10 lugares tranquilos para curtir o carnaval
11/01/2016

10 lugares tranquilos para curtir o carnaval

Dicas de destinos e passeios para curtir o feriado do carvanal na tranquilidade

Assim que começa o ano, a semana que mais ocupa a cabeça dos brasileiros é a semana do Carnaval. A data que geralmente acumula quatro dias sem trabalho é uma das preferidas dos viajantes.

E Carnaval não precisa ser sinônimo de festas ou de multidões. Conheça alguns destinos nacionais cheios de ecoturismo e aventura, perfeitos para quem ama a natureza e quer passar um carnaval tranquilo. Se quiser saber o valor de cada uma das viagens sugeridas, entre aqui, conheça e reserve através do Desviantes.

Jalapão, Tocantins

Fervedouro no Jalapão

Um dos cenários mais afastados, selvagens e encantadores do Brasil. O Parque Estadual do Jalapão tem cachoeiras cristalinas, piscinas naturais, chapadões e dunas de até 40 metros de altura.

A dica é visitar o destino com um pacote que inclui hospedagem, alimentação e guia para aproveitar o melhor das trilhas sem se perder.

Ilha Grande, Rio de Janeiro

Lagoa Azul na Ilha Grande - Foto: Leo Prieto

A Ilha Grande é a maior ilha da baía de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Considerada uma das jóias mais selvagens do litoral brasileiro, a ilha de 193 quilômetros quadrados é cheia de montanhas e tem a costa bem recortada formando lindas praias.

No destino, as montanhas, praias e mar definem as atividades mais populares: passeios de barco, mergulhos e caminhadas nas trilhas que cruzam a ilha.

Chapada Diamantina, Bahia

Poço Azul na Chapada Diamantina

Bem no coração do estado da Bahia está um destino que é um sonho de todo aventureiro. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é como um parque de diversão para exploradores. O destino reúne cânions, cavernas, cachoeiras e vales com paisagens de tirar o fôlego.

Uma viagem ao destino é como uma expedição e pode incluir muita caminhada, pernoite nos povoados locais e, com certeza, muitas fotos impressionantes.

Brotas, São Paulo

Boia Cross em Brotas - Foto: Sectur Brotas

A cidade de Brotas é conhecida como a capital do esporte de aventura do estado de São Paulo e é um exemplo de destino de ecoturismo para o Brasil inteiro.

As atividades para curtir o local são muitas como rafting, tirolesa, escalada, arvorismo, canionismo e arvorismo, entre outras. É preciso mais de uma viagem para experimentar tudo o que a cidade, o famoso rio Jacaré Pepira e a região oferecem.

No centrinho da cidade acontece um tradicional carnaval de rua, com direto a praça e bandinhas. Uma carnaval tranquilo e familiar.

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Cidade de Pedra na Chapada dos Guimarães

A apenas 69 quilômetros de Cuiabá estão os famosos paredões rochosos avermelhados do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. São 327 quilômetros quadrados cortados por trilhas que podem ser desbravadas a pé ou de bike. Os caminhos levam os viajantes a mirantes naturais e à atrações de tirar o fôlego como a cachoeira Véu da Noiva e a Cidade de Pedra.  

Paraty, Rio de Janeiro

Pico do Mamanguá em Paraty

A pequena cidade histórica no estado do Rio de Janeiro encanta pelo estilo colonial de suas casas, ruas de pedras e barquinhos coloridos. Mas além de parecer com uma viagem ao passado, o destino é centro de ecoturismo e aventura.
Trekking, caiaque, stand up paddle, mountain bike, mergulho e surfe, são apenas algumas das atividades que enchem a agenda de quem viaja para Paraty.

Carrancas, Minas Gerais

Passeio de Quadriciclo em Carrancas

Quem passa pela pequena vila no interior de Minas Gerais nem imagina o paraíso de ecoturismo que a região esconde. São mais de 70 cachoeiras, das menores com poços verde-esmeralda até quedas d’água gigantescas, o difícil é decidir qual delas é a mais bonita.
Para quem não se contenta em se refrescar e tomar um sol é só escolher o melhor jeito de aproveitar as quedas d’água: canionismo ou cascading. Além disso, as trilhas são atrações à parte na região.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Por do Sol nas Dunas dos Lençóis

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses combina quilômetros e quilômetros de dunas com lagoas de água doce, em um destino que é considerado um dos cartões postais do Brasil.
Conhecer o parque exige um carro com tração nas quatro rodas e muito conhecimento do local. A dica é programar a visita com uma agência que pode combinar trekking, passeios de lancha pelos rios e um tour por várias dunas e lagoas de carro.

Pantanal, Mato Grosso

Passeio de Cavalo no Pantanal

O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta, o que garante um ecossistema único. O melhor jeito de conhecer a região é observar. Seja enquanto navega em um barquinho pelo rio Cuiabá ou em um passeio a cavalo. Enquanto observam, e tiram fotos, os visitantes se encantam com a fauna e a flora típicas da região.

Petar, São Paulo

Caverna do Couto - Foto: Daniel Alonso

O Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira, mais conhecido como PETAR, é uma ótima opção de destino aventura no sul do estado de São Paulo. O local possui uma das maiores concentrações de cavernas do planeta e uma grande quantidade de cachoeiras.
É possível conhecer algumas delas em uma viagem de dois dias e ainda praticar bóia-cross no Rio Bethary.

Vamos aproveitar um carnaval tranquilo na natureza? Todos esses destinos podem ser reservados através do Desviantes. Confira aqui!

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.