10 motivos para viajar para a Chapada das Mesas
23/05/2017

10 motivos para viajar para a Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas, localizada no Maranhão com divisa no Tocantins, é um imenso e importante parque nacional com um dos maiores potenciais do Brasil para o ecoturismo devido à sua quantidade de atrativos, que vão desde suas famosas e curiosas formações rochosas de mais de 60 milhões de anos (e que possuem formatos de mesas, daí a origem de seu nome) e de uma belíssima paisagem composta por cânions, poços, cachoeiras e cavernas, até sua riquíssima biodiversidade de fauna e flora.

Essa exuberante Chapada é destino imperdível para qualquer viajante que gosta de natureza e de praticar atividades de aventura. Se você ainda não conhece a Chapada das Mesas e ainda lhe sobrou alguma dúvida sobre fazer essa viagem, nós reunimos dez dos melhores motivos para lhe convencer de vez!

Depois de ler os 10 motivos: Conheça os Pacotes do Desviantes para a Chapada das Mesas


1. Montanhas mais do que exóticas
Os famosos platôs, como são conhecidos, além de terem dado nome à Chapada devido aos seus formatos de mesas, são também um de seus maiores atrativos, principal cartão-postal e apenas uma das coisas que faz dessa uma região tão impressionante. Esses platôs (que são iguais a planaltos) são incríveis fenômenos naturais cujos paredões de rochas de arenito se formaram há mais de 60 milhões de anos e tomaram essa curiosa forma graças à ação de ventos e chuvas.



2. Cachoeiras de águas mais cristalinas que piscina
A Chapada das Mesas abriga algumas das cachoeiras mais belas do Brasil, muitas delas de águas cristalinas e tonalidades que variam do verde para o azul e que formam piscinas naturais tão lindas que turista algum irá querer perder a oportunidade de dar um mergulho. Além disso, há uma quantidade surpreendente de cachoeiras por lá – no total, são quase noventa delas, algumas tão altas que chegam a 70 metros de altura, e outras menores, mas todas igualmente bonitas e que valem a pena conhecer.



3. Duas belas cachoeiras em um só lugar
Para quem estiver interessado em conhecer o máximo de cachoeiras, mas tem pouco tempo para explorar a região por completo, há a possibilidade de visitar duas delas de uma só vez – as Cachoeiras do Itapecuru, também conhecidas como as “cachoeiras gêmeas”, são duas quedas d’água, uma de oito metros e a outra de dez metros, que, juntas, formam um poço cristalino que, apesar de grande, possui águas rasas, fazendo deste um ponto perfeito para flutuação e para relaxar.


Foto: Otávio Nogueira

4. Tem um poço “encantado”
Além das inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, a Chapada das Mesas possui dezenas de outras atrações que irão impressionar até o viajante mais experiente. De todos esses impressionantes atrativos, existe um que chama e também merece atenção especial por ser dono de muita beleza – o Poço Encantado (ou Poço Encanto Azul), cercado por cânions e cujas águas tem uma exuberante coloração azul-turquesa, realmente merece o nome que tem, pois a paisagem do lugar parece até de outro mundo.



5. O belo pôr do Sol no Rio Tocantins
Como já deu para entender, há uma quantidade muito grande de nascentes d’água na Chapada das Mesas, cada uma com sua própria característica mas todas igualmente deslumbrantes. Um curso de água que merece entrar na lista dos principais e mais bonitos atrativos da região é o Rio Tocantins, um dos mais importantes rios brasileiros por agir como divisor dos estados do Maranhão e do Tocantins, e também muito famoso pelo incrível pôr do sol que reflete em suas águas uma coloração impressionante. E não é só isso, durante os meses de Junho a Agosto, o rio forma belas praias fluviais.



6. Cânions e Cachoeiras do Santuário da Pedra Caída
São centenas de exemplos que provam o tamanho da exuberância que existe na Chapada, mas este talvez seja um dos principais e mais impressionantes. Considerado cartão-postal da região e também o complexo mais longo do país, com 1.400 metros de comprimento e aproximadamente 300 metros de altura, a Pedra Caída é um santuário ecológico que abriga um complexo turístico com três quedas d’água e cânions (onde pode-se praticar rapel e tirolesa), piscinas com tobogãs e até restaurantes e vestiários.



7. O incrível Portal da Chapada
Outro famoso cartão-postal da Chapada é também uma formação rochosa cuja forma se assemelha à uma “pedra furada”, conhecida como o “Portal”. Essa fenda aberta no paredão, que parece uma janela que lhe permite observar uma vista muito bela e privilegiada da região e serve como mirante natural, é o resultado da ação dos ventos durante vários anos. O passeio para chegar ao “Portal” é muito popular principalmente no final da tarde, quando os turistas vão para lá para assistir ao espetáculo do pôr-do-sol.



8. A visão do Morro do Chapéu
Falando em impressionantes formações rochosas e vistas privilegiadas, o Morro do Chapéu não pode ficar fora dessa lista. O ponto mais alto da Chapada, com aproximadamente 370 metros de altura, é um passeio obrigatório para quem quer ter uma visão bem completa e ampla de toda região, mas especialmente para os adeptos do trekking, pois a trilha ao topo pode ser um pouco desafiadora, mas muito recompensadora. Além da belíssima vista que proporciona, o passeio é também bastante interessante por envolver algumas lendas místicas sobre o morro, que era o principal ponto dos ritos indígenas da Chapada.



9. A simples e aconchegante cidade de Carolina
Além de ser o principal ponto de apoio para acessar o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o município de Carolina, ao sul do estado do Maranhão, também conta com a melhor infraestrutura turística da região, sendo famosa por receber muito bem seus turistas. É também nessa cidade que se encontram quase todas as cachoeiras da Chapada (as principais e mais bonitas estão lá) e ainda mais de 400 nascentes, e, por isso, acabou ganhando o nome de “Paraíso das Águas”.



10. Uma culinária diversificada
Por último, mas não menos importante, é a deliciosa gastronomia local que fecha com chave de ouro essa lista dos melhores motivos para visitar a Chapada das Mesas. Sua culinária é rica e diversificada e há vários restaurantes espalhados por toda região, mas a maioria está concentrado no centro da cidade de Carolina, onde você poderá encontrar as mais variadas opções de pratos. Uma excelente dica para jantar é a Pizzaria Tio Pepe, conhecido como o “point” da cidade e onde é servido pizzas, massas e grelhados.


Foto: Tio Pepe

  Gostou? Conheça os Pacotes do Desviantes para a Chapada das Mesas

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.