Camping no Bonete - Ilhabela SP
21/01/2014

Camping no Bonete - Ilhabela SP

Acampar é realmente algo especial. Você entra em contato com a natureza e vive experiências que poucas pessoas irão viver durante a vida. Você está em busca dessas experiências? O Desviantes apresenta a Praia do Bonete.

Escondida em meio a mata do lado Sul da Ilhabela, a Praia do Bonete guarda um dos melhores lugares para acampar na Ilhabela. A praia possuí 600 m de areia fofa e clara e em seu canto esquerdo fica a barra do Ribeirão do Bonete, um típico rio de praia; com águas marrons e tranquilas.

A praia do Bonete abriga a maior comunidade caiçara de toda a ilha. São cerca de 100 famílias que vivem da pesca e do turismo local. As canoas dos moradores colorem a paisagem do canto esquerdo da praia, são tantas cores que dá a impressão de que no local é proibido ter canoas com cores iguais.

Como chegar

O segredo para a tranquilidade na praia do Bonete está exatamente em seu acesso. A praia está localizada entre as montanhas da Ilhabela, em uma área onde não há vias para veículos. Você pode chegar até lá de duas maneiras:

Acesso por Mar:

Opção 1: Tomar um barco na praia do Curral, localizada no bairro de Borrifos no sul da ilha. Este é o acesso por mar mais em conta, por ser o ponto de embarque mais próximo da praia do Bonete. O barco irá contornar a ponta da Sepituba, um visual muito bonito, com grutas e cachoeiras desaguando em pleno mar.

É melhor chegar logo pela manhã, a chance de encontrar um pescador disposto a leva-lo é maior. Caso não tenha nenhum barqueiro na praia, basta conversar com as pessoas que trabalham no local, para se informar de alguém que poderá fazer o serviço.

Opção 2: Tomar um barco no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), área de propriedade da Transpetro/Petrobras, que fica em São Sebastião ao lado do ponto de embarque da balsa para a Ilha Bela. No Tebar há duas opções, canoa ou lancha. O preço varia de barco para barco e também em diferentes épocas do ano.

Opção 3: Tomar um barco no centro de São Sebastião. O embarque é feito em frete à Casa da Esperança. Esse serviço é prestado pela Náutica Nema. O transporte é feito em uma lancha de 15 pés e o tempo de viagem é de 1:20 h.

Você pode agendar o transporte na Náutica Nema através do seguinte contato:

(12) 97812-5634 ou (12) 99333-6804

[email protected]

Acesso por Terra:

O acesso por terra é feito através de trilha. A trilha do Bonete começa na Ponta da Sepituba. Para se chegar até o início da trilha você pode tomar o ônibus com destino a Borrifos, que parte próximo da área de embarque/desembarque da balsa de Ilha Bela. Se estiver de carro, é melhor deixar o carro na cidade e partir para a aventura somente de ônibus, assim você não precisa ter dor de cabeça com a segurança do veículo. Desça no ponto final da linha. Você precisará andar por alguns minutos até realmente chegar à placa que demarca o começo da trilha.

A trilha do Bonete é leve, quando comparada a outros destinos de trekking. Mas a sua extensão, em média 12 km, exige preparo físico e equipamentos adequados, como calçados resistentes e mochilas confortáveis. O tempo de caminhada varia entre 4 e 7 horas, dependendo das paradas e do ritmo. O caminho atravessa duas cachoeiras: Cachoeira da Laje e Cachoeira do Aerado. O caminho é tranquilo, o maior desafio está em atravessar as cachoeiras. Em épocas de bastante chuva o nível de água dos rios sobe bastante e pode exigir maiores cuidados para evitar escorregões e ter seus pertences molhados. Também devido às chuvas a trilha fica bastante úmida e escorregadia e as quedas dos companheiros são bons motivos de risada.

Se você não tem experiência com trekking, o Desviantes pode te levar até lá em uma caminhada guiada com total apoio. Confira aqui o pacote para a trilha do Bonete.

Onde ficar

A sugestão do Desviantes é o acampar neste paraíso. O camping mais tradicional do local é o Camping do Eugênio, que fica aos cuidados da família que mora no mesmo terreno do camping. O lugar é bem sombreado e com chão de areia.

No Bonete você tem a opção de ficar hospedado em pousadas. É uma maneira mais sofisticada de curtir a natureza, algumas delas oferecem acomodações rústicas que colocam o hóspede bem próximo da natureza.

Pousada Canto Bravo

Pousada da Rosa

Pousada Porto Bonete

O que fazer no Bonete

Surf: A praia é famosa pelos tubos e ondas com mais de 10 pés.  A ponta direita da praia é o principal ponto de surf.

Trekking: O próprio acesso ao Bonete é um bom trekking. Além do acesso à praia do Bonete, você também pode visitar as praias de Anchovas e Indaiaúba, ambas acessadas por uma mesma trilha, que parte do Bonete e tem como destino a praia dos Castelhanos.

Snorkeling: Como a maior parte das praia com costões, na praia do Bonete o mergulho livre oferece uma oportunidade de ver espécies de peixes e crustáceos em seu habitat natural. Pratique a atividade com cautela, o mar do Bonete costuma ser um tanto agitado.

Relaxe: A praia tem uma energia muito forte. Durante a noite você tem a sensação se estar em uma ilha isolada com a companhia de algumas poucas pessoas. A iluminação escassa na praia resulta em um excelente lugar para observar estrelas. Perca um tempo observando o céu.

Passeio de barco: O barco é a melhor forma de deixar a praia do Bonete. No dia antes da saída, acerte com algum dos barqueiros o horário e o preço do transporte. Os barcos são canoas com um motor de polpa, que oferecem muita aventura. Prepare-se para levar muita água na cara durante o trajeto, é um passeio emocionante se o mar estiver agitado.

Comércio

A praia possuí uma estrutura mínima de comércio. Um quiosque que serve bebidas e porções, inclusive um bom lugar para se refrescar, caso tenha optado pela trilha; uma mercearia com alguns produtos básicos; um restaurante com comida caiçara. Você também pode contar com as casas das famílias que em época de temporada servem almoço a um preço razoável.

Não se preocupe em levar muito alimento para o Bonete. Leve somente o necessário para fazer um jantar especial na praia, como por exemplo uma batata recheada na fogueira. É importante ter a consciência de colaborar com o turismo local e experimentar o que os moradores têm a oferecer.

ica Desviantes 

Os barcos para ir e mesmo para voltar da praia do Bonete só navegam em boas condições climáticas. Portanto, se o mar estiver “mexido”, prepare-se para aguardar por mais um dia ou por seguir caminho via trilha. As embarcações que fazem o trajeto do Bonete são pequenas e não se arriscam quando o mar não está seguro.

Como em todo belo lugar de praia, os borrachudos estão por toda a região do Bonete. Se você for alérgico a picadas, recomendamos incluir repelente na bagagem.

Galeria

Conheça as Viagens do Desviantes para Ilhabela

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.