10 serras brasileiras que valem a pena visitar
31/10/2016

10 serras brasileiras que valem a pena visitar

As serras brasileiras devem entrar na lista de qualquer viajante que pretende conhecer todos os encantos desse deslumbrante e rico território em que vivemos. Nós resolvemos reunir dez incríveis regiões de serra de Norte a Sul do Brasil para você saber qual delas deve incluir no roteiro da sua próxima viagem e das próximas também. 😎

1. Serra da Bocaina
Localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, em uma área tão extensa (mais de cem mil hectares) que vai do litoral fluminense até o Vale do Paraíba, a Serra da Bocaina é uma exuberante região brasileira cuja rica biodiversidade abriga algumas das paisagens naturais mais bonitas do país, como cachoeiras, praias e mirantes, além de flora e fauna que inclui a maior extensão contínua de mata atlântica do Brasil e animais ameaçados de extinção. Com toda essa abundância de belezas naturais e para protegê-las da população das cidades (sendo que 60% de seu território está no Rio de Janeiro e 40% em São Paulo), a Serra foi transformada em Parque Nacional.

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra da Bocaina:
- Trilha do Ouro
- Cachoeira de Santo Izidro
- Pico do Tira Chapéu

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra da Bocaina


2. Serra da Canastra
Considerado um dos Parques Nacionais mais importantes do Brasil, essa serra brasileira possui uma grande área de mais de 200 mil hectares que abrange seis municípios de Minas Gerais, sendo eles: Vargem Bonita, São Roque de Minas, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Tem formato de um baú (daí a origem de seu nome) e protege um cenário raro, com uma vegetação de transição entre “borda da mata atlântica” e o “início do cerrado”, diversas espécies de animais ameaçados de extinção e atrativos que vão desde cachoeiras, piscinas naturais, grutas e incríveis formações rochosas até a histórica nascente do rio São Francisco, um dos principais cursos d’água de toda a América do Sul.

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra da Canastra:
- Cachoeira Casca D'anta
- Nascente do Rio São Francisco
- Cachoeira da Chinela

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra da Canastra


3. Serra Catarinense
Também chamada de Planalto Serrano, essa Serra está situada a apenas duas horas de carro do litoral de Santa Catarina e abrange cerca de 17 municípios do estado, sendo os principais e mais turísticos deles São Joaquim, Urubici, Lages e Bom Jardim da Serra. É considerada o berço do turismo rural brasileiro por causa da grande quantidade de encantos naturais que a região abriga, como cachoeiras, rios, vales, florestas de araucária, imensos cânions e alguns dos pontos mais altos do Brasil (o que também faz dela um lugar ideal para a prática de atividades radicais), mas conta ainda com muitos passeios culturais e de lazer, pois possui diversos hotéis-fazenda e vinícolas premiadas tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra Catarinense:
- Cânion das Laranjeiras
- Mirante da Serra do Rio do Rastro
- A Pedra Furada de Urubici

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra Catarinense


4. Serra da Capivara
A um pouco mais de 500 quilômetros da capital Teresina, no interior do estado de Piauí, está um dos mais importantes patrimônios pré-históricos do país, o Parque Nacional Serra da Capivara. Essa impressionante área abriga tanto belezas naturais de tirar o fôlego quanto tesouros arqueológicos, como os vestígios mais antigos de ocupação humana da América do Sul e também uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo – por isso, aliás, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. No total, são mais de 600 sítios históricos e arqueológicos que mostram grandes pinturas de figuras humanas e curiosas formas geométricas, além de uma riquíssima presença de paisagens naturais e de flora e fauna.

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra da Capivara:
- Museu do Homem Americano
- Circuito da Pedra Furada
- Baixão das Andorinhas

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra da Capivara


5. Serra do Cipó
O Parque Nacional da Serra do Cipó, a cem quilômetros de Belo Horizonte, é considerada um dos recantos mais rústicos e charmosos de Minas Gerais, dona de uma beleza cênica que a fez ganhar o título de “Jardim do Brasil” pelo famoso paisagista Burle Marx. Abrangendo seis municípios do estado em uma área de mais de trinta mil hectares, a região é reconhecida como um importante santuário da flora brasileira, abrigando cerca de 1.600 espécies de plantas, e também da fauna, uma vez que protege diversos animais ameaçados de extinção, sem contar com a grande quantidade de nascentes de rios que formam belíssimas cachoeiras, corredeiras, poços e cascatas, ideais para a prática de atividades radicais.



> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra da Capivara:
- Cachoeira da Farofa
- Lapinha da Serra
- Cachoeira do Tabuleiro

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra do Cipó


6. Serra Gaúcha
Formada por vários municípios do estado de Rio Grande do Sul, sendo os principais deles Gramado, Canela e Bento Gonçalves, essa serra do Brasil lembra a Europa, com características típicas do continente, como o frio das montanhas (com direito até a neve de vez em quando), vinícolas, uma rica gastronomia, a herança deixada pelos imigrantes europeus (principalmente pelos alemães) e as paisagens naturais de tirar o fôlego, compostas por cânions, cascatas e matas de araucária. Por todos esses motivos, e também por contar com uma incrível infraestrutura turística, com diversos hotéis, restaurantes, museus, festivais e passeios, não é à toa que a Serra Gaúcha é um dos principais destinos de inverno do Brasil.


Foto: Douglas Scortegagna

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra Gaúcha:
- Rafting em Três Coroas
- Parque do Caracol em Canela
- Parque dos Paredões

  Quer ir mais a fundo? Confira os passeios do Desviantes em Três Coroas


7. Serra do Imeri
Situada no Planalto das Guianas, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela e ao norte do Amazonas, a Serra do Imeri é uma região extremamente selvagem e ainda pouco explorada turisticamente, o que lhe ajudou a manter sua riquíssima natureza intocada. É uma impressionante formação de relevo que abriga uma das mais diversificadas flora e fauna do país, com várias espécies de uma vegetação conhecida como Caatinga do Rio Negro e de animais ameaçados de extinção (como a onça-pintada, o uacari-preto e o cachorro-do-mato). Além disso, é onde está localizado os dois picos mais altos do Brasil – o da Neblina e o 31 de Março, ambos com altitudes de quase três mil metros.



> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra do Imeri:
- Base do Pico da Neblina
- Base do Pico 31 de Março

8. Serra de Pacaraíma
Assim como a Serra do Imeri, a Serra de Pacaraíma (ou Pacaraimã) também se encontra na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no Planalto das Guianas, mas fica no estado do Roraima, a cerca de 250 quilômetros de sua capital, em uma cidade muito pequena e rústica conhecida como o “Polo Norte de Roraima” devido às suas temperaturas baixas, fenômeno que ocorre por ser o município mais alto de toda região norte do país, a mais de 900 metros de altitude. Está também muito próxima do Monte Roraima, sendo que a parte dessa montanha que pertence ao território brasileiro fica no conjunto da Serra de Pacaraíma.



> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra da Pacaraíma:
- Topo do Monte Roraima
- Rio Kukenan
- Monte Kukenan

  Quer ir mais a fundo? Confira os roteiros do Desviantes para a Serra do Pacaraíma


9. Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), localizado no estado do Rio de Janeiro, é o terceiro mais antigo parque nacional do Brasil e também um dos mais visitados, cuja área total equivale a cerca de vinte mil hectares e conta com três sedes, sendo a principal delas em Teresópolis e as outras duas em Petrópolis e Guapimirim. Todas elas abrigam diversos atrativos turísticos naturais capazes de encantar todos turistas que passarem por eles, como cachoeiras, poços de rios de águas cristalinas, mirantes, trilhas e até mesmo estrutura para campings e de lazer, com centro de visitante, lojas, lanchonetes e um museu que apresenta os trabalhos de um famoso botânico alemão sobre a flora brasileira.


Foto: Rodrigo Soldon

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra dos Órgãos:
- Travessia Petrópolis - Teresópolis
- Trilha da Pedra do Sino
- Cachoeira Véu da Noiva

10. Serra do Mar
A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa que percorre quase toda a extensão do litoral sul e sudeste do país, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte de Santa Catarina, é uma das maiores serras do Brasil. Sua origem se deve a um evento geológico de extrema importância que ocorreu há mais de 130 milhões de anos atrás e foi responsável pela separação do supercontinente da Gondwana que formou a América do Sul e a África e originou o Oceano Atlântico. Por causa de sua extensão de cerca de mil quilômetros e a variação de altitudes (que pode chegar a dois mil metros acima do nível do mar), o Parque Estadual da Serra do Mar apresenta uma das mais ricas biodiversidades do Brasil e, por isso, foi tombada como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

> Algumas atrações imperdíveis para você conhecer na Serra do Mar, na região próxima de São Paulo:
- Cachoeira Véu da Noiva em Cubatão
- Trilha do Mirante da Serra do Mar
- Cachoeira Véu da Noiva
- Cachoeira da Fumaça

  Quer ir mais a fundo? Confira essa viagem do Desviantes para a Serra do Mar

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.