10 viagens para bate e volta de São Paulo
07/06/2018

10 viagens para bate e volta de São Paulo

1. Bueno Brandão

Um verdadeiro recanto mineiro, com cenário típico do estado – aconchegante, acolhedor e com muita natureza –, Bueno Brandão conta com lindos atrativos naturais de sobra, tendo mais de trinta cachoeiras e poços cristalinos perfeitos (como das cachoeiras do Machado I, da Santa Rita e dos Luís) para se refrescar do sol que brilha durante o ano inteiro, além de ser um ótimo destino para quem quer praticar atividades muitíssimo divertidas de aventura como arvorismo, tirolesa e boia-cross. Realmente é um lugar ideal para aqueles que buscam beleza, tranquilidade, saúde e emoção, pois proporciona tudo isso e muito mais entre suas paisagens intocadas e privilegiadas da Serra da Mantiqueira, e, para melhorar, fica situada pertinho da divisa com São Paulo! Para quem tiver interesse, a melhor época para explorar Bueno Brandão é entre Março e Maio ou então entre Agosto e Outubro, já que são meses com temperaturas mais amenas, quando o clima é morno e mais agradável, mas não há grandes riscos de chuvas.


Cachoeira Santa Rita

 Confira os pacotes para Bueno Brandão aqui



2. Cunha

Rodeada de um lado pela Serra da Bocaina e do outro pela Serra do Mar, a cidade de Cunha é uma pequena mas extremamente cênica e charmosa região do estado de São Paulo que abriga lindas paisagens que incluem cachoeiras, mata atlântica e um imenso campo de lavandas que simplesmente encanta todos que o visitam. Além disso, conta com uma deliciosa gastronomia e produtos regionais como truta, shiitake, pinhão, cerâmica e muitos outros que fazem deste um dos melhores lugares do estado para fazer passeios tanto românticos, entre família e amigos ou até mesmo sozinho, já que está cheio de atividades relaxantes e muito gostosas – e tudo isso a menos de três horas de distância da capital paulista. E para tirar o máximo de proveito dos passeios, principalmente do lavandário, que é imperdível e seu principal atrativo, a melhor época para visitar Cunha é durante outono ou inverno, pois além de não haver riscos de chuvas, é possível também curtir os festivais gastronômicos que ocorrem nesses períodos.


Lavandário

 Confira os pacotes para Cunha aqui



3. Extrema

Outro município muito típico do interior de Minas Gerais, acolhedor e cheio de charme, Extrema é um destino de viagem incrível para quem quer fazer atividades ao ar livre e se emocionar com a natureza rica e espetacular que garante paisagens de tirar o fôlego – e como fica bem pertinho da divisa com São Paulo, a menos de uma hora e meia de distância, é ideal para fazer um bate-volta rápido e conhecer esse pequeno paraíso ecológico! Por lá, você pode tanto aproveitar para fazer passeios mais radicais como voo livre (de asa delta ou parapente), rapel, escaladas e o rafting no rio Jaguary, quanto praticar atividades mais tranquilas como mergulhar nas piscinas naturais do Sítio da Pedra Chata, caminhar entre a vegetação de mata atlântica e experimentar sua deliciosa culinária mineira. Para melhorar ainda mais, Extrema é um lugar para ser visitado a qualquer época do ano – mas vale a pena ressaltar apenas que, caso você vá fazer as trilhas, principalmente a do Pico do Lopo, evite ir no verão por causa das chuvas.


Rapel no Pico do Lopo

 Confira os pacotes para Extrema aqui



4. São Luiz do Paraitinga

Está enganado quem pensa que São Luiz do Paraitinga é conhecida apenas por seu carnaval – apesar de ser a época em que é mais visitada e o que deu bastante fama ao lugar graças às suas marchinhas tradicionais, a cidade oferece muito mais que só folia. Por exemplo, há uma forte e rica cultura e história presente na arquitetura colonial de seus casarões, no centro histórico, igrejas, etc.; já para quem prefere focar nos passeios de natureza e aventura, opção é o que não falta, já que o município está situado em uma região extremamente privilegiada da Serra do Mar, onde é possível encontrar um mar de imensas montanhas cobertas por árvores para escalar ou fazer arvorismo, além de cachoeiras e rios cristalinos que são pontos excelentes para mergulhos, rapel, rafting, entre outros. Se você pretende evitar a superlotação do carnaval e principalmente se quer praticar os esportes mais radicais na natureza, opte por visitar a cidade entre os meses de Maio a Outubro para evitar as chuvas e ter uma vista panorâmica mais clara e bonita durante as trilhas.


Trilha das Sete Cachoeiras

 Confira os pacotes para São Luiz do Paraitinga aqui



5. Paranapiacaba

Um pequeno vilarejo histórico localizado na cidade de Santo André, a menos de cinquenta quilômetros de distância da capital paulista, Paranapiacaba é um destino especial e diferente dos outros, ainda mais para quem curte passeios cheios de cultura e história, já que conta com um ar londrino que se deve não só pela sua arquitetura em estilo inglês e até mesmo por sua torre de relógio (que foi inclusive fabricada em Londres e quase lembra o famoso Big Ben), mas também pelas neblinas que vão e vem, assim como ocorre na capital inglesa. Para ver tudo isso e realmente sentir esse charmoso clima londrino, opte por viajar para lá durante o inverno, quando você poderá curtir o friozinho e os nevoeiros enquanto conhece os casarões, museus, a famosa estação ferroviária, as igrejas e ainda experimentar deliciosas cervejas e hambúrgueres artesanais.


Torre do Relógio - Foto: Ana Paula Hirama

 Confira os pacotes para Paranapiacaba aqui



6. Monte Verde

Situado em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um dos municípios mais charmosos, românticos e gelados do estado de Minas Gerais – inclusive, disputa até com Campos do Jordão o título de região mais gelada do sudeste –, o que faz deste o lugar ideal para um rápido bate-volta para curtir o frio e as paisagens, arquitetura e história que lembram tanto as das cidades europeias. Além dos passeios culturais que atraem principalmente os casais, há também muitas opções para quem prefere focar nas atividades de aventura, como trekking e escalada, pois é lar de algumas das mais impressionantes formações geológicas, como das Pedra Partida e Pedra Redonda, que descortinam paisagens panorâmicas de tirar o fôlego. Assim como Campos do Jordão, a principal época para visitar Monte Verde é entre Junho e Agosto, nos meses de inverno, quando não chove (ótimo para fazer as trilhas) e dá para aproveitar muito o clima gelado, mas como é o período que mais atrai turistas, certifique-se de se programar e agendar sua viagem com antecedência.


Pedra Partida - Foto: Carlos Alexandre Bacci

 Confira os pacotes para Monte Verde aqui



7. Botucatu

Conhecida como a “Terra da Aventura” (ou também como “Cidade dos Bons Ares”), o município de Botucatu abriga uma quantidade extremamente vasta e variada de atrativos naturais, desde rios, vales, montanhas, picos, mirantes e incontáveis cachoeiras que garantem alguns dos passeios mais divertidos e cênicos em São Paulo – não é à toa que ganhou esse seu apelido. Além de cenários imponentes e espetaculares, como das Três Pedras, da Pedra do Índio, da Cachoeirinha e do revelo Cuesta, a cidade também ficou conhecida graças às suas lendas e mistérios, pois foi onde nasceu o folclore do Saci-Pererê, é onde tiveram aparições de ETs e discos voadores, e é também onde existe o Caminho do Peabiru (ou Inca) que supostamente liga o litoral brasileiro a terras peruanas. Para melhorar, é possível visitar esse destino fascinante e repleto de aventura em qualquer época do ano, mas é bom evitar os meses mais quentes por causa das chuvas.


Pedra do Índio

 Confira os pacotes para Botucatu aqui



8. São Bento do Sapucaí

Outro pequeno paraíso ecológico que faz parte da grandiosa Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí conta com cenários tão cênicos e encantadores que, mesmo sendo simples e rústica, atrai milhares de turistas amantes da natureza e da aventura, principalmente aqueles que querem escalar a famosa Pedra do Baú (imponente formação rochosa de quase dois mil metros de altitude). Além disso, por ficar situada próxima a Campos do Jordão, é uma região também gelada e aconchegante, o que a torna perfeita para aproveitar o clima de frio juntamente com um bom vinho e suas especiarias típicas como a truta e o pinhão. Por isso, não deixe de visitar a cidade durante os meses de inverno para apreciar as paisagens que ficam ainda mais charmosas nessa época, mas também para fazer as trilhas tranquilamente sem cansar ou suar no calor.


Pedra do Baú - Foto: Celsim Junior

 Confira os pacotes para a São Bento do Sapucaí aqui



9. Jureia

Situada ao litoral sul do estado de São Paulo, na região da Baixada Santista, a Reserva Ecológica de Jureia, também conhecida como Estação Ecológica de Jureia-Itatins, é uma enorme reserva natural repleta de belezas ainda muito bem preservadas e intocadas da natureza, como oitenta mil hectares de vegetação de mata atlântica, cachoeiras, cavernas, manguezais, costões e praias quase desertas (estas que, inclusive, podem ser exploradas na Trilha das Praias Selvagens, passando pelas praias do Guaraú, do Perequê, Barra do Una, entre muitas outras). Para conhecer esse mosaico de encantos naturais – principalmente as praias e também para praticar surfe –, a melhor época é durante os meses de primavera e outono, pois as chuvas são mínimas e as ondas do mar estão mais altas.


Barra do Una

 Confira os pacotes para Jureia aqui



10. Eldorado

Um destino que une muita natureza, história e cultura, a cidade de Eldorado, próximo ao PETAR, reúne atrativos capazes de agradar a todos – além de ser uma das principais regiões auríferas do Brasil colonial (fez parte do primeiro ciclo do ouro do país), é lar também de algumas das mais variadas e bonitas riquezas naturais do estado de São Paulo, como a Caverna do Diabo, o Vale das Ostras e a Queda do Meu Deus, três de suas maiores e mais impressionantes atrações. Além dessas, há ainda dezenas de outros passeios imperdíveis que incluem não só mais cavernas, cachoeiras e montanhas de tirar o fôlego, como também de tesouros históricos de comunidades de quilombos para conhecer sua cultura e comida típica. É também um destino para visitar em qualquer época do ano, mas para evitar as chuvas – já que o clima é quente e úmido devido à mata –, opte por ir entre os meses de Abril a Novembro.


Caverna do Diabo

 Confira os pacotes para Eldorado aqui

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.