Como viajar sozinha? Dicas para planejar viagem solo
03/11/2020

Como viajar sozinha? Dicas para planejar viagem solo

É verdade que muitas pessoas, principalmente as mulheres, deixam de viajar quando não tem companhia, mas este fator não deveria ser motivo para deixar de fazer uma viagem que você sempre teve vontade ou que pode vir a ser uma experiência inesquecível. No entanto, como sabemos que este é infelizmente ainda um caso que ocorre com frequência, nós do Desviantes resolvemos fazer um post especialmente para que os nossos clientes que evitam de viajar sozinhos percam esse medo e se joguem nas muitas aventuras que os esperam pelo Brasil!

1. Escolha do destino

O principal medo das pessoas que não gostam de viajar sozinhas é a preocupação com a própria segurança durante a viagem, mas uma simples solução para esse problema é a escolha do destino e muitas pesquisas a respeito dele. Por exemplo, procure saber se o lugar que você pretende ir possui uma boa infraestrutura turística e programações culturais e de lazer para que você se ocupe na maior parte do tempo com muitos passeios e atividades. Outro ponto bastante importante para pesquisar é se a cidade é pequena ou grande, pois, em uma cidade menor, há mais chances de ser também mais segura.



2. Escolha da hospedagem

Esse ponto é essencial principalmente para quem não deseja passar a viagem inteira sem companhia, pois viajar sozinho não significa automaticamente estar sempre à sós – inclusive, uma viagem solo é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer amizades. Por exemplo, opte por se hospedar em hostels (ou albergues), que são os tipos de acomodações perfeitas para quem viaja sozinho e quer se unir a outros viajantes que fazem o mesmo; além disso, você pode tanto pegar um quarto só para você ou compartilhar com outras pessoas para fazer amizades mais rapidamente. Mas se esse não é o seu estilo de hospedagem e você ainda assim não quer ficar sozinho durante a viagem, aconselhamos viajar com agência de turismo, desta forma, você pode ficar em hotéis ou pousadas, mas sempre terá companhia para fazer passeios com seu grupo e ainda poderá ganhar novos amigos.



3. Escolha de bagagem

Independentemente se sua viagem será um mochilão ou não, o importante mesmo é sempre escolher um tipo de bagagem que seja fácil de carregar e caiba todas as suas necessidades sem que fique muito pesado, pois lembre-se que é bem possível que você tenha que enfrentar alguns (mesmo que poucos) quilômetros caminhando, ou então escadas e transportes públicos, portanto, certifique-se que sua mala está com um peso que você conseguirá carregar sem problemas ou dores nas costas.



4. Escolha de onde comer e sair

Outra maneira bem legal de conhecer novas pessoas em uma viagem solo é escolher locais populares para comer ou sair se distrair, seja em um restaurante, bar, café ou qualquer lugar onde os moradores da região frequentam, assim, você poderá conhecer um pouco da cultura, gostos, gastronomia e tradição do destino e, é claro, fazer amizades com os locais.

5. Escolha de como fazer os passeios

Neste caso, por mais que você tenha feito muitas pesquisas sobre o destino de escolha, suas atrações e a melhor forma de se locomover por lá, nós ainda aconselhamos que você faça os passeios com uma agência ou grupo de turismo que incluem guias e tours, pois além da facilidade para chegar a cada atrativo – assim, você não deixará de conhecer nada imperdível –, você também poderá aprender um pouco sobre a cultura e história da cidade e, é claro, sempre terá companhia durante os passeios e atividades.



6. Equipamentos para tirar fotos

Cada um tem uma forma de preferência para tirar fotos durante as viagens, seja com o celular ou câmeras. No entanto, se você não quer ficar sempre pedindo para outras pessoas tirarem suas fotos e depender de outros para capturar aquela imagem que você estava esperando, nós aconselhamos que você leve consigo alguns equipamentos para facilitar – e, desta maneira, pode passar quanto tempo quiser tirando fotos até conseguir aquele click perfeito! Por exemplo, invista no famoso “pau de selfie” se você usa celular para as fotos, pois ele pode lhe ajudar a garantir excelentes imagens panorâmicas; já para outros tipos de câmeras (principalmente as profissionais ou semiprofissionais), leve um mini tripé.



Para quem ficou com vontade de fazer uma viagem solo, mas ainda está indeciso sobre o destino, algumas ótimas dicas que podemos oferecer de cidades e regiões seguras para você se aventurar sem preocupação são: Extrema (MG), Cunha (SP), Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA), Chapada das Mesas (MA), Lençóis Maranhenses (MA), Serra da Canastra (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Capitólio (MG), Pedra Bela (SP), Parque Itatiaia (RJ), Fernando de Noronha (PE), Boituva (SP), entre muitos outros.

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.