Mambaí - Novo destino para os amantes de aventura
07/02/2017

Mambaí - Novo destino para os amantes de aventura

Localizado ao extremo nordeste do estado de Goiás, na divisa com a Bahia, está um município ainda muito pequeno, com menos de oito mil habitantes, que vem despontando cada vez mais como o mais novo polo do ecoturismo e turismo de aventura por ser lar de inúmeros tesouros e riquezas naturais. Mambaí, como é chamado, ainda é um destino muito pouco conhecido pela maioria dos turistas e, por isso, é considerado um paraíso escondido em uma região privilegiada que abriga mais de 200 cavernas, diversas cachoeiras e piscinas naturais, trilhas ecológicas, lagos, cânions, entre tantos outras belezas da natureza que colocaram esse lugar no mapa, principalmente entre os aventureiros.

Com uma quantidade surpreendente de atrações, algumas que mais se destacam incluem: a Cachoeira do Funil, a Caverna Lapa do Penhasco, a Trilha Itaguassú, a Cachoeira Poço Azul e a tirolesa que sobrevoa um cânion.

A Cachoeira do Funil está a aproximadamente cinco quilômetros do centro de Mambaí (a estrada que leva até lá é asfaltada e bem conservada) e só é possível chegar até sua queda d’água através de uma trilha de um quilômetro que, que é muito tranquila e bem estruturada. Durante esse percurso, há também uma opção de passar por dentro de uma caverna para que o turista possa observar a cachoeira de um ângulo diferente e incrível, para isso é preciso atravessar opoção da cachoeira e usar uma lanterna para iluminar o caminho. A Cachoeira do Funil é um excelente ponto para praticar atividades como o rapel e o pêndulo (onde você se ancora à uma corda e salta para balançar de um lado ao outro).


Foto: Ion David

Já a Cachoeira do Poço Azul é, sem dúvidas, uma das atrações mais exuberantes da região. Sua extrema beleza se deve ao seu conjunto de três piscinas naturais cujas águas cristalinas tem tons incrivelmente profundos que variam do azul ao verde e são formadas pelo córrego Barreiro, fazendo dela um dos melhores pontos para banhos refrescantes e flutuação. Está localizada a 23 quilômetros de Mambaí – vinte quilômetros são percorridos de carro e o restante é feito a pé em uma trilha um tanto íngreme, mas muito bonita e cênica, que margeia o rio Vermelho e escarpas de cânions e paredões rochosos em meio à vegetação de mata ciliar.


Foto: Ion David

A caverna Lapa do Penhasco está situada um pouco mais de quinze quilômetros de Mambaí, no município vizinho chamado Buritinópolis, e possui acesso muito fácil através de carro; já a partir do estacionamento, basta uma curta caminhada de cerca de 300 metros para chegar à sua entrada. São quase dois quilômetros de extensão, onde o visitante irá passar pela belíssima boca da gruta, adentrar esse incrível lugar e admirar todas suas belezas, como as escarpas de 80 metros de altura, muitas formações rochosas curiosas e fascinantes que decoram seus largos salões naturais, e, em alguns trechos, terá ainda que caminhar dentro da água.


Foto: Cerrado Aventura

A trilha Itaguassú é um dos principais passeios de Mambaí, pois é como se fosse um “resumo” das atrações da região e, por isso, se tornou muito popular principalmente entre turistas que querem conhecer a cidade por completo. São cerca de três quilômetros e meio de uma trilha de dificuldade média passando em meio a quatro tipos diferentes de vegetação (mata galeria, mata seca, vereda e mata calcária) e por exuberantes paisagens, como cavernas, cânions, vales fósseis, labirintos rochosos, campo de rochas calcárias, duas das mais importantes hidrologias do município (os rios Vermelho e das Pedras), nascentes d’água, entre várias outras. Itaguassú está situada a um pouco mais de um quilômetro de Mambaí.


Foto: Cerrado Aventura

Finalmente, a famosa tirolesa é uma das atividades mais populares para se praticar em Mambaí, pois é uma das mais altas de todo o Brasil, com mais de cem metros de altura e 300 metros de extensão, que sobrevoa o cânion do Córrego das Dores. É muito fácil de ser praticado e não exige nenhum tipo de experiência prévia ou de esforço físico, mas não deixa de ser extremamente emocionante e cênico, sendo possível admirar, do alto, todo esse deslumbrante cenário que faz parte da região. O local da tirolesa está situado próximo à caverna Lapa do Penhasco, em Buritinópolis, sendo acessível através de carro em estrada asfaltada por quase todo o caminho e tendo que completar apenas os últimos 400 metros com uma caminhada muito tranquila.



Mambaí está situado a 300 quilômetros da capital Brasília e a 500 quilômetros de Goiânia. Brasília é a principal porta de entrada para a viagem. Nossas viagens para Mambaí partem de Brasília, cidade que recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.