, que variam do verde-esmeralda ao turquesa (fenômeno que se deve pela presença de sais de carbonato, o que causa a precipitação de partículas e permite que as águas reflitam o verde da vegetação), será impossível não se encantar com tamanha exuberância. Localizada no pequeno município de Cavalcante, dentro de uma Comunidade Kalunga (descendentes de quilombolas que viveram na região há mais de 200 anos), será necessário fazer o percurso primeiramente de carro e então um curto trecho a pé (trilha leve, sem dificuldades) para chegar até a cachoeira, mas é importante ir cedo ao passeio, pois como se trata de um atrativo muito popular, possui capacidade limitada de visitação e tempo máximo de permanência de até uma hora e meia.

 Confira os pacotes para a Chapada dos Veadeiros aqui




3. Cachoeira do Buracão

A Chapada Diamantina possui centenas de diferentes atrações, e algumas das mais famosas delas são as cachoeiras (uma mais incrível que a outra), mas mesmo que você tenha pouco tempo para conhecê-las, não deixe de fora da lista a imponente Cachoeira do Buracão. Não é à toa que ela é uma das mais visitadas da região – além de ter uma imensa queda de quase cem metros de altura, está também situada dentro de em um cânion sinuoso de 90 metros de altura e três metros de largura, conhecido como Cânion do Rio Espalhado, o que a torna ainda mais impressionante. Para vê-la de frente, há duas maneiras: nadando até uma proximidade segura da queda (são oferecidos coletes salva-vidas para essa opção) ou, então, atravessando uma ponte rústica em um caminho estreito entre os paredões do cânion; de qualquer forma, antes disso, é necessário percorrer uma trilha leve de apenas uma hora e que ainda passa por belas paisagens de outras cachoeiras, piscinas naturais e um conjunto de poços.

 Confira os pacotes para a Chapada Diamantina aqui




4. Cachoeira Queda do Meu Deus

Situada em Eldorado, próximo ao PETAR, em uma comunidade quilombo, a Queda do Meu Deus já foi eleita pelos telespectadores de um programa de TV da Rede Globo a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo, e é fácil de entender o porquê: com mais de 50 metros de altura, tem uma piscina natural de águas muito cristalinas formada por uma nascente que atravessa a famosa Caverna do Diabo (a maior do estado). Há duas formas de chegar até essa cachoeira – ou com uma curta caminhada de apenas uma hora que passa por outras três quedas d’água e piscinas menores, ou através de uma trilha de nível moderado (são cerca de seis quilômetros de extensão), mas que passa por outras onze cachoeiras, sendo a Queda do Meu Deus a décima segunda e a grande recompensa do percurso.

 Confira os pacotes para Eldorado aqui




5. Cachoeira Poço Azul

Assim como a Santa Bárbara, a Cachoeira Poço Azul também fica localizada em Goiás e possui uma queda pequena, mas, da mesma forma, conta com um poço natural capaz de deixar qualquer um boquiaberto – não é à toa que recebeu esse nome. Situada em Mambaí, um pequeno município goiano quase na divisa com a Bahia, essa cachoeira deve sua beleza às profundas cores que as águas tomam (com um encantador tom turquesa), mas além de suas belíssimas e cristalinas piscinas, abastecidas pelo córrego Barreiro, também ganhou fama por ser um dos melhores lugares para mergulhos refrescantes e flutuação. Para chegar até lá, é necessário percorrer cerca de vinte quilômetros de carro e mais uma curta trilha que, apesar de um pouco íngreme, não apresenta muitas dificuldades e é extremamente cênica, pois passa por várias outras paisagens lindas e margeia rios, escarpas de cânions e paredões rochosos.

 Confira os pacotes para Mambaí aqui




6. Cachoeira do Tabuleiro

Cachoeira mais alta do estado de Minas Gerais e terceira mais alta do Brasil, com 273 metros de altura, é o maior atrativo da região, que fica situado no distrito de mesmo nome (Tabuleiro) em um pequeno município chamado Conceição do Mato Dentro. Sua imensa queda d’água deságua diante de uma imponente formação rochosa em formato de coração – inclusive, a cachoeira também é conhecida como “Cachoeira do Coração” por esse motivo –, fazendo de seu cenário ainda mais impressionante. Para chegar até ela, você pode escolher entre a rota pela parte debaixo, que passa por lindos campos rupestres, pequenos poços e jardins naturais antes de alcançar a base da cachoeira e a bela piscina natural que forma (onde você pode mergulhar tranquilamente), ou então escolher entre três rotas pela parte de cima, sendo que a mais fácil delas leva apenas vinte minutos, mas tem-se somente uma vista panorâmica da cachoeira, e a mais difícil, que lhe permitirá vê-la bem de perto, pode demorar quase quatro horas de caminhada.


Foto: p.resende

7. Cachoeira Santo Izidro

Localizada na região da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a Cachoeira Santo Izidro é um dos principais atrativos da Trilha do Ouro, um antigo caminho colonial construído no século XVII para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais, e que atualmente é uma travessia cênica, muito popular e repleta de história, cultura e paisagens naturais. Essa cachoeira é o primeiro ponto da trilha – leva apenas 45 minutos caminhando para chegar até ela, pois fica a 1,5 quilômetros de distância da entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina –, por isso, o acesso é bem tranquilo e é uma ótima maneira de se refrescar e relaxar depois da caminhada. Com duas quedas d’água que são abastecidas pelo Rio Mambucaba (a principal e uma menor ao topo), forma-se a Cachoeira Santo Izidro, com seus 50 metros de altura e um profundo poço ideal para mergulhos e para uma hidromassagem natural.

 Confira os pacotes para a Serra da Bocaina aqui




8. Cachoeira das Andorinhas

Uma imensa cascata de 300 metros de altura que despenca de um dos maiores cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, na região de Cambará do Sul (entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina), a Cachoeira das Andorinhas é formada pelas águas do rio Perdizes, mas a queda deságua pelo abismo no córrego do Rio do Boi que se encontra logo abaixo. A paisagem que se tem dessa cachoeira enorme juntamente com o imponente Cânion Itaimbezinho é de tirar o fôlego, e você pode escolher entre dois percursos para conseguir admirá-la bem de perto – a Trilha do Vértice, de menos de dois quilômetros, e a Trilha do Cotovelo, de seis quilômetros, que ficam na parte alta do Parque e são relativamente simples, pois são feitas pela borda do cânion e não exigem muito esforço físico.

 Confira os pacotes para Aparados da Serra aqui




9. Cachoeira do Cânion Encantado

A paisagem que se tem dessa cachoeira realmente faz jus ao nome – são quatro quedas simultâneas cujas alturas chegam a mais de 70 metros, algumas das mais altas de Tocantins, que jorram de um cânion de paredões rochosos e formam uma pequena piscina natural e um córrego em sua base, criando um cenário realmente encantador. Infelizmente, por causa da força com que as cascatas despencam, é proibido nadar em seu poço por ser muito próximo às quedas, mas a beleza rara desse lugar faz valer todo o esforço físico que a trilha para chegar lá exige – uma caminhada por terra e água que leva mais de duas horas –, além de passar por outras quedas e poços menores no caminho onde são permitidos banhos para se refrescar. A Cachoeira do Cânion Encantado fica situado a 70 quilômetros de um município bem pequeno chamado Almas, que faz parte da região das Serras Gerais (pertinho do Jalapão).

 Confira os pacotes para as Serras Gerais aqui



Foto: Thiago Sá

10. Cachoeira do Saco Bravo

Para fechar a lista com chave de ouro, a Cachoeira do Saco Bravo, uma belíssima e fascinante cascata escondida em uma comunidade de pescadores de Paraty, no estado do Rio de Janeiro (que é somente acessada de barco ou trilha), deve sua beleza principalmente ao seu poço, que se encontra bem de frente para o mar e forma um cenário paradisíaco. O acesso até lá é um tanto exigente, pois como fica em um local mais isolado, é necessário fazer uma trilha de aproximadamente duas horas com algumas subidas e descidas íngremes (não apresenta grandes dificuldades, mas é importante ter atenção e cuidado durante o percurso), mas pode ter certeza que todo esse esforço físico irá valer muitíssimo a pena quando você mergulhar nas águas cristalinas da piscina natural com essa vista de tirar o fôlego.

 Confira os pacotes para Paraty aqui



Foto: Jo Bittencourt

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.