10 incríveis lugares ainda pouco visitados no Brasil
04/07/2016

10 incríveis lugares ainda pouco visitados no Brasil

O Brasil é um imenso país coberto pelos mais diversos tipos de belezas naturais que encantam qualquer um, e uma boa parte destes lugares ainda são muito pouco conhecidos turisticamente. Apesar de isso ocorrer geralmente pelo difícil acesso ou por serem afastadas da civilização, essas regiões são verdadeiros paraísos escondidos que podem lhe oferecer viagens inéditas juntamente de paisagens deslumbrantes e muita paz e tranquilidade. Para saber um pouco mais sobre estes lugares, reunimos dez dos mais incríveis deles:

1. Floresta Amazônica

Foto: CIAT

Provavelmente o lugar ainda menos explorado de todo o Brasil, mesmo após ter sido eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza e ser mais visitada por curiosos turistas internacionais, a Amazônia possui a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo, além de representar mais da metade das florestas tropicais que restaram no planeta. Com uma área que abrange mais de cinco milhões quilômetros quadrados e é distribuída por oito países, sendo que 60% dela está em território brasileiro, pode ser acessada a partir de Manaus ou de Belém.

2. Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Foto: Lucas Milmann

Este território é um conjunto de ilhas rochosas localizado no meio do Oceano Atlântico, pertencente ao estado de Pernambuco, e é considerado o local mais inóspito do país, sendo possível alcançá-lo apenas após quatro dias de viagem de navio. É guardado pela Marinha do Brasil, onde especialistas pesquisam a vida marinha, mudanças climáticas, elevação dos oceanos e também terremotos, uma vez que a região está situada próxima ao encontro das placas tectônicas da África e da América.

3. Lagoinha do Leste

Foto: Papa Pic

Ao sul de Santa Catarina, entre as Praias Pântano do Sul e Praia do Matadeiro, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste abriga fortes características da Mata Atlântica, ainda completamente intocada, como montanhas cobertas de vegetação nativa, lagoas, costões e cachoeiras de água cristalina. Tem acesso difícil, possível ou por duas opções de trilha, uma de uma hora e meia de duração e a outra de três horas, ou então de barco com os pescadores locais, que levam e buscam turistas durante o verão.

4. Jalapão

Foto: A. Duarte

O parque estadual do Jalapão, localizado ao leste de Tocantins, é uma unidade de conservação brasileira com o objetivo de proteger toda sua incrível biodiversidade, e é também a principal atração do estado. É ainda pouco conhecido, selvagem e de difícil acesso para veículos sem tração, e devido a esse isolamento, é também impossível a comunicação com o mundo exterior (não há sinal de celular ou mesmo orelhões no parque). Mesmo com estes empecilhos, é um dos lugares mais bonitos do Brasil, com uma natureza quase intocada e repleta de cachoeiras, dunas, fervedouros e mirantes, além de diversas e ricas flora e fauna.

  Conheça o pacote de Viagem do Desviantes para o Jalapão

5. Taipus de Fora

Foto: André Solnik

Localizada na Península de Maraú, no estado da Bahia, é considerada uma das mais belas praias do Brasil, com sete quilômetros de extensão compostos por grandes coqueiros, recifes de corais coloridos, areia branca e incríveis piscinas naturais que reúnem diversas espécies marinhas, podendo ser vistas a olho nu. Ainda relativamente deserta, possui poucas pousadas e restaurantes na região e tem acesso apenas por barcos, lanchas ou então jardineiras a partir do município de Camamu ou da vila de Barra Grande.

  Conheça o pacote de Viagem do Desviantes para a Península de Maraú

6. Ilha de Marajó

Foto: PAHO

Localizado no maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, que leva o mesmo nome, a Ilha de Marajó é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, e é também a maior ilha costeira flúvio-marítima do planeta, com uma área de mais de 40 mil quilômetros quadrados. Possui um pedaço quase intacto da selva amazônica, e destaca-se por suas construções de seu passado de civilização pré-colombiana e por ser o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil.

7. Monte Roraima

Na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, pode-se achar a grandiosidade do Monte Roraima, com seus 2.700 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento de tepui, um tipo de monte em formato de mesa. Seu topo é composto por vales, formações rochosas esculturais, rios, cachoeiras, fauna e flora próprias, e ainda de incríveis vistas de montanhas, florestas e savanas. Pelo lado brasileiro, a região é totalmente isolada e pouco povoada, mas é acessível por vários dias de caminhada pela floresta ou por pequenas pistas de pouso locais.

  Conheça o pacote de Viagem do Desviantes para o Monte Roraima


8. Torres

Foto: Clickdearaujo

Situado ao norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul, é neste município onde pode-se encontrar a Ilha dos Lobos, menor unidade de conservação do Brasil e o único lugar do país a abrigar lobos-marinhos e leões-marinhos em certas épocas do ano. Além disso, a cidade também se destaca pela deslumbrante paisagem da única praia do estado que possui enseada e paredões rochosos à beira-mar.

9. Alter do Chão

Foto: Lucia Barreiros

Principal ponto turístico do município de Santarém, no estado do Pará, é conhecida como o Caribe Amazônico por causa de suas águas doce e azul-turquesa e areias brancas. É situado em plena selva, em uma aldeia de pescadores, e sua praia, que já foi considerada pelo jornal inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo, só aparece no período de vazante do rio Tapajós, entre os meses de Agosto e Janeiro.

10. Porto de Pedras

Foto: João Vicente

Situada na Costa dos Corais, entre Maceió e Recife, é um pequeno município do estado de Alagoas composto por praias desertas de água azul e recifes, coqueiros que protegem suas orlas, piscinas naturais e rios de água doce e verde, também frequentados por peixes-boi. Sua natureza ainda é intocada pelo homem, portanto, o acesso à esta região é precário, mas sua beleza cênica e rústica faz desse lugar perfeito para dias de descanso e contemplação.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.