5 parques nacionais brasileiros para conhecer antes de morrer
25/04/2016

5 parques nacionais brasileiros para conhecer antes de morrer

Por: Isabela Rios

Praias, chapadas, ilhas, cavernas, cachoeiras, florestas, serras... O Brasil é um país com enorme potencial para o turismo. Os diferentes ecossistemas e a rica vida selvagem fazem do país um paraíso para o ecoturismo.

Como parte do programa de conservação da natureza, o Brasil possui atualmente 71 parques nacionais espalhados por todo seu território. Entre esses, alguns são destaque e possuem características e cenários tão únicos que impressionam até os viajantes mais experientes, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

Conheça cinco parques nacionais que precisam estar na bucket list, ou seja, na lista dos sonhos de quem ama viajar:

Chapada Diamantina

Localizado no centro do estado da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serras conhecida por suas cachoeiras, piscinas naturais, cânions e grutas.

A região é composta por 24 municípios que já são atrações em si, cada um deles próximos de passeios encantadores para quem curte trekking e natureza. Entre os passeios mais populares estão o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça, a Gruta da Pratinha e o Poço Encantado. Mas a lista continua e é tão grande quanto o tempo que você desejar ficar no destino.

Se você quer visitar a Chapada Diamantina, a viagem pode ser planejada em qualquer época do ano. A cidade de Lençóis, porta de entrada para grande parte dos turistas, fica a cerca de cinco horas de carro de Salvador.  A dica é fechar um pacote turístico de pelo menos 5 dias com transporte e passeios inclusos para fazer valer o máximo da estadia.

  Conheça os pacotes do Desviantes para a Chapada Diamantina


Monte Roraima

O Monte Roraima é uma das montanhas mais famosas do Brasil. O monte possui cerca de 2,8 mil metros de altitude e tem o formato de uma mesa que é conhecida pelos indígenas como “tepuis”, que significa “casas dos deuses”.

Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o destino recebe cerca de três mil visitantes todos os anos que exploram a região a pé ou de helicóptero. O trekking geralmente dura três dias até o topo caminhando cerca de 10 quilômetros por dia e passando por rios e caminhos bem estreitos. No fim, o esforço é recompensado com vistas de tirar o fôlego.

A melhor época para viajar ao local é de setembro a maio, quando chove menos. É importante ter bom condicionamento físico para a caminhada e planejar a viagem com bastante antecedência por conta da alta procura.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Monte Roraima

Pantanal

O Pantanal é uma das joias da natureza brasileira. Localizada no Mato Grosso do Sul, a região é constituída por uma área alagada de 250 mil quilômetros quadrados de extensão.

Esse bioma é conhecido por uma fauna muito rica com cerca de 650 espécies de aves, 124 espécies de mamíferos sendo a onça-pintada a mais famosa delas. Além disso, 263 espécies de peixe já foram catalogados e uma infinidade de répteis também moram na região como o jacaré, tão popular entre os turistas.

O jeito mais fácil de explorar o Pantanal é através de pacotes que incluem estadia e passeios nas fazendas pantaneiras. A maior parte das saídas acontece a partir de Corumbá – MT.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Pantanal


Chapada dos Veadeiros

Localizado no centro-oeste do estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado com cachoeiras, paredões de pedras e rios.

O destino é muito popular entre os fãs de caminhada, pois para chegar as atrações é preciso percorrer trilhas de cerca de cinco quilômetros. Mas não desanime, pois quase todas elas te recompensam com um poço de água cristalina no final.

Julho é a época mais popular para visitar o parque. A capital mais próxima do destino é Brasília, de lá até Alto Paraíso de Goiás, uma das cidades mais procuradas para iniciar os passeios, são 230 quilômetros.

  Conheça os pacotes do Desviantes para a Chapada dos Veadeiros


Lençóis Maranhenses

Não existe beleza que possa ser comparada ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Localizado na região nordeste do estado do Maranhão, o destino é formado por quilômetros de dunas brancas e lagoas de água doce.

Os passeios nessa região cênica são feitos em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco.

Uma das cidades que mais recebe os turistas que querem visitar o local é Barreirinhas que fica a 250 quilômetros da capital maranhense. Para entrar na reserva é obrigatório estar acompanhado por um guia.

  Conheça os pacotes do Desviantes para os Lençóis Maranhenses

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.