Conheça Itararé – A Chapada Paulista
03/11/2020

Conheça Itararé – A Chapada Paulista

O Brasil está cheio de chapadas que apresentam paisagens similares e igualmente encantadoras – cânions, cachoeiras, cavernas, paredões rochosos, clima ameno e agradável, entre diversas outras belezas naturais de tirar o fôlego, e, apesar da grande maioria delas estarem situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, existe um local que vem crescendo e ganhando muito destaque como a “Chapada paulista”.


Cachoeira dos Veadinhos

Essa é a pequena região que abrange Itararé e Sengés (a cerca de 300 quilômetros da cidade de São Paulo), mas que acabou ficando turisticamente conhecida apenas como Itararé. Apesar de estar situada no estado paulista, esse charmoso destino possui um cenário completamente diferenciado da maioria de suas outras cidades, pois conta com uma abundância impressionante de natureza, como os imponentes cânions, belos poços cristalinos, altas cachoeiras, incríveis grutas e mirantes que descortinam vistas panorâmicas de toda a área que mostram o porquê do ecoturismo ter crescido tanto por lá.

Para conhecer bem essa região, há algumas atrações imperdíveis que não podem de maneira alguma ficar de fora da lista. Começando pelas várias belíssimas cachoeiras, como a do Lajeado Grande, que tem queda de 45 metros de altura e forma um poço natural perfeito para banhos; a do Corisco, uma imensa cachoeira de mais de cem metros de altura em meio a um cânion e um poço espetacular (o Poço Encantado); e ainda cinco outras quedas que fazem parte da “Trilha das Cachoeiras”, um percurso de aproximadamente quinze quilômetros (ida e volta) que inclui as cachoeiras da Cabeceira, dos Veadinhos, dos Bugres, do Lajeadão e do Poço Fundo.


Cachoeira do Corisco


Poço Encantado

Falando em trilhas, Itararé possui diversos outros trajetos de trekking para fãs desse tipo de atividades de aventura, como a Trilha do Segredo, com aproximadamente 25 quilômetros (ida e volta), que lhe mostrará bem de perto a rica fauna e flora da região, além de paisagens exuberantes do Vale do Corisco, desde sua cachoeira até seus imensos paredões de arenito formados pelas águas do Rio Itararé; a Trilha Lumber, um passeio feito com veículos 4x4 para explorar a abundância de mata atlântica que existe nessa cidade, onde você encontrará lindas vistas do Cânion Pirituba e da Cachoeira da Invernada; e a Trilha do Caracol, trajeto mais tranquilo de sete quilômetros que passa por grutas, riachos e leva ainda até o impressionante Cânion de Quartelá, com seus paredões de arenito onde é possível praticar rapel e escaladas.


Cachoeira da Invernada - Foto: Hotel Paraíso

Além disso, há outro cânion em Itararé que ganhou muita fama e é simplesmente parada obrigatória para quem está na cidade – o Cânion do Jaguaricatú, cujos paredões de arenito podem alcançar até 200 metros de altura e são emoldurados por quilômetros e quilômetros de natureza muito bem preservada. Inclusive, se trata do oitavo maior cânion do mundo em extensão de área verde!


Cânion do Jaguaricatú - Foto: Turistando pelo Paraná

Finalmente, existem também diversas outras opções de passeios e atrativos, como o Rio Verde, que forma algumas das mais incríveis praias fluviais, piscinas naturais e corredeiras onde é possível mergulhar e fazer boia-cross; e tem ainda o Parque Ecológico da Barreira, que abriga as grutas da Santa e das Andorinhas e de onde muitos dos moradores locais escolhem para assistir a um belo pôr-do-sol.


Gruta da Santa

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.