11 Belas Cachoeiras em Minas Gerais (MG)
03/11/2020

11 Belas Cachoeiras em Minas Gerais (MG)

O estado de Minas Gerais é conhecido como a caixa d’água do Brasil, abrigando as nascentes de rios de grande importância para o país. E por isso, talvez seja o estado brasileiro com a maior quantidade de cachoeiras. E não é só quantidade, a beleza e a altura não ficam de lado, duas das cinco maiores cachoeiras do Brasil estão em Minas Gerais.

Selecionar apenas 11 cachoeiras em Minas Gerais foi uma tarefa difícil. Muitas cachoeiras belíssimas ficaram de fora da lista. Deixe em nossos comentários sugestões e informações de outras cachoeiras em Minas Gerais que você gostaria que estivesse aqui e não foram mencionadas nesse post.

1. Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra - MG

Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra em Minas GeraisFoto: Fabio Rage

Uma das mais belas e paradisíacas cachoeiras da Serra da Canastra. A Cachoeira do Fundão é formada pelas águas cristalinas do Rio Santo Antônio que despescam com bastante força, chegando a formar ondas no poço. Ela está a 52 km de distância de São Roque de Minas, o principal município da região da Canastra. A cachoeira recebe sol quase o dia todo, sendo bastante comum ver arco-íris em torno de sua cortina d’água.

Altura da Cachoeira do Fundão: 80 metros

Como chegar na Cachoeira do Fundão: A dificuldade de acesso é um dos motivos que fazem da Cachoeira do Fundão um local ainda bem preservado. Para chegar, siga por 46 km na estrada principal do Parque Nacional e entre à direita em uma reta indicada por uma pedra sinalizando a direção da cachoeira. Continue na estrada indicada até atingir a quarta porteira. De lá, estacione o carro e siga por uma trilha de 1.700 metros. Há uma taxa de visitação a ser paga ao dono da propriedade.

 

Distância de Belo Horizonte: 370 km

DICA: Confira aqui nossos Pacotes de Viagem na Serra da Canastra

2. Cachoeira Casca D’ Anta – Serra da Canastra - MG

Cachoeira Casca D’ Anta – Serra da Canastra em Minas GeraisFoto: Almir Cândido

A Casca D’ Anta está entre as 5 maiores cachoeiras de queda livre do Brasil. Ela possui uma queda de 186 metros, o que lhe rende o título de maior atração da região. As águas da Casca D’ Anta são do Rio São Francisco, que nasce na própria Serra da Canastra e atravessa mais de 5 estados. Devido a força da água, o poço principal não é recomendado para banho.

Altura da Cachoeira Casca D’ Anta: 186 metros

Como chegar na Cachoeira Casca D’Anta: O acesso é feito pela portaria 4 do Parque Nacional (única da parte baixa do parque), localizada em São José do Barreiro (MG). É preciso deixar o carro no estacionamento e caminhar por cerca de 1.700 metros até a cachoeira. Você também pode chegar pela parte alta da cachoeira, que fica a 38 km de São Roque de Minas com acesso pela Portaria 1. É necessário descer até a parte baixa por uma trilha íngreme com 300 metros de altura e mais de 3km de extensão e depois subir de volta por esta mesma trilha.

Distância de Belo Horizonte: 350 km

DICA: Confira aqui nossos Pacotes de Viagem para a Serra da Canastra

 

3. Cachoeira do Tabuleiro – Serra do Espinhaço - MG

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro - MGFoto: Roney

A Cachoeira do Tabuleiro é uma gigante. Ela é a mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São 273 metros de queda livre formada no meio de um paredão que lembra o formato de um coração. Com tamanha queda d’água o seu poço é muito profundo, chegando a 20 metros. A Cachoeira está localizada na Serra do Espinhaço. É cobrada uma taxa de visitação para entrar no Parque.

Altura da Cachoeira do Tabuleiro: 273 metros

Como chegar na Cachoeira do Tabuleiro: Ela pode ser visitada tanto na parte baixa, quanto na parte alta. Pela parte baixa, você precisa fazer uma caminhada de 3,5 km desde a portaria. Para conhecer a parte alta, é preciso estar com bom preparo físico, o percurso dura 3h30 só de ida. O Ponto de partida é a cidade de Conceição do Mato Dentro.

Distância de Belo Horizonte: 190 km

4. Cachoeira Rabo de Cavalo – Serra do Espinhaço - MG

Cachoeira Rabo de Cavalo – Serra do Espinhaço em Minas GeraisFoto: Fabio Amaral

 

Também localizada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira Rabo de Cavalo é mais uma das atrações do município de Conceição do Mato Dentro, considerado a capital mineira do Ecoturismo. A queda de 170 metros e o volume de água esculpiram um poço de 50 metros de largura e mais de 6 metros de profundidade. Para quem sabe nadar e gosta de dar um mergulho é possível atravessar todo o poço e chegar perto da queda.

Altura da Cachoeira Rabo de Cavalo: Três quedas, totalizando 170 metros

Como chegar na Cachoeira Rabo de Cavalo: Está localizada na APA (área de proteção ambiental) da Serra do Intendente. São 24 km de Conceição do Mato Dentro até o distrito de Itacolomi, de onde você deve seguir por trilha de aproximadamente 1 hora.

Distância de Belo Horizonte: 190 km

Gosta de Viagens na Natureza? Confira Roteiros para 3 Top Destinos
- Pacotes de Expedição no Jalapão
- Pacotes na Chapada dos Veadeiros
- Pacotes na Chapada das Mesas

5. Cachoeira das Irmãs – Araguari - MG

Cachoeira das Irmãs em Araguari Minas GeraisFoto: Raissa Dantas

É também conhecida como Cachoeira das Freiras. A Cachoeiras das Irmãs fica a apenas 36 km de Uberlândia - MG, nas redondezas da cidade são encontradas dezenas de cachoeiras. Suas águas são formadas pelo Ribeirão Bom Jardim e sua queda é de 42 metros de altura. O volume de água é tamanho que forma um spray quando a água atinge o poção. A Cachoeira das Freiras é de fácil acesso, se você quiser sossego, evite visitá-la em feriados e finais de semana de muito calor.

Altura da Cachoeira das Irmãs: 42 metros

Como chegar na Cachoeiras das Irmãs: Está localizada na propriedade do Instituto Francisco Savério Pestanha. Partindo de Araguari você deve seguir pela estrada do Pissarrão. Após a ponte sobre o Ribeirão do Pissarão está o Instituto. A cachoeira fica nos fundos da chácara do Instituto, onde também está o Convento de Freiras de Araguari.

Distância de Belo Horizonte: 560 km


6. Cachoeira Grande – Serra do Cipó - MG

Cachoeira Grande – Serra do Cipó - MGFoto: Giovani Fernandes

A Cachoeira Grande é um dos cartões postais de Minas Gerais e da Serra do Cipó, um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo devido a sua história geológica e potência hídrica. As suas quedas se estendem horizontalmente por 50 metros, atingindo uma altura máxima de 10 metros. A Cachoeira Grande está em uma área privada, onde existe restaurante e banheiros. Uma taxa é cobrada para entrar na área da cachoeira.

Altura da Cachoeira Grande: 10 metros

Como chegar na Cachoeira Grande: Acesso no km 95 da MG-010. Após o acesso você vai andar por aproximadamente 2 km até a propriedade. A cachoeira fica próxima a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Distância de Belo Horizonte: 100 km

 

7. Cachoeira do Crioulo – Parque Estadual do Rio Preto - MG

Cachoeira do Crioulo – Parque Estadual do Rio Preto - Minas GeraisFoto: Tom Alves

Com prainha de areia branca, águas cor de mel e uma queda de água de pouco volume, a Cachoeira do Crioulo é muito convidativa para um bom mergulho. Ela é um dos principais atrativos do Parque Estadual do Rio Preto, na região de Diamantina – MG. O Parque abriga diversas cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e praias fluviais.

Altura da Cachoeira dou Crioulo: 30 metros

Como chegar na Cachoeira do Crioulo: Ela está localizada a 15 km dentro do Parque Estadual do Rio Preto. Acesso pelo município de São Gonçalo do Rio Preto, por estrada de terra batida. Para chegar até a cachoeira é preciso percorrer uma trilha de 6,5 km, que pode render até 4 horas de caminhada.

Distância de Belo Horizonte: 350 km

 

8. Cachoeiras do Canyon – Furnas – Capitólio - MG

Cachoeiras do Canyon – Furnas – Capitólio - MGFoto: Hotel Engenho da Serra

O lago de Furnas é um reservatório artificial criado parar permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Para criar o lago foram inundados 1440 km2, o que gerou paisagens exóticas como canyons e cachoeiras que deságuam no próprio lago. As Cachoeiras do Canyon são bons exemplos desse cenário. Elas descem pelos paredões de mais de 50 metros de altura e desaguam no lago de águas esverdeadas. O único acesso é através de embarcações. Passeios de escunas levam os turistas até o local.

Altura das Cachoeiras do Canyon: Aproximadamente 50 metros

Como chegar nas cachoeiras do Canyon: Os passeios de barco até as Cachoeiras partem principalmente da cidade de Capitólio – MG. A saídas são feitas na Rodovia MG-050 no km 306, na Ponte do Turvo.

Distância de Belo Horizonte: 300 km

Dica: Conheça nossas viagens para Capitólio - MG


9. Cachoeira das Borboletas – São Thomé das Letras - MG

Cachoeira das Borboletas – São Tomé das Letras - MGFoto: Renato Borim

É considerada uma das mais belas cachoeiras de São Thomé das Letras, cidade famosa pela riqueza em cachoeiras e o clima místico. A Cachoeira das Borboletas é uma ducha natural, de água cristalina e localizada em um vale por onde correm águas tranquilas e relaxantes. Em certas épocas do ano realmente existem muitas borboletas no local. É recomendável visitar a cachoeira no inverno, quando o volume de água é menor e a água está cristalina. Por ser de fácil acesso, se quiser sossego, evite visitas em feriados e dias de muito calor.

Altura da Cachoeira das Borboletas: Aproximadamente 5 metros

Como chegar na Cachoeira das Borboletas: O acesso fica na estrada São Thomé das Letras – Três Corações, a apenas 2,5 km de São Thomé. Para quem vem de São Tomé, o acesso fica do lado esquerdo da pista. Do acesso, você deve seguir até a Fazenda, onde fica o estacionamento para a cachoeira.

Distância de Belo Horizonte: 300 km

 

10. Cachoeira dos Cristais – Diamantina - MG

Cachoeira dos Cristais – Diamantina - Minas GeraisFoto: Hugo Messina Ribeiro

Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina.

Altura da Cachoeira dos Cristais: 6 metros

Como chegar na Cachoeira dos Cristais: Partindo de Diamantina, você deve seguir em direção ao Parque Estadual do Biribiri, no km 587 da MG – 367. A Cachoeira dos Cristais fica a 6 km da entrada do Parque.

Distância de Belo Horizonte: 315 km

 

11. Cachoeira do Patrocínio Amaro – Ipoema - MG

Cachoeira do Patrocínio Amaro – Ipoema - Minas GeraisFoto: Divulgação

A Cachoeira do Patrocínio Amaro é formada por duas quedas que totalizam 50 metros. Seu poço é raso, mas excelente para banho, com águas cristalinas e cor de caramelo. Localizada a 16 km de Ipoema é de fácil acesso, com infraestrutura de camping, bar e restaurante. Paga-se uma taxa de visitação.

Altura da Cachoeira do Patrocínio Amaro: Duas quedas, totalizando 50 metros

Como chegar na Cachoeira do Patrocínio Amaro: Está localizada na Fazenda Cachoeira Alta, acesso por estrada de terra. No município de Ipoema existem placas indicativas para a fazenda.

Distância de Belo Horizonte: 100 km

  Somos especializados em viagens na Natureza> Conheça os nossos pacotes para o Brasil

 
Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.