10 atrações do Parque Nacional da Serra da Bocaina
09/06/2016

10 atrações do Parque Nacional da Serra da Bocaina

Localizado na divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sudeste do Brasil, a Serra da Bocaina é um parque nacional criado em 1971 com o objetivo de preservar ecossistemas naturais, como sua incrível biodiversidade de flora e fauna. É um dos poucos lugares no país que abriga animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o preguiça-de-coleira, além de 300 espécies de pássaros. Faz parte também da Serra do Mar, sendo que 60% de seu território está situado no Rio de Janeiro e 40% em São Paulo, e, por isso, engloba algumas de suas cidades, como Paraty e Angra dos Reis.

Sua porta de entrada é a pequena cidade de São José do Barreiro, em São Paulo, sendo também a sede principal do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por onde se tem acesso à maioria de seus atrativos. Mas levando em conta que a extensão de sua área total equivale a 104 mil hectares, há uma abundância de coisas para ver, portanto, reunimos as dez melhores atrações que você não pode deixar de conhecer.

1. Trilha do Ouro

Uma das principais atrações do parque, esta trilha é um antigo caminho colonial construído no século XVII para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais. Com cerca de 40km e feita em três dias de caminhada moderada, a travessia percorre o topo da Serra da Bocaina (a 1.540 metros de altitude), em São José do Barreiro, e desce até a vila de Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro. No percurso, pode-se observar as mais famosas cachoeiras da região, suas araucárias e bananeiras tropicais, e ainda lugares históricos, como fazendas centenárias e ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar.

2. Cachoeira dos Veados

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região, possui três quedas d’água que chegam a quase 200 metros, formando poços de até dois metros de profundidade. Situada a aproximadamente 20km da portaria do parque, ela fica no segundo dia de caminhada para quem vem pela Trilha do Ouro. Essa é a maior cachoeira do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Está gostando da Serra da Bocaina? Entre aqui Conheça os pacotes do Desviantes para a Serra da Bocaina

3. Cachoeira Santo Izidro

A 1,5km da portaria do parque, é a primeira cachoeira a ser vista na Trilha do Ouro, após apenas 45 minutos de caminhada. Possui duas quedas, a principal e uma menor ao topo, de 50 metros de altura, oferecendo uma ótima hidromassagem natural, e seu poço é formado pelas águas do rio Mambucaba.

  Conheça o pacote de Viagem do Desviantes que inclui a Cachoeira Santo Isidro


4. Cachoeira das Posses

Também formada pelas águas do rio Mambucaba, sua queda principal é forte e chega até 40 metros de altura, mas como seu poço é composto por rochas, acaba impossibilitando o visitante de tomar banhos. No entanto, há uma queda secundária próxima ao principal que forma um poço de correnteza mais tranquila. Situada a 8km da entrada do parque.

  Conheça o pacote de viagem do Desviantes que inclui a Cachoeira das Posses


5. Pico da Bacia

Conhecida também como Pedra Alta, ou “Guardião da cidade de São José do Barreiro”, possui 2.050 metros de altitude e é o segundo maior cume da região, ficando atrás apenas do Pico do Tira Chapéu. Para chegar até o topo, é necessário fazer uma trilha de 16km (ida e volta), mas vale a pena, pois oferece uma bela vista para as cidades do Vale do Paraíba, como Resende, Itatiaia, Cruzeiro e a Serra da Mantiqueira.

  Conheça mais sobre a caminhada para o Pico da Bacia


6. Mirante do Sobrado

Local onde a Brigada de Incêndios do parque nacional usa como observatório de todo o planalto da Serra da Bocaina. A mais de 1.900 metros de altitude, oferece uma incrível vista dos Campos da Bocaina, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e, em dias muito claros, da Baia de Paraty.

7. Cachoeira do Inácio

É formada por um sequência de duas quedas, uma de oito metros e a outra de cinco, e dois belos poços de águas geladas e verde-esmeralda, ótimos para um mergulho relaxante. São apenas 3km de uma trilha leve a partir do planalto da Serra da Bocaina.

8. Pico do Tira Chapéu

Com 2.088 metros de altitude, é o ponto mais alto da Serra da Bocaina e uma de suas principais atrações. A trilha, que se estende em 9km (ida e volta), não é muito difícil ou longa, apesar de intensa nas subidas, e pode ser feita entre uma e duas horas, dependendo do ritmo da caminhada. Do topo, pode-se ver desde o Vale do Paraíba até as baías de Angra dos Reis e Paraty.

  Conheça mais sobre a caminhada para o Pico do Tira Chapéu


9. Mirante do Príncipe

A mais de 1.900 metros de altitude, é um dos mirantes mais bonitos da região. Do seu topo, pode-se observar os “mares de morros” do Vale do Paraíba, as cidades da região e os contrafortes da Serra da Mantiqueira do outro lado do vale.

  Conheça mais sobre a caminhada para o Mirante do Príncipe


10. Pedra da Macela

A 1.840 metros de altitude, esta atração está localizada na cidade de Cunha, em São Paulo, e pode ser alcançada através de uma trilha leve de 5km (ida e volta) que inicia em acesso por estrada asfaltada. No topo, tem-se uma vista incrível de 360º da Ilha Grande e das baías de Angra dos Reis e Paraty.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.