10 passeios imperdíveis em Capitólio - MG
15/08/2017

10 passeios imperdíveis em Capitólio - MG

1. Paraíso Perdido
Um atrativo muito popular e ideal para quem quer passar o dia relaxando com mergulhos refrescantes e se divertindo com diferentes atividades de lazer, o Paraíso Perdido se trata de um complexo rodeado por cânions e com uma sequência de cascatas, cachoeiras e diversas piscinas naturais. Você pode tanto aproveitar a grande quantidade de nascentes para se banhar em suas águas cristalinas quanto para praticar alguns esportes de aventura como tirolesa, rapel e trekking.



2. Lagoa Azul
Cartão-postal de Capitólio, a Lagoa Azul é um complexo com duas quedas de águas muitíssimo cristalinas e tons esverdeados; uma delas é bem pequena, que desagua diretamente na represa de Furnas, enquanto a outra é a cachoeira “principal”, com um tamanho um pouco maior e que é cobrada uma taxa de preservação ambiental para visitá-la. Juntas, as duas quedas formam uma piscina natural deslumbrante de cores que variam de esverdeado, azulado e até mesmo dourado.


Foto: Trip Addicts

3. Mirante dos Cânions
Esse é um passeio obrigatório para quem visitar Capitólio ou até mesmo para quem estiver apenas passando pela região, já que o mirante está situado no acostamento da estrada (seu acesso é feito pela MG-050 entre o km 312 e 313). A partir do estacionamento, basta fazer uma caminhada muito curta e simples para chegar ao mirante que descortina uma vista panorâmica espetacular de toda a beleza e imponência desse lugar, incluindo os cânions, o Lago de Furnas e tudo ao seu redor.


Foto: Viaje seu Mundo


  Quer conhecer Capitólio? Entre aqui e veja as viagens do Desviantes para Capitólio


4. Trilha do Sol
A pousada Trilha do Sol oferece a todos os turistas passeios que levam a algumas cachoeiras e piscinas naturais da região através de uma caminhada leve feita com o acompanhamento de guias – por isso, deve-se agendar as visitas com antecedência. Após a trilha, você pode relaxar e aproveitar o restante do dia na pousada, que conta com excelentes serviços como restaurante, piscina de água corrente, redário e áreas para quem quer praticar rapel e naturismo.


Foto: Trilha do Sol

5. Passeio de barco no Lago de Furnas
Este com certeza é o passeio em Capitólio mais famoso e requisitado, pois navega pelas deslumbrantes águas esverdeadas do “Mar de Minas” (ou Lago de Furnas) que forma o maior espelho d’água do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados. Além disso, também é possível ver durante o passeio (que pode ser feito de barco, escuna, lancha ou catamarã) grutas e piscinas naturais, e passar entre seus grandes cânions de mais de vinte metros de altura que se abrem e dão lugar para uma vista de tirar o fôlego de sucessivas quedas d’água, formando um verdadeiro espetáculo da natureza.



6. Cachoeira dos Cânions
Um dos passeios de Capitólio mais requisitados pelos turistas. Essa é uma das cachoeiras mais exuberantes e um dos pontos mais famosos do passeio de barco pelo Lago de Furnas, pois sua queda cai dos imponentes cânions que cercam esse imenso espelho d’água e desagua diretamente dentro de suas águas esverdeadas. Por esse motivo, inclusive, o acesso até essa cachoeira pode ser feito apenas através de embarcações ou então praticando rapel em seus paredões que se erguem a mais de 50 metros de altura.



7. Restaurante do Turvo
Esse restaurante é referência em Capitólio e um ponto de parada obrigatório para comer e descansar na região, pois além de oferecer o melhor da culinária mineira (com especialidades em peixes e frutos do mar), ele ainda está situado em um local muito privilegiado conhecido como “Nascentes das Gerais”, onde existem várias nascentes d’água, como cachoeiras e rios muito importantes para o Brasil (como no caso do rio São Francisco).


Foto: Por aí de Barraca

8. Morro do Chapéu
Esse é um dos pontos mais altos da cidade, com mais de 1.200 metros de altura, e cujo cume é formado por uma rica e exuberante presença de flora e fauna que incluem diferentes espécies de flores silvestres, e aves, lobos, tatus e tamanduás, além de abrigar diversas nascentes correndo por pedras e lajeados que formam cachoeiras cristalinas. Do topo, é possível admirar uma belíssima vista panorâmica do Lago de Furnas, dos cânions e das cidades ao redor de Capitólio, como Guapé, Alpinópolis e Nova Barra.


Foto: Marcio Akama

9. Cachoeira Fecho da Serra
Existem diversas cachoeiras em Capitólio, mas essa é talvez uma das mais lindas e de maior volume de todas da região. Com uma queda de aproximadamente trinta metros de altura, que forma uma grande e profunda piscina natural ótima para banhos refrescantes, fica situada em um vale de mesmo nome (o Vale do Fecho da Serra) que é formado por paredões de mais de 100 metros de altura e abriga várias nascentes de águas cristalinas que fazem do local ainda mais impressionante.


Foto: Trip Addicts

10. Balneário Escarpas do Lago
Trata-se de um bairro luxuoso que mais parece com um condomínio fechado, a cerca de sete quilômetros do centro de Capitólio, que reúne em um grande polo de lazer várias mansões, restaurantes, bares, jardins, cachoeiras e ainda a maior marina de água doce do Brasil, onde pode-se fazer passeios de lancha.


Foto: Escarpastur

  Gostou de Capitólio? Entre aqui e veja uma lista detalhada do que fazer em Capitólio

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.