7 trilhas para fazer em praias perto de São Paulo
16/10/2017

7 trilhas para fazer em praias perto de São Paulo

Se no inverno as montanhas são o palco das caminhadas, no verão a vez é das praias. Em um país com mais de 7 mil quilômetros de costa, opções não faltam para os amantes de trekking. Conheça 7 trilhas em praias para você que mora em São Paulo.

1. Travessia do Saco das Bananas
Localizada em Ubatuba, essa travessia passa por algumas paisagens ainda relativamente selvagens da região, pois a natureza ao redor das belíssimas praias que esse trecho percorre ainda se encontra intocada e quase deserta, fazendo deste um trekking muito cênico e rústico. A travessia, que, apesar de longa, tendo 17 quilômetros de extensão, é bem demarcada e considerada tranquila (basta gostar de caminhadas), começa na praia da Tabatinga e então passa pelas praias da Figueira, Ponta Aguda, da Lagoa e do Frade (ou Simão), até terminar na praia do Saco das Bananas, um local encantador e perfeito para um banho de mar.



  Gostou dessa trilha? Entre e veja nossa saída para a Travessia do Saco das Bananas


2. Travessia da Ilha Grande
Esse roteiro de trekking, também conhecido como “Volta da Ilha Grande”, é um dos percursos mais cênicos do país, e isso se deve principalmente pelo fato de que essa ilha (que é a maior de todas as ilhas da baía de Angra dos Reis, situada no estado do Rio de Janeiro) abriga uma surpreendente quantidade das praias mais paradisíacas do sudeste brasileiro. A travessia, que dá a volta “360” pela região para que os viajantes possam conhecer as belezas naturais que esse lugar esconde, pode ser um tanto longa e fisicamente exigente, pois tem cerca de cinquenta quilômetros de extensão e envolve descidas e subidas íngremes, mas qualquer esforço será extremamente recompensado com paisagens de tirar o fôlego, como cachoeiras, mangues, restingas, quatro unidades de conservação que ajudam a proteger sua rica diversidade, e, é claro, centenas de praias deslumbrantes.


Foto: Mk30

  Gostou dessa trilha? Entre e veja nossa saída para a Travessia da Ilha Grande

 

3. Trilha das 7 Praias
Semelhante à Travessia do Saco das Bananas, a Trilha das Sete Praias também percorre um trecho cênico de Ubatuba e se tornou, inclusive, um dos maiores atrativos para quem visita essa região e quer conhecer sete das praias mais bonitas que abriga, sendo elas as praias da Lagoinha, Grande Bonete, do Oeste, do Peres, do Bonete, Deserta e do Cedro Sul. O percurso, que conta apenas com dez quilômetros de extensão e é muito bem sinalizado, é considerado fácil e pode ser feito até mesmo por crianças e idosos – somente seu último trecho é um pouco íngreme, mas não apresenta nenhuma grande dificuldade.



  Gostou dessa trilha? Entre e veja nossa saída para a Trilha das 7 Praias


4. Trilha da Praia do Bonete
Localizada em Ilhabela, um dos lugares mais badalados do litoral norte paulista, a Praia do Bonete está entre as dez praias mais bonitas de todo o Brasil, fato que se deve principalmente aos seus 600 metros de extensão de areias brancas e um mar cristalino com grandes ondas, sem contar que abriga a maior comunidade caiçara desse arquipélago inteiro. Nessa trilha de um pouco mais de dez quilômetros, feita em meio a uma exuberante vegetação de mata atlântica e que pode ter um nível de dificuldade entre moderado a difícil por conta das elevações do percurso, você passará por incríveis atrativos naturais, como o Ribeirão do Bonete, que possui águas calmas e canoas coloridas, e pela Cachoeira do Laje, que se parece com um tipo de parque aquático natural, com tobogãs, duchas para massagem, “poltronas” com água refrescante e poços para nadar.



5. Travessia da Ponta da Joatinga
A Ponta da Joatinga se trata de uma península situada em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, e sua travessia liga essa cidade histórica à Vila de Laranjeiras, próxima à Trindade, em um percurso cênico que passa por praias desertas e paradisíacas, montanhas que escondem cachoeiras e por uma vasta área de mata atlântica preservada e protegida por duas unidades de conservação. O trekking possui um pouco mais de vinte quilômetros, é feito em três a quatro dias e tem nível de moderado a difícil, mas todo esforço físico vale muito a pena, pois você será altamente recompensado com uma das travessias mais bonitas do litoral brasileiro que percorre encantos que misturam muita história, cultura e uma natureza ainda quase intocada.

  Gostou dessa trilha? Entre e veja nossa saída para a Travessia da Ponta da Joatinga

6. Trilha do Camburizinho
Um roteiro que passa por algumas das praias mais charmosas da badalada cidade do Guarujá, lugar cobiçado do litoral sul paulista conhecido como “Pérola do Atlântico”, essa trilha é muito curta e fácil de fazer, pois tem menos de quatro quilômetros de extensão, não apresenta nenhuma grande dificuldade e o percurso é bem sinalizado (o início do trilha, inclusive, é pavimentado). O trekking, que percorre paisagens deslumbrantes escondidas em locais mais isolados da região, leva à Praia Preta, à Prainha Branca, à Praia do Camburizinho e também à Cachoeira do Camburi.



7. Trilha da Praia Brava
Situada em São Sebastião, entre Maresias e Boiçucanga, a Praia Brava é considerada um verdadeiro paraíso ecológico da região, pois além de abrigar paisagens naturais de tirar o fôlego (como mirantes, cachoeira e, é claro, essa praia de beleza selvagem), conta também com uma rica biodiversidade onde encontra-se diversas espécies de fauna e flora. A trilha, que mesmo sendo mais rústica ainda é muito bem demarcada, possui aproximadamente quatro quilômetros de extensão e, apesar de curta, tem o nível de dificuldade de fácil a médio apenas pelo fato de ser um pouco íngreme, mas não chega a apresentar dificuldades grandes e a recompensa que se tem ao final é espetacular.


Foto: Vestindo a Alma

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.