Pontos de mergulho em Porto de Galinhas
30/06/2014

Pontos de mergulho em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é um distrito localizado no município de Ipojuca, que fica a 70 quilômetros de Recife, cerca de uma hora de carro. Ele possui uma vasta extensão, começando pela praia de Camboa, passando por Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e terminando em Toquinho. A praia de Porto de Galinhas se destaca entre as demais. Devido a formação de corais em frente à praia, são encontradas, na maré baixa, piscinas naturais de águas cristalinas, o que a torna um verdadeiro paraíso para o mergulho. Além desses aquários naturais, a praia possui areia branca, mangue e coqueirais, o que a rendeu o título de  “Melhor Praia do Brasil” por 10 anos consecutivos, segundo a Revista Viagem e Turismo.

Mar de Porto de Galinhas

Foto: Enotel

Além das belezas naturais, Porto de Galinhas oferece uma boa infraestrutura para os mergulhadores que viajam para lá. Com uma vasta rede hoteleira e algumas operadoras na região, é ideal para quem quer unir sossego com ótimos mergulhos.

Conheça os Pontos de Mergulho em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas possui uma rica fauna marinha (tartarugas marinhas, arraias, dentões, moreias, lagostas, polvos, uma infinidade de cardumes e até tubarões), flora e águas cristalinas. É um ótimo local de mergulho para todos os tipos de mergulhadores, seja para quem quer fazer o seu batismo (o primeiro mergulho com cilindros), para os mais experientes ou mesmo para os praticantes de snorkeling (mergulho livre). Para os mais inexperientes os batismos acontecem próximo à costa, protegidos do mar aberto e geralmente descem a uma profundidade de 5 metros. Já os mais avançados possuem mais possibilidades, com as opções de mergulhos noturnos e até naufrágios.

Vida Marinha Porto de GalinhasMergulhador em Porto de Galinhas

No total, são 10 os principais locais de mergulho na região, sendo seis pontos de mergulho e quatro naufrágios. Confira quais são:

Pedra do Ada: Mergulho de cerca de 28 metros, com uma significativa diversidade de vida marinha; local propício para fotos submarinas.

Boca da Barra: arrecifes a 200m da praia que permitem mergulho de 12 metros diurno e noturno, onde se pode ver lagostas, peixe-pedras, polvos, linguados e moreia.

Poço da Paixão: outra bancada de arrecifes que ficam a 200 metros da praia, na qual o mergulho pode chegar a 12 metros e são avistados lagostas, polvos, linguados, moreias, cirurgiões e peixe-pedras.

Bolo:  Tem esse nome pois a laje desse arrecife tem formato arredondado, parecendo um bolo. O mergulho pode chegar até 25 metros e podem ser vistos arraias, moreias, ciobas e dentões.

Navio do gás: (11m) é o navio IGEL afundado em 1959 a 500m do litoral de Porto de Galinhas e que transportava uma carga de gás de Salvador para Fortaleza.

Trinta: Como o próprio nome diz, o mergulho pode chegar até 30 metros. No local é encontrado cabeças de arrecifes, que formam corredores e túneis a 5 milhas da costa. Podem ser vistos arraias, dentões, tartarugas e até tubarões.

Gonçalo Coelho: Uma embarcação militar com 67 m de comprimento, que já foi usada como cargueiro e foi até palco de “Raves”. Foi afundada, propositalmente, para mergulho autônomo em 1999. O ponto permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros e a profundidade do mergulho é de 33 metros. Podem ser vistos  dentões, ciobas, moréias gigantes, tartarugas, arraias, e meros.

Galeão: Mergulho de até 35 metros. O Galeâo é um barco que sofreu um antigo naufrágio (provavelmente em 1700) a 18 milhas da costa de Serrambi. Os pescadores chamam a região de "carvoreio" e pode-se ver uma quilha de madeira, com pedaços de casco, duas ancoras enormes e significativa diversidade de vida marinha. As partes que restaram não permitem identificar o tipo de barco. Deve ter sido um galeão ou um veleiro de carga.

Rebocador Marte: Mergulho de até 30 metros, ele é um rebocador afundado propositalmente a 12 km da costa de Serrambi para mergulho autônomo em abril 1998. Permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros onde frequentemente se avistam cardumes de peixes pequenos, moreias gigantes, tartarugas e arraias.

Taçaíba: Uma laje de arrecifes que fica a cerca de 2 milhas da costa, onde podem ser realizados mergulhos de até 12 metros, mas exige experiência, pois há muita correnteza. Podem ser vistos corais, esponjas, peixes de moradia e peixes de passagem.

Mergulho na região Porto de Galinhas

Mergulhando em Porto de Galinhas

Fotos: Aicadiving

 

ica Desviantes:

Veja os mergulhos disponíveis no Desviantes.

Tirolesa Desviantes CONFIRA AQUI as opções de Mergulho oferecidos pelo Desviantes

hospedagem  Saiba onde se hospedar em Porto de Galinhas aqui.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.