As Melhores Chapadas do Brasil por Desviantes
19/07/2016

As Melhores Chapadas do Brasil por Desviantes

Em geografia, chapadas são terrenos de superfícies planas situados no alto de serras (altitudes geralmente superiores a 600 metros) e com vegetação rasteira. No Brasil, essas planícies podem ser encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, na grande maioria, são protegidas por um Parque Nacional criado especificamente para a preservação de sua natureza. Além disso, são também destinos muito populares para viajantes que procuram natureza e algumas das mais inacreditáveis paisagens do mundo, com mirantes que revelam vales e cachoeiras de grande porte que escorrem dos seus parredões.

Entre todas as chapadas brasileiras, que apresentam características similares, com cachoeiras, cavernas, paredões de arenito, cânions, lagos cristalinos e muitos outros encantos naturais de tirar o fôlego, nós mostramos as que consideramos serem as cinco melhores chapadas para serem visitadas no Brasil e que estão abertas para visitação de turistas.

Lembre-se, se você quiser saber mais sobre cada Chapada, entre aqui e veja as viagens do Desviantes para as Chapadas

1. Chapada Diamantina

Foto: Mirante do Vale do Cachoeirão

Situada no coração do estado da Bahia, é a maior chapada do Brasil, com área total de 70 mil quilômetros quadrados que abrange 24 municípios baianos. O cenário dessa região é um dos mais deslumbrantes do país inteiro, composto por paredões e desfiladeiros, diversas cachoeiras, poços cristalinos e nada menos que 36 cavernas e grutas, todos protegidos pelo seu Parque Nacional, que abrange uma extensa área de 152 mil hectares. Algumas de suas atrações principais incluem a cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil, com 380 metros de queda; os poços Azul e Encantado, de águas transparentes e tons azulados; e o Morro do Pai Inácio, de 1.120 metros de altitude.


Foto: Lagoa da Pratinha

  Conheça os pacotes de viagem para a Chapada Diamantina do Desviantes


2. Chapada dos Veadeiros

Foto: Cachoeira Santa Barbara - Ion David

Situado no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. É dona de tantas paisagens cênicas e belezas naturais, repleta de nascentes, riachos, cachoeiras, piscinas naturais, matas de cerrado e rochas com mais de um bilhão de anos, que seu parque nacional foi inclusive declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Suas maiores atrações são as diversas trilhas que levam às mais belas cachoeiras, as águas termais e o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas que se parecem com as crateras lunares.


Foto: Vale da Lua - Cecilia Heinen

  Conheça os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros do Desviantes


3. Chapada dos Guimarães

Foto: Vista da Rodovia que corta a Chapada dos Guimarães

Já tendo sido considerado o maior município do mundo, com um território anterior de cerca de 269 mil quilômetros quadrados, hoje a Chapada dos Guimarães dá origem a diversos outros municípios do estado do Mato Grosso. Com tamanha imponência natural, protegida pelo seu parque nacional, a região reúne um número impressionante de atrativos naturais e culturais, com 46 sítios arqueológicos e dois paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 157 quilômetros de paredões de arenito avermelhado (marca registrada da Chapada); entre muitos outros. Suas principais atrações são a cachoeira Véu da Noiva, com 86 metros de queda; o morro de São Jerônimo, o mirante mais alto do parque, com 836 metros de altitude; e a Cidade de Pedra, com imensas formações rochosas que lembram ruínas de uma cidade.


Foto: Paredões da Chapada dos Guimarães

  Conheça os pacotes de viagem para a Chapada dos Guimarães do Desviantes


4. Chapada das Mesas

Foto: Cachoeira de São Romão - Otávio Nogueira

Abrangendo alguns municípios do estado do Maranhão, próxima à divisa com o Tocantins, a Chapada das Mesas não é só rica em belezas naturais como também em espécies de animais em extinção e plantas, em uma mistura de sertão, florestas de buritizais e cerrado. A região ainda abriga cânions, cavernas, cachoeiras com piscinas naturais e seus platôs (paredões de rocha de arenito), que lembram o formato de mesas de pedra, daí a origem do nome da Chapada. Suas atrações mais procuradas são os poços Azul e Encanto Azul, de águas cristalinas, ideais para mergulho, e cercados por paredões de pedras vermelhas; e a Pedra Caída, um santuário com três quedas d’água, sendo a maior delas de 46 metros de altura. Merecidamente uma das selecionadas para o top melhores chapadas do Brasil!


Foto: Poço Encantado - Otávio Nogueira

 
Conheça os pacotes de viagem para a Chapada das Mesas do Desviantes


5. Chapada do Araripe

Foto: Paredões da Chapada do Araripe - João Honorato

Essa é a menos conhecida de todas, mas nem por isso fica atrás em sua beleza e merece nossa menção na lista de melhores chapadas. Situada na divisa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é uma reserva ecológica que reúne sítios paleontológicos, grutas, cânions e uma floresta nacional de 120 milhões de anos, onde já foram encontrados fósseis de dinossauros e peixes. Diferentemente das outras Chapadas, a do Araripe está em uma região semiárida, e com a presença de água em seu entorno, acabou ganhando status de oásis. Seus atrativos incluem o Balneário do Caldas, com cinco fontes naturais de águas quentes; o Geossítio Riacho do Meio, onde é possível avistar sua diversificada fauna e flora; e o Vale do Cariri, onde muitos turistas aproveitam a bela vista panorâmica para assistir ao pôr-do-sol.

Foto: Estrada para o Ponta de Santa Cruz - Viaje na Chapada

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.