10 ilhas paradisíacas no Brasil para não deixar de conhecer
12/09/2016

10 ilhas paradisíacas no Brasil para não deixar de conhecer

Com uma costa de mais de sete mil quilômetros de extensão, o Brasil abriga algumas das mais exuberantes atrações naturais do mundo, e suas ilhas paradisíacas são algumas delas. Sejam elas continentais, oceânicas, marítimas ou fluviais, são donas de muita beleza e geralmente possuem algumas das mais ricas e diversificadas fauna e flora, sem contar com águas tão cristalinas e de tons tão impressionantes que se parecem com os mares do Caribe. Para conhecer um pouco dessas incríveis regiões do nosso país, nós reunimos dez das que consideramos serem as ilhas paradisíacas no Brasil que você não pode deixar de visitar.

1. Ilha de Marajó
Maior ilha do Brasil e também maior ilha flúvio-marítima do mundo, com cerca de 40 mil quilômetros quadrados, está localizada no estado do Pará e é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Seu cenário é composto por matas de selva amazônica quase intacta, rios, campos, mangues, igarapés e praias desertas e de águas doces e salobras, como a Praia Grande, a de Barra Velha, de Joanes, de Água Boa, do Pesqueiro, de Jubim, entre outras. Outro grande destaque da ilha é que abriga o maior rebanho de búfalos do país, com mais de 600 mil cabeças.


Foto: Celso Abreu

  Conheça os pacotes de viagem do Desviantes para a Ilha de Marajó


2. Arquipélago dos Abrolhos
Localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 70 quilômetros da costa da cidade de Caravelas, na Bahia, esse arquipélago concentra a maior quantidade de peixes por metro quadrado do mundo. É um verdadeiro paraíso no Brasil para a vida marinha. A ilha é formada por cinco ilhas vulcânicas, sendo que apenas quatro delas são habitadas (as outras tem acesso proibido), e suas paisagens são compostas por imensos paredões rochosos e piscinas naturais onde pode-se praticar mergulho, com visibilidade que chega a vinte metros de profundidade, e observar a vasta fauna marinha e dezenas de espécies de corais. Todas as principais atividades da região, como o mergulho e a observação de aves e das baleias, são feitos no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.



3. Ilhabela
Um dos destinos mais populares do litoral paulista, esse arquipélago é formado por quinze ilhas, mais de quarenta praias e tem 83% de seu território coberto por mata atlântica, sendo que seus encantos naturais são preservados por um parque estadual. São cerca de 36 quilômetros das praias mais badaladas do estado de São Paulo, como a Perequê e a do Curral, mas para quem procura sossego e contato com a natureza, há as praias tranquilas e até escondidas, como a do Bonete e a Baía dos Castelhanos, podendo ser acessadas através de trilhas e que levam também às mais incríveis cachoeiras da região (são mais de 300 cachoeiras existentes na ilha).


Foto: Pedro EA

 
Conheça os super passeios do Desviantes em Ilhabela


4. Ilha Grande
Maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, é formada por mais de cem praias, algumas consideradas as mais bonitas do sudeste brasileiro, e também por quatro unidades de conservação cujo objetivo é proteger a grande reserva de mata atlântica e de fauna marinha. Sua costa é recortada por enseadas e penínsulas, dando origem a diversas praias de águas extremamente cristalinas e tons verdes-azulados em meio à natureza, sendo as principais a Lopes Mendes, Lagoa Azul, do Abrãao, Saco do Céu, do Aventureiro, do Cachadaço, Lagoa Verde, do Bananal, entre milhares outras.

Ilha Grande é um das ilhas paradisíacas do Brasil que mais se destacam na variedade de passeios de ecoturismo. A variedade fica por conta de mergulho livre, mergulho de cilindro, trilhas ecológicas que podem durar até semanas, passeios de barco para piscinas naturais e percursos de bicicleta.


Foto: Valdiney Pimenta

  Conheça as viagens do Desviantes para a Ilha Grande, incluindo o Réveillon!


5. Fernando de Noronha
Situado no estado de Pernambuco, é um arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, considerado patrimônio mundial natural pela Unesco tamanha sua beleza e exuberância. Com diversas praias de areias douradas, mar e piscinas naturais de águas transparentes e de profundos tons azulados e esverdeados, altos coqueiros e uma riquíssima vida marinha, é considerado um verdadeiro paraíso brasileiro. Os pontos de mais destaque da região são o Morro Dois Irmãos, as baías dos Golfinhos, do Sancho e dos Porcos e as praias do Leão e Cacimba do Padre.

Fernando de Noronha é considerado o melhor ponto de mergulho do Brasil. Graças a uma corrente marinha africana, as águas são quentes o ano todo e extremamente cristalinas. É um lugar excepcional



  Conheça os pacotes de viagem para Fernando de Noronha do Desviantes

6. Ilha do Mel

Localizada no estado do Paraná, essa ilha possui vegetação de mata atlântica mais preservada do Brasil, e para protegê-la e também a todos seus outros encantos naturais, tem 90% de sua área como Preservação Ambiental e Patrimônio da Humanidade da Unesco. O ambiente da região é ainda bucólico e um tanto selvagem – a maioria de suas praias são desertas e abrigam uma rica diversidade de espécies de flora e fauna; é proibido o uso de veículo automotor e de tração animal para evitar a degradação da ilha; não há asfaltamento ou iluminação pública e não é permitida a visitação em grande parte de sua área. No entanto, a exuberância do lugar e a beleza de suas atrações (destaque para a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e as praias Grande, de Fora das Encantadas e do Farol) fazem a visita à essa ilha valer muito a pena.


Foto: Diogo Rodrigues

7. Ilha de Boipeba
A ilha faz parte do Arquipélago de Tinharé, na Bahia, logo ao lado do Morro de São Paulo, mas é o oposto de seu famoso e badalado vizinho – em suas vilas de pescadores e praias desertas reinam a paz e tranquilidade. Cercada de um lado pelo Oceano Atlântico e de outro pelo rio do Inferno, se destaca pelo seu charme rústico, pela rica diversidade de seus ecossistemas (possui uma rica fauna marinha e está também inserida no Corredor Central da Mata Atlântica) e pelas belíssimas piscinas naturais emolduradas por altos coqueirais. Com uma costa protegida por recifes de corais e mares de águas cristalinas e calmas, o mergulho e os passeios de barco nas praias Boca na Barra, Moreré, Tassimirim e Ponta dos Castelhanos são atrações imperdíveis.



8. Ilha do Arvoredo
Essa importante unidade de conservação de proteção integral está situado no litoral de Santa Catarina, a onze quilômetros do norte de Florianópolis, e serve de abrigo natural para navegadores em alto-mar, sendo ponto de referência para a navegação nos mares do sul. Além disso, por ser a fronteira entre as regiões Tropical e Subtropical, as águas quentes da corrente do Brasil se misturam com a corrente polar, resultando na sua exuberante fauna marinha composta por centenas espécies diferentes de peixes, pinguins, baleias, lobos-marinhos, tartarugas e até alguns animais em extinção. Para presenciar tudo isso, pratique o mergulho na Reserva Biológica Marinha, que abriga as ilhas do Arvoredo, Galés e Deserta.


 
Conheça o mergulho de bastismo do Desviantes em Bombinhas


9. Ilha do Caju
Situado entre os estados do Maranhão e do Piauí, essa ilha paradisíaca do Brasil faz parte de um conjunto de diversas ilhas fluviais do Delta do Parnaíba, mas ganha maior destaque por causa de seu cenário composto por mangues, restinga, dunas, lagoas, piscinas naturais, praias de água doce e campos alagados com água salgada, tendo sido transformado em área de proteção ambiental para manter esse diversificado ecossistema intacto. As principais paisagens da ilha podem ser exploradas através de caminhadas e passeios de caiaque, de canoa e a cavalo, e não deixe de subir até seu o mirante para apreciar uma vista panorâmica da região.

O Delta do Parnaíba é uma das belas regiões visitadas na Rota das Emoções, uma rota turística entre as cidades de São Luís e Fortaleza. A rota dura entre 8 e 12 dias é feita em veículos 4x4 e acontece durante todo o ano.


Foto: Mucoide

 
Conheça as Rotas da Emoção do Desviantes


10. Ilha do Cardoso
Apesar de fazer parte do litoral paulista, essa região é ainda pouco explorada por turistas devido ao seu difícil acesso, o que acaba colaborando com a preservação de toda sua beleza natural – ela conta com praias desertas, piscinas naturais, cachoeiras e vegetação de mata atlântica que ocupa 90% de sua área total. A ilha possui ambiente bastante rústico e não tem energia elétrica (a maioria dos lugares usam energia solar e alguns usam geradores), mas é possível achar uma boa estrutura para visitantes nas vilas do Marujá e do Perequê; já para aproveitar as praias e piscinas naturais, as de mais destaque são da Laje, Ipanema, Fole Grande e Fole Pequeno. A ilha do Cardoso é um paraíso ainda pouco conhecido,


  Conheça os pacotes de viagem para Ilha do Cardoso do Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.