10 destinos no Brasil para viajar nas Férias de Julho
18/04/2017

10 destinos no Brasil para viajar nas Férias de Julho

1. Jalapão
O Jalapão é um dos únicos locais do Brasil onde a natureza ainda se mantém bem preservada, por isso, pode-se encontrar por lá paisagens que realmente tiram o fôlego até dos viajantes mais experientes. Julho pode ser o mês ideal para quem quer conhecer essa belíssima região, pois, nesse período, as temperaturas estão mais agradáveis, e, como geralmente é um lugar que faz muito calor, esse clima ameno faz com que a viagem se torne ainda mais prazerosa. Além disso, o risco de chuvas também é muito baixo durante essa época, já que é a estação seca, o que facilita a prática de certas atividades de aventura, como rafting (pois o nível dos rios diminui) e trekking (as trilhas estarão secas e em perfeito estado para fazer as caminhadas).

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para o Jalapão




2. Chapada Diamantina
Um dos mais ricos e belos destinos brasileiros, a Chapada Diamantina também tem um território imenso que abrange 24 municípios baianos e, por isso, é impossível conhecê-la por completo em uma viagem de poucos dias. Para quem ainda assim quiser tentar, Julho é o mês perfeito para fazê-lo, pois como quase todos passeios envolvem caminhadas (a maioria é leve, mas algumas são exigentes), será muito mais fácil de realizá-las e de explorar a região a fundo se as trilhas estiverem secas – o que é o caso durante essa época. Outro ponto positivo de viajar para essa Chapada nas férias de Julho é que, por ser a estação seca, é possível encontrar as águas das cachoeiras mais cristalinas que o normal, já que não haverá risco das chuvas aumentarem o volume d’água e “sujarem” sua coloração.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Chapada Diamantina




3. Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é um lugar diferente de qualquer outro no Brasil, e isso se deve não apenas às suas paisagens naturais como também ao esoterismo e misticismo que rodeia essa região especial. As férias de Julho é uma excelente época para quem deseja se aventurar por essa Chapada e fazer uma viagem única, tanto pelos mesmos motivos que se aplicam às outras Chapadas acima (por ser um ótimo período para praticar trekking e pelas águas cristalinas das cachoeiras) quanto também pelo fato de ser um mês com diversos eventos culturais muito interessantes, como o Encontro de Culturas Tradicionais, onde você poderá aprender mais sobre as aldeias indígenas, os remanescentes quilombolas, os artesãos, etc.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros




4. Chapada das Mesas
Outra Chapada brasileira muito impressionante é a Chapada das Mesas, que recebeu esse nome por conta de suas fascinantes formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas. Como é uma região que faz calor durante o ano inteiro, Julho é um ótimo mês para ir para lá, pois é quando se tem as temperaturas mais altas durante o dia, que convidam para um mergulho nas cachoeiras, e se tem as temperaturas mais baixas durante à noite, clima ideal para dormir e descansar. Além disso, os poços estarão com um nível d’água baixo e, por isso, com águas cristalinas,. As férias de Julho também trazem festas culturais muito animadas, como do Bumba-Meu-Boi e as quadrilhas das festas juninas e julinas.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Chapada das Mesas




5. Alter do Chão
Alter do Chão é uma pacata aldeia de pescadores situada na cidade de Santarém, no estado do Pará, e merecidamente ganhou o apelido de “Caribe amazônico” por conta de tantos encantos naturais que abriga, incluindo algumas das praias de água doce mais bonitas do Brasil. Em Julho, inclusive, viajantes poderão ver e curtir essas praias, pois é a partir do mês de Junho que o volume das águas começa a baixar, deixando à mostra a extensa faixa de areia branca que forma as principais atrações da região. No entanto, como Julho ainda é período de inverno, é possível que as praias ainda não estejam formadas por completo por se tratar da estação de chuvas – neste caso, aproveite para conhecer a Floresta Encantada, um passeio popular para admirar espécies de animais e vegetações típicas da Floresta Amazônica.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para Alter do Chão




6. Lençóis Maranhenses
Principal destino de turismo do Maranhão, os Lençóis Maranhenses conta com um dos cenários mais bonitos do Brasil, e um que forma o ecossistema mais original do país, abrigando lagoas cristalinas de água doce, imensas dunas, praias desertas, mangues e restinga em um só lugar. Mesmo com tantas belezas naturais, as lagoas são seu maior atrativo, atraindo milhares de turistas que desejam nadar em suas águas doces de tons que variam do azul-turquesa ao verde-esmeralda, e Julho pode ser um ótimo mês para fazê-lo – já é o período seco, o que significa que você não corre o risco de fazer seus passeios na chuva, mas o acúmulo de água da época chuvosa (que acaba em Maio) faz com que as lagoas permaneçam bem cheias e perfeitas para mergulho.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para os Lençóis Maranhenses


7. Serra Catarinense
Considerada o berço do turismo rural brasileiro, a belíssima e gelada Serra Catarinense abriga em sua extensa área, que chega a abranger 17 municípios, inúmeros atrativos, desde cachoeiras e rios até imensos cânions e alguns dos pontos mais altos do país. Como é um famoso destino de inverno – assim como Campos do Jordão, essa região é um lugar conhecido pelas temperaturas baixas –, Julho pode ser o mês ideal para quem quer curtir o frio (e, com alguma sorte, até ver neve), principalmente enquanto desfruta de seus deliciosos e premiados vinhos e relaxando nas jacuzzis dos hotéis-fazendas, ou então se aventurando pelos seus altos morros e praticando atividades de aventura como o trekking.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Serra Catarinense



8. Serra do Roncador
Encravada no ponto mais central do país, em meio à floresta amazônica do estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador é uma área de cerrado repleta de belezas naturais e de muito mistério, e é, até hoje, uma das regiões mais desconhecidas e pouco exploradas do Brasil e da selva sul-americana. Mesmo ainda não contando com muita estrutura turística, existem inúmeras atrações incríveis que fazem a viagem valer muitíssimo a pena, e, em Julho, é possível aproveitar um de seus principais atrativos, entre tantos outros que existem, que são suas praias formadas às margens dos rios Araguaia e Garças no período de estiagem (no verão, por ser o período chuvoso, as praias ficam encobertas).

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Serra do Roncador




9. Serra da Bocaina
Em uma extensa área de mais de cem mil hectares que conecta o litoral fluminense, no Rio de Janeiro, ao Vale do Paraíba, em São Paulo, a Serra da Bocaina abriga uma riquíssima biodiversidade de paisagens naturais e de flora e fauna. Para a felicidade de quem quer viajar para essa exuberante região nas férias de Julho, a melhor época para aproveitá-la ao máximo é justamente durante o inverno, quando não há risco de chuvas e a Serra é invadida por borboletas nos períodos mais frios, tornando sua paisagem ainda mais bonita.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Serra da Bocaina




10. Itatiaia
Primeiro parque nacional do país, Itatiaia se espalha por municípios do Rio de Janeiro e se estende até Minas Gerais em 30 mil hectares, abrigando uma grande variedade de atrações, como altos penhascos rochosos e cadeias de montanhas que formam alguns dos pontos mais altos do Brasil. O Parque é dividido em duas partes, a alta e a baixa, mas enquanto a parte baixa pode ser visitada em qualquer época do ano, a melhor época para conhecer a parte alta é durante os meses de inverno, pois é onde estão os picos altos e, principalmente em Julho, fazer as caminhadas e escaladas é mais fácil nesse período seco, quando não há riscos de chuvas.

  Quer passar as Férias por lá? Conheça os nossos pacotes de viagem para o Parque de Itatiaia


  Quer mais? Clique e veja todos os pacotes de Férias do Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.