A Chapada das Mesas e a melhor época para ir
28/10/2020

A Chapada das Mesas e a melhor época para ir

Localizada no Maranhão, com divisa no Tocantins, a Chapada das Mesas é um importante parque nacional que abriga paisagens naturais tão impressionantes que fazem essa chapada se destacar de todas as outras do Brasil – primeiramente, possui um cenário formado por imponentes e curiosas formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas (daí a origem de seu nome); e, além disso, essa região é ainda uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, é capaz de preservar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora.



Se você tem vontade de conhecer todos os belíssimos atrativos dessa região e quer saber quando ir para a Chapada das Mesas, nós reunimos algumas informações importantes para lhe ajudar a planejar sua viagem. Mas antes de qualquer coisa, devemos sempre lembrar que não há uma época melhor ou pior para ir a esse incrível destino – tudo dependerá de quais passeios você prefere fazer.

Isso se deve ao fato de que o clima nessa região é geralmente estável, pois as temperaturas permanecem altas durante o ano inteiro, variando entre 25ºC a 35ºC. Um fato bastante curioso é que, diferente da região sul e sudeste do Brasil, as temperaturas mais elevadas ocorrem durante o inverno (junho a setembro) – e o verão é o período de temperaturas mais amenas. Outro fato interessante é que durante o mês de Março, as chuvas são bem frequentes e intensas, até mais intensas do que na cidade de São Paulo! Mas para quem não gosta de calor, é nesse período chuvoso que se encontrará um clima mais confortável.


Fonte: Climatempo

Período de chuvas

Além de temperaturas mais amenas, o período chuvoso (Dezembro a Abril) é o melhor para quem quer ver as cachoeiras da Chapada das Mesas com bastante volume de águas – são elas, afinal, que são sua maior atração, e quase todos os passeios por lá giram em torno delas. Durante os meses do verão, as chuvas fazem com que os poços naturais e rios fiquem muito mais caudalosos e ótimos para fotos, como é o caso da Cachoeira da Prata que dá um espetáculo.


Cachoeira da Prata na época das chuvas

Período de seca

Apesar das temperaturas mais elevadas, no período da seca o volume das águas das cachoeiras diminuem deixando-as mais tranparentes e, inclusive, com uma coloração belíssima, como ocorre nos casos do Poço Azul e Encanto Azul, duas lindas piscinas naturais de águas extremamente cristalinas e mornas (ótimas para banhos e mergulhos). Além das cachoeiras, os outros atrativos e passeios da Chapada das Mesas se resumem às suas formações rochosas em formato de mesas, que criam um lindo cenário para caminhadas e para o mountain bike. Para ambas atividades, a época da seca, que ocorre nos meses de Maio a Setembro, é a mais ideal, pois, sem as chuvas, as trilhas usadas para praticar o trekking e o mountain bike ficam em melhores estados.


Poço Azul / Encanto Azul


Mountain bike na Chapada das Mesas

A Cachoeira São Romão é outro atrativo que fica muito bonito nos meses de seca. Apesar de ficar menos caudalosa, seu poço natural fica com águas perfeitas para se banhar e mergulhar entre os peixinhos.


Águas da Cachoeira São Romão na seca - Foto: Otavio Nogueira

Quer conhecer essas maravilhas que o Maranhão tem pra oferecer? Clique aqui e confira os Pacotes Desviantes pra Chapada das Mesas

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.