9 Cânions Incríveis no Brasil - Itaimbezinho e outros
20/03/2017

9 Cânions Incríveis no Brasil - Itaimbezinho e outros

Cânions são fenômenos impressionantes que se formam pelo decorrer de milhões de anos através de processos erosivos e esculpidos pela ação dos ventos e do constante fluxo das águas de córregos, rios e riachos. Pouca gente sabe, mas o Brasil abriga alguns dos mais belos cânions do planeta. A região de Aparados da Serra, por exemplo, é considerada como o Grand Cânion da América do Sul, tamanha a quantidade e tamanho dos Cânions do local. Conheça aqui os mais incríveis cânions do Brasil.

1. Canyon Itaimbézinho
Um dos maiores cânions do Brasil e da América do Sul, está localizado na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Suas paredes rochosas existem há cerca de 130 milhões de anos, tem uma extensão de quase seis quilômetros, largura de dois quilômetros e altura de mais de 700 metros, de onde cai as águas do rio Perdizes, formando duas imensas e belíssimas cachoeiras, a das Andorinhas e a Véu da Noiva.



   Quer conhecer o Itaimbezinho de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Aparados da Serra


2. Canyon Fortaleza
Esse cânion, situado no Parque Nacional da Serra Geral, que também fica na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (próximo ao Parque Nacional dos Aparados da Serra), é tão grandioso que ganhou esse nome devido ao seu terreno e seus paredões, que lembram as muralhas de um forte medieval. São mais de sete quilômetros de extensão, quase seis quilômetros de comprimento, trinta quilômetros de bordas e a altura máxima de suas escarpas pode chegar até 900 metros.



   Quer conhecer o Fortaleza de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Aparados da Serra


3. Canyon do Xingó
Localizado em Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe, é um dos maiores e mais impressionantes cânions do mundo e é muito fácil de entender o porquê ao vê-lo de perto. Seus paredões rochosos, que se erguem sobre as águas esverdeadas do rio São Francisco, possuem 65 quilômetros de extensão, profundidade de 170 metros e largura que varia entre 50 a 300 metros, e datam há mais de 60 milhões de anos, mostrando vestígios dos primeiros habitantes dessa região, que viveram por lá há mais de oito mil anos atrás.


Foto: Dan - Muita Viagem

4. Canyon das Laranjeiras
Dentro do Parque Nacional de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, há uma propriedade particular chamada Fazenda Santa Cândida onde encontra-se um dos cânions mais bonitos e visitados da região e do Brasil. Com uma altitude de mais de 1.500 metros e profundidade máxima de 500 metros, abriga uma rica vegetação típica das serras e possui também uma curiosa formação rochosa, com paredões escarpados muito próximos uns dos outros.



   Quer conhecer o Laranjeiras de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Serra Catarinense


5. Canyon Malacara
O Malacara possui uma beleza ainda intocada e abriga em seu interior um poço que leva o mesmo nome e algumas cascatas que formam incríveis piscinas naturais, perfeitas para banhos. Tem mais de três quilômetros de extensão e uma profundidade média de 780 metros, e está localizado entre os cânions do Itaimbézinho e Fortaleza, com partes de sua área no Parque Nacional da Serra Geral e outras partes no dos Aparados da Serra.



   Quer conhecer o Malacara de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Aparados da Serra


6. Canyon Guartelá
Localizado no planalto dos Campos Gerais, entre as cidades de Tibagi e Castro, no estado do Paraná, esse cânion é considerado o sexto maior do mundo em extensão, com aproximadamente trinta quilômetros e um desnível máximo de 450 metros. Além disso, é também um dos mais bonitos, pois abriga em seu arredor diversas belezas naturais como corredeiras, vales, formações areníticas, quedas d’água e uma diversificada fauna e flora; para proteger e preservar todas essas riquezas, foi criado dentro do cânion o Parque Estadual do Guartelá.


Foto: Felipe Timmermann

7. Canyon de Capitólio
Conhecido também como Cânion de Furnas ou Cânion do Lago de Furnas, fica situado no pequeno município de mesmo nome, Capitólio, no estado de Minas Gerais, e trata-se de um conjunto de imensos paredões rochosos que se estendem sobre o Lago de Furnas, maior espelho d’água do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados. É possível fazer um passeio de lancha pelo lago para conhecer o cânion mais de perto e se deslumbrar com sua grandiosidade ou então observá-lo de cima a partir do topo do mirante com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.



   Quer conhecer Capitólio de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Capitólio


8. Canyon Sussuapara
O mais bonito e visitado cânion do Jalapão, no estado de Tocantins, possui no seu interior uma cachoeira, cuja queda d’água chega a cinco metros de altura, e uma gruta de mesmo nome. Consiste de uma pequena fenda de cerca de 25 metros de profundidade entre rochas de 70 metros de altura de onde jorram as águas dessa pequena cachoeira, fazendo com que um rio seja formado e também dando um formato diferente e único às suas pedras.



   Quer conhecer o Sussuapara de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para o Jalapão


9. Canyon do Rio Espalhado
Localizado na Chapada Diamantina, no estado da Bahia – mais especificamente no pequeno município de Ibicoara – esse belíssimo cânion de 90 metros de altura e três metros de largura chama muita atenção por três motivos: o primeiro é que abriga entre seus paredões uma piscina natural de águas cristalinas formada pelo Rio Espalhado (também conhecido como Rio Manso); o segundo motivo se deve à sua entrada, que possui rochas formadas por camadas; e o terceiro é que abriga ainda uma das cachoeiras mais belas da região, a do Buracão.



   Quer conhecer o Espalhado de perto? Veja os Pacotes do Desviantes para Chapada Diamantina

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.