7 Aventuras e Passeios em Paraty - RJ
29/10/2014

7 Aventuras e Passeios em Paraty - RJ

Paraty é um verdadeiro santuário para os praticantes de atividades ao ar livre e para quem procura um passeio diferente. A cidade está rodeada por Reservas Ecológicas e Parques, contém mais de 60 ilhas, 90 praias, 20 cachoeiras, é cortada por rios com corredeiras e tudo isso dentro de um cenário que guarda marcas do período colonial brasileiro (1530 – 1815). Paraty é uma mistura de aventura e história que atrai a atenção de qualquer Desviante!

Planeje sua viagem de carro ou compre a sua passagem de ônibus, e dê uma olhada nas dicas do Desviantes. Listamos 7 aventuras e passeios em Paraty para você curtir a natureza:

1. Passeio de Caiaque Oceânico em Paraty

Passeio em Paraty Caiaque

O Passeio de Caiaque Oceânico é um dos grandes passeios de Paraty. A cidade está localizada na quarta maior baía do país, a Baía da Ilha Grande, composta por enseadas, penínsulas, pontas e ilhas que impedem a circulação de correntes marítimas e formam uma região de baixa ondulação, ideal para caiaques e outras pequenas embarcações.

Empresas da região oferecem opções para remadores avançados e iniciantes. Roteiros como o passeio pelo Mangue do Jabaquara são indicados para pessoas com pouca experiência em remar. Até o mangue, são 40 minutos remando por toda extensão da praia do Jabaquara, que fica na região central da cidade, e pelo rio de entrada, local cheio de caranguejos e aves.

Para quem tem mais experiência, existem roteiros de 4 ou 6 dias que são uma verdadeira imersão no paraíso das praias desertas da Reserva da Joatinga. As expedições envolvem visitas a cachoeiras e pernoites em praias belíssimas, como as praias do Engenho, Pouso da Cajaíba e Martins de Sá.

Para quem quer aventura, mas está com o tempo apertado, ainda existem rotas com apenas um pernoite, que vão até Paraty Mirim, passando por lugares exóticos como a Ilha das Cotias e Ilha das Almas.

Clique e veja nosso Passeio de Caiaque Oceânico em Paraty

 

2. Mergulho em Paraty

Passeio de Mergulho em Paraty

Foto: Paraty Nautica

As águas protegidas da Baía da Ilha Grande, combinadas com uma visibilidade acima dos 10 metros, fazem de Paraty um dos melhores points de mergulho do litoral brasileiro.

Para os praticantes de mergulho livre ou snorkeling a aventura fica por conta dos costões rochosos que acompanham todo o território da cidade. Alguns passeios de escuna organizam saídas onde a principal atração são as paradas para snorkeling nas praias da Figueira, São Gonçalo e Vermelha.

Para os praticantes de mergulho autônomo, feitos com cilindros, as opções também são variadas. Conheça alguns dos pontos mais famosos:

Ilha dos Ganchos

É uma ilha bem pequena, localizada na saída da Baía de Paraty. A profundidade não ultrapassa os 11 metros. Ouriços-do-mar coloridos, polvos e moréias podem ser observados no mergulho. A ilha é também um bom lugar para o mergulho livre.

Ilha Comprida

É um point de mergulho bem movimentando. A ilha Comprida é um dos principais locais utilizados como mergulho de batismo nos cursos de mergulho de São Paulo e Rio de Janeiro e também tem recebido visitas de escunas de turismo para a prática de snorkeling. Com 10 metros de profundidade, a ilha abriga pequenos badejos, garoupas e muitos sargentos que estão por todos os lados.

Ilha dos Meros

É considerado como um dos melhores locais de mergulho em Paraty. A profundidade atinge os 21 metros na ponta sul da ilha. A vida marinha é muito presente, sendo frequente a presença de peixes como o tricolor, peixes-frades, arraias, tartarugas e grandes cardumes.

3. Trekking em Paraty

Passeio em Paraty Trekking

Se por um lado Paraty agrada aos amantes da água, também não fica para trás quando o assunto é trekking. O território do município engloba parques e áreas de proteção com alguns dos trekkings mais famosos da região Sudeste do Brasil.

No Parque Nacional da Serra da Bocaina, está o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro). A Trilha do Ouro pode ser iniciada nos municípios de São José do Barreiro, Campos Novos de Cunha ou Mambucaba. O caminho mais tradicional é a rota São José do Barreiro – Mambucaba (45 km de distância de Paraty), que leva ao menos 3 dias para ser concluída e passa por belezas naturais como a Cachoeira dos Veados, com 200 metros de queda e o Rio Mambucaba, rio de águas cristalinas.

Passeio em Paraty Cachoeira dos Veados

Entre a APA (Área de Proteção Ambiental) de Cairuçu e a Reserva Ecológica da Joatinga está a famosa trilha da Ponta da Joatinga que leva de 3 a 4 dias para ser realizada, com trechos bem puxados, o que lhe dá a característica de uma trilha difícil. Em sua rota mais famosa, a trilha começa na Praia de Pouso do Cajaíba e termina na Praia do Sono, já próxima da Vila de Trindade.

 

4. Rafting em Paraty

Passeio de Rafting em Paraty

Das águas salgadas e mornas do mar de Paraty para as águas doces e geladas do rio Mambucaba. Para quem quer se refrescar e tirar o sal do corpo, nada como os banhos proporcionados pelo Rafting. O Rio Mambucaba corre pela divisa entre as cidades de Paraty e Angra dos Reis e forma boas corredeiras de classe II e III, ideais para iniciantes que querem sentir as emoções do Rafting. O percurso tem 6 km e duração média de 5 horas, com 13 corredeiras intercaladas por partes calmas. O passeio pode ser moldado para gerar mais ou menos emoção, dependendo do tipo de bote a ser utilizado: KR9, 11 pés e 12,5 pés. O nível de emoção fica por sua conta.

 

5. Passeio de Mountain Bike em Paraty

Passeio em Paraty de Bike

Foto: Paraty Bike Tours

O Mountain Bike é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Não é à toa que o próprio centro de Paraty forma um belo circuito de MTB. A região central da cidade é repleta de ruas estreitas e de calçamento irregular, conhecido como pé-de-moleque. Empresas de turismo montam mini tours de Mountain Bike praticamente por toda a cidade de Paraty.

Outro grande roteiro é a Estrada Real no trecho Cunha – Paraty, formando um trajeto de 24 km, com opção de visitar alambiques, como o Engenho d´Ouro, e cachoeiras, como a famosa Cachoeira do Tobogã, onde os jovens locais costumam praticar o surf na pedra.

Se a ideia é uma trilha mais natural e menos explorada, existem opções para pedalar em trilhas em meio a vegetação da Mata Atlântica. Uma alternativa é a estrada do Rio Pequeno, que fica no KM 561 da BR-101 e revela belezas como o Poço do Rio Pequeno, onde se pode nadar e curtir a natureza.

 

6. Passeio de 4x4

Passeio em Paraty Jeep 4x4

Foto: Paraty Best Travel

Contato com a natureza, aventura e comodidade. O passeio de Jeep em Paraty é uma forma de conhecer as belezas naturais da região sem depender de grande esforço físico, como é o caso das opções de trekking e bike.

Os Jeep tours mais tradicionais saem de Paraty com destino ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. Apesar da comodidade, os passeios não deixam de lado a aventura, alguns trechos são em trilhas estreitas em meio a Mata Atlântica e os motoristas fazem questão de levantar poeira ou barro. O roteiro também envolve visitação de cachoeiras, como a Pedra Branca, considerada a mais bela da região e paradas em alambiques para conhecer o processo de fabricação artesanal da cachaça.

 

7. Passeio para Observação de Aves em Paraty

Passeio em Paraty Birdwatching

Já foram catalogadas 448 espécies de aves em Paraty, sendo que algumas delas, como é o caso do Formigueito da Cabeça Vermelha, são espécies endêmicas, ou seja, só existem nessa região. Esse é um ambiente perfeito para os apreciadores da Observação de Aves (Birdwatching).

Para observar as aves existem duas maneiras. A mais simples é sair por caminhadas na mata, bem cedo, antes das 6 horas da manhã. O Clube de Observadores de Aves de Paraty organiza saídas uma vez por mês, sempre no primeiro sábado do mês. A outra maneira é através do floating pelo Rio Mambucaba. O floating é feito com os mesmos botes de Rafting, porém no trecho sem corredeiras, por isso é possível observar toda a natureza tranquilamente, sem se preocupar em se molhar. Para a Observação de Aves no floating, o melhor horário é bem cedo, 5 horas da manhã, ou no final da tarde às 3 da tarde.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.