Batata recheada na fogueira
05/02/2014

Batata recheada na fogueira

A batata recheada na fogueira é ótima para preparar em acampamentos situados em áreas de fácil acesso ou trilhas curtas. As batatas são alimentos pesados e alguns ingredientes são perecíveis e não devem ficar muito tempo sem refrigeração. Por isso deixe para fazer a receita em acampamentos mais leves onde a ideia é curtir com os amigos.

Colocar e cuidar das batatas no fogo é uma boa atividade para integrar o grupo. Enquanto a batata assa pode ser o momento de formar uma roda em torno da fogueira e jogar conversa fora sobre as aventuras do dia.

Ingredientes

  • Batatas
  • Ovos
  • Queijo (Provolone ou Parmessão)
  • Calabresa
  • Temperos (Orégano, pimenta calabresa, alecrim)
  • Palitos de dente
  • Papel alumínio

Modo de preparo

1.    Corte as batatas ao meio e retire um pouco da massa do  interior de uma das metades. Retire o suficiente para abrir espaço para o recheio.

2.    Bata os ovos, misturando a clara e a gema.

3.    Corte o queijo e a calabresa em pequenos cubos.

4.    Junte os ovos batidos com os pedaços de calabresa e queijo e despeje nas metades de batata que tiveram parte do interior removidos. Adicione tempero e ervas de sua preferência.

5.    Junte as duas metades das batatas e preenda-as lateralmente com os palitos de dente. Este procedimento evita que a batata se abra durante o cozimento ou manuseio.

6.    Envolva as batatas com o papel alumínio. Utilize duas ou três camadas de papel para cobrir e “embrulha-las”.

7.    Coloque as batatas na fogueira. Elas precisam ser posicionadas em cima da brasa  e não diretamente em contato com o fogo. Lembre-se de virar as batatas durante o cozimento para evitar que um dos lados queime.

Tempo de preparo

Aproximadamente 20 minutos. O ovo no interior deverá estar cozido e a batata deverá estar mole. Teste com um garfo, se você não tiver dificuldades em perfurar a batata é sinal de que ela está pronta.

Rendimento

O rendimento depende muito do tamanho das batatas. Duas batatas de tamanho médio deverão ser suficiente para saciar uma pessoa.

Cuidados

Antes de acender a fogueira verifique se o local do seu camping é apropriado para tal. Fogueiras não são permitidas em áreas de preservação ambiental, pois podem ocasionar incêndios de grandes proporções.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.