O Réveillon nas Chapadas do Brasil
20/09/2016

O Réveillon nas Chapadas do Brasil

Foto de Capa: André Ribeiro

O réveillon é uma data muito esperada e planejada por todos os brasileiros, e, geralmente, os destinos de escolha para as viagens de fim do ano são as praias. No entanto, com tantos tipos diferentes de belezas e atrações que nosso país tem a oferecer, não vale a pena sempre ficar na mesmice. Para quem procura um pouco de aventura e contato direto com a natureza em uma viagem única que inclui alguns dos lugares mais exuberantes do mundo, passar o réveillon nas chapadas brasileiras pode ser uma excelente ideia. Para você saber qual delas melhor se adapta à sua personalidade e para onde deve ir, nós selecionamos as principais chapadas para você ir nas suas próximas férias do ano novo.

1. Réveillon na Chapada Diamantina
Passar o ano novo na maior e provavelmente mais bela de todas as chapadas do Brasil é uma garantia que será o melhor da sua vida. Quase nenhuma região do nosso país consegue abrigar tamanha exuberância quanto desse parque nacional, que abrange 24 municípios da Bahia em sua extensa área de cerca de 70 mil quilômetros quadrados e conta ainda com um cenário de tirar o fôlego de qualquer um, composto por mais de trinta cavernas e grutas, paredões e desfiladeiros, inúmeras cachoeiras, poços cristalinos, cânions, rios, entre muitas outras atrações naturais. Aproveite sua viagem para conhecer os principais atrativos da Chapada, como a Cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil; mergulhar nos poço Azul; e fazer a trilha do Morro do Pai Inácio, de 1.120 metros de altitude.



Já para a virada do ano, você poderá encontrar os principais eventos no município de Lençóis. A população local e milhares de turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo se reúnem nos bares de rua com um ambiente descontraído, mas a concentração fica na Praça Horácio de Matos para curtir shows gratuitos de bandas e DJs (a programação deve estar disponível na página do Facebook da Prefeitura Municipal de Lençóis). Outras cidades também populares entre os viajantes para celebrar o revéillon na Chapada e que oferecem shows gratuitos são Andaraí e o Vale do Capão, no município de Palmeiras.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Réveillon na Chapada Diamantina




2. Réveillon na Chapada dos Veadeiros
Para um final de ano repleto de belíssimas paisagens naturais e de uma incrível energia mística, não terá melhor destino do que esse. A região não só abriga diversas nascentes, cachoeiras, rios, piscinas naturais, formações rochosas de mais de um bilhão de anos e riquíssimas fauna e flora, como também vários cristais de quartzo e pinturas rupestres que fizeram dela uma forte fonte de fortificação e curas espirituais, onde turistas podem fazer meditação e tratamentos com massagens terapêuticas e saunas sagradas. Alguns de seus principais atrativos incluem suas inúmeras cachoeiras, como a Santa Bárbara, Almécegas e Saltos do Rio Preto, entre muitas outras; a trilha até o Mirante da Janela, cartão-postal da Chapada; e o Vale da Lua, um conjunto de rochas que se parecem com crateras lunares (daí a origem do nome).



A maioria dos shows e festas da virada do ano na Chapada dos Veadeiros são feitos nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e de São Jorge, pois são os mais populares e possuem maior concentração de restaurantes, hotéis e pousadas. O revéillon no restaurante Jambalaya, por exemplo, é muito procurado e inclui ceia e show ao vivo, mas muitas das pousadas também organizam festas com buffet e música e há também os shows gratuitos na Praça do Bambu. Para quem preferir curtir um ano novo místico, o Paraíso dos Pândavas é um retiro com ioga, meditação mântrica, passeios na natureza e banhos de cachoeira.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Réveillon na Chapada dos Veadeiros



Foto: Bernardo Guerreiro

3. Réveillon na Chapada dos Guimarães
O município da Chapada dos Guimarães já foi considerado o maior do mundo e é hoje a porta de entrada para o parque nacional de mesmo nome, com mais de 30 mil hectares, portanto, abriga as mais diversas atrações e não lhe faltará atividades para fazer e incríveis paisagens para conhecer durante a sua viagem de fim de ano. São quase 50 sítios arqueológicos e paleontológicos, cerca de 60 nascentes, mais de 480 cachoeiras, 157 quilômetros de paredões de arenito avermelhado (símbolo da Chapada), diversas trilhas ecológicas, mirantes, piscinas naturais, etc. O grande atrativo da região é o Circuito das Cachoeiras, uma trilha que passa por suas sete belas cachoeiras, mas existem ainda outros percursos que levam a muitos mais lugares, sendo alguns cartões-postais da Chapada, como a Cidade de Pedra, o Morro de São Jerônimo e as deslumbrantes cavernas Lagoa Azul, Aroe Jari e Kiogo Brado.


Foto: Matheus Hidalgo

As duas grandes atrações para a festa de ano novo na Chapada dos Guimarães são a festa gratuita com shows e queima de fogos na Praça Dom Wunibaldo, a principal da cidade, e o “Réveillon da Bia”, que ocorre na Lagoa das Conchas e reúne diversos artistas, bandas e DJs com buffet e open bar.

  Conheça os pacotes do Desviantes para a Chapada dos Guimarães




4. Réveillon na Chapada das Mesas
A região da Chapada das Mesas é uma das mais impressionantes, pois além de abrigar incontáveis belezas naturais, esconde ainda os cerrados mais preservados do Brasil e espécies de animais em extinção que você poderá observar durante seus passeios, garantindo-lhe sua viagem repleta de experiências únicas e inesquecíveis. Você terá também a oportunidade de conhecer cânions, cavernas e cachoeiras com piscinas naturais e seus platôs (paredões de rocha de arenito formados há mais de 60 milhões de anos atrás), que lembram o formato de mesas de pedra, daí a origem do nome da Chapada. Entre seus principais atrativos estão o Santuário da Pedra Caída, conjunto de três quedas d’água; o Portal da Chapada, formação rochosa que lembra uma “pedra furada” e serve como mirante natural; o Encanto Azul, poço de águas cristalinas; e a Cachoeira do Itapecuru, com duas quedas de grande volume d’água que forma pequenas praias e ilhas naturais.


Foto: Otávio Nogueira

Para a virada do ano, você poderá curtir os shows gratuitos de artistas e bandas e também as queimas de fogos nas praças públicas dos municípios de Carolina e Riachão. Além disso, há a opção de comprar pacotes de réveillon que ocorrem nos hotéis e resorts, no município de Carolina, que incluem ceia, show pirotécnico e outras atrações.

  Conheça os pacotes do Desviantes para a Chapada das Mesas



Foto: Otávio Nogueira

Caso queira mais informações sobre as Chapadas, veja essa publicação do Desviantes sobre as melhores Chapadas do Brasil.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.