As 10 mais belas Montanhas do Brasil
20/08/2014

As 10 mais belas Montanhas do Brasil

No Desviantes, o Brasil é sempre o assunto e não seria diferente quando o tema é montanhas. Sim, nós temos belas montanhas no Brasil. A riqueza e diversidade natural do nosso país estão presentes também em suas montanhas. O território guarda montanhas com formatos de mesa, pontões e inclusive monolitos gigantes.

Observação: Adotamos a terminologia montanha para descrever formas acidentadas de relevo, que apresentam picos elevados, vales profundos e altitudes variadas e assim como o Conselho Nacional de Meio Ambiente, admitimos a existência deste relevo no Brasil.

As montanhas mais altas do Brasil já estão na ponta da língua dos aventureiros. Mas e as montanhas mais belas? Selecionamos 10 das que acreditamos ser as mais bonitas. E você? Concorda com a equipe Desviantes?

 

Monte Roraima - Serra de Pacaraíma

Montanha Monte Roraima

Foto: Terra Mundi

Uma pedra gigante e quadrada no meio do nada e ainda por cima repleta de quedas de água que dão à paisagem um aspecto de paraíso perdido. O Monte Roraima é um tepui, um monte em formato de mesa bastante característico da região das Guianas. A montanha ainda guarda no seu interior inúmeras cavernas, que se interligam e formam a maior caverna de quartzo do mundo.

Altitude do cume: 2810 metros

Localização: O Monte Roraima está localizado na Serra de Pacaraíma e na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Acesso: Via trekking

 

Pico Paraná - Serra do Mar

Montanha Pico Parana

Três cumes esverdeados, no meio da Serra do Mar, de onde desponta o maior paredão de granito do Brasil, com 1.050 metros de altura. No entardecer, suas paredes são tomadas pelas revoadas de pássaros que procuram abrigo nas rochas do paredão. O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, seus três cumes são conhecidos por Pico Paraná, União e Ibitirabi.

Altitude do cume: 1877 metros

Localização: O Pico Paraná está localizado na Serra do Ibitiraquire, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul.

Acesso: Via trekking

 

Pedra Riscada - São José do Divino

Montanha Pedra Riscada

Foto: Recanto Pedra Riscada

O maior Monolito das Américas, ou seja, a maior montanha das Américas que é formada por uma única e maciça rocha, com 850 metros de desnível. O nome Pedra Riscada realmente descreve bem a montanha, ela possui várias ranhuras que à distância parecem riscos verticais feitos a lápis. Se por um lado os riscos embelezam a montanha, por outro, a tornam um grande playground para escaladores que desafiam suas vias de dificuldades técnicas respeitáveis.

Altitude do cume: 1425 metros

Localização: A Pedra Riscada está localizada em São José do Divino - MG, em uma região que é famosa por concentrar os maiores afloramentos de granito do Brasil

Acesso: Via escalada

 

Dedo de Deus - Serra dos Órgãos

Montanha Dedo de Deus

Foto: Montanha

A montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu. Dedo de Deus é certamente um bom nome para descrever essa estranha formação rochosa. O Dedo de Deus está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e sua primeira conquista aconteceu em 1912, o que lhe rendeu o título de berço da escalada no Brasil.

Altitude do cume: 1692 metros

Localização: O Dedo de Deus está localizado na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Dá última cidade é possível avistar o Dedo de Deus da própria área urbana.

Acesso: Via escalada

 

Pedra Azul - Domingos Martins

Montanha Pedra Azul

Foto: Lugares Fantásticos

Um paredão de 490 metros de altura e tonalidade azul que surge em meio ao cenário bucólico de Domingos Martins. A pedra adquire tonalidade azulada como resultado da incidência de luz sobre os diversos líquens que cobrem a superfície da rocha. Na base da montanha existem piscinas naturais ideais para banho e que são acessíveis através da Trilha das Piscinas, com extensão de 1.200 metros.

Altitude do cume: 1882 metros

Localização: A Pedra Azul está localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, no distrito de Aracê, em Domingos Martins - ES

Acesso: Sem acesso ao cume

 

Agulhas Negras - Itatiaia

Montanha Agulhas Negras

Pedras pontiagudas e afiadas em uma paisagem onde as pedras constituem a maior parte do visual. No pé da montanha, a impressão é de que as pedras estão surgindo do solo e que algum dia vão dominar toda a região. O Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e a sexta montanha mais alta do Brasil. Na região da montanha, no Paque Nacional de Itatiaia, existem outros picos de grandes altitudes, tais como o Prateleiras e a Pedra do Sino.

Altitude do cume: 2791 metros

Localização: O Agulhas Negras está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, com território nas cidades de Itatiaia e Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro

Acesso: via trekking ou via escalada, dependendo da rota

 

Pedra do Céu - Guaratinga

Montanha Pedra Azul

Foto: Luciano Passos Cruz

A Pedra do Céu é uma das montanhas pouco conhecidas do Brasil. Seus dois cumes estão em meio a vegetação, que parece querer dominar a imensa rocha.  A formação rochosa está na cidade de Guaratinga, que tem um cenário muito incomum devido a presença de inúmeras formações rochosas, tais como a Pedra do Topete e a Pedra do Oratório. A última é plano de fundo de toda a área urbana de Guaratinga.

Altitude do cume: Desconhecida

Localização: A Pedra do Céu está localizada na cidade de Guaratinga- BA, nas proximidades da Fazenda Duas Barras.

Acesso: Sem acesso ao cume

 

Morrão - Chapada Diamantina

Montanha Morrao Chapada Diamantina

Foto: Viajar Pelo Mundo

Se não fosse pela sua cor esverdeada, o Morrão poderia muito bem se enquadrar no cenário do cartoon Papaléguas, dominado por estranhas formações rochosas de formato quadrado. Morrão é o nome mais tradicional dado ao monte Tabor, que é uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e local de uma das nascentes do rio Mucugezinho.

Altitude do cume: 1418 metros

Localização: O Morrão está localizado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abrange o território de mais de 28 cidades da região.

Acesso: via trekking

 

Pico Desejado – Ilha da Trindade

Pico Desejado Ilha da Trindade

Foto: Vila Mundo

Este talvez seja o pico mais remoto do Brasil. O Pico Desejado está na Ilha da Trindade, distante 1167 quilômetros da costa brasileira, mas ainda território pertencente ao município de Vitória - ES. O cume do Desejado é o ponto culminante da ilha, com 620 metros acima do nível do Atlântico. Com todos esses pontões, a ilha é um pedacinho do Espirito Santo que foi parar no meio do mar.

Altitude do cume: 620 metros

Localização: O Pico Desejado está localizado na Ilha da Trindade, próximo do ponto mais ao leste de todo o território brasileiro. Na ilha existe apenas uma guarnição mantida pela marinha e está a 1025 km de distância da localidade mais próxima.

Acesso: via trekking

 

Três Picos - Nova Friburgo

Montanha Tres Picos

Foto: Waldyr Neto

O nome diz tudo. São Três picos entrelaçados que se unem uns aos outros, sendo difícil dizer onde começa um e termina o outro. O mais alto, chamado Pico Maior de Friburgo, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. Do lado direito dos Três Picos está o Pico do Capacete, que é um gigantesco bloco de pedra, muito procurado pelos escaladores que visitam a região.

Altitude do cume: 2316 metros

Localização: O Três Picos está localizado dentro do Parque Estadual do Três Picos, na área do município de Nova Friburgo.

Acesso: via trekking nos Picos Médio e Menor e somente via escalada no Pico Maior e Capacete

Gostou desse post? Veja esse: Saiba onde encontrar seres bioluminescentes pelo Brasil

 

ica Desviantes:

Os parceiros do Desviantes te levam para montanhas e cachoeiras

Canion Itaimbezinho  Confira aqui os roteiros de aventura oferecidos no Desviantes

hospedagem  Saiba onde se hospedar nos lugares mencionados aqui.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.