Aventuras com acessibilidade em Socorro
18/09/2014

Aventuras com acessibilidade em Socorro

Publieditorial e Produção: Roteiro de Turismo

Entre as grandes denominações de cidades do interior paulista está a “Cidade Aventura”, em Socorro. É conhecida desta forma por ser uma das principais referências em turismo de aventura, além de chamar a atenção dos visitantes pelas suas belezas naturais e fontes de águas com propriedades terapêuticas.

Diariamente, a cidade inova quando o assunto são os tipos de aventura, mas, o que muitos não sabem, é que Socorro também realiza o que alguns locais nem ao menos pensam – na aventura adaptada. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida buscam a cada dia que passa mais e mais liberdade, e a cidade é prova de que é possível que todos tenham qualidade de vida e ao mesmo tempo diversão, inclusive nas atividades radicais. O Guia Roteiro de Turismo conta um pouco mais sobre a "Cidade Aventura".

Rafting Acessivel Socorro SP

Foto: Turismo Adaptado

A cidade oferece infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados em ajudar o público especial, sendo que a ideia surgiu inicialmente a partir do projeto Aventureiros Especiais, desenvolvido pela ONG Aventura Especial, em conjunto com o Ministério do Turismo, e hoje despertou o interesse para outros projetos começarem.

Três exemplos de locais adaptados na região são o Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho. O primeiro, localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, oferece 14 atividades que podem ser realizadas, dependendo da deficiência da pessoa. Sinalizações ficam em volta do Parque dos Sonhos, e banners indicam quais pessoas estão aptas a praticar cada atividade, além de destacar seu grau de dificuldade.

Aventura Especial Socorro SP

Foto: Brasil Turista

Como exemplo está o rafting, que todos podem fazer. Os deficientes visuais também realizam todas as atividades, mas o parque oferece adaptações para outras deficiências. A Tirolesa do Pânico é uma boa para quem quer sentir a adrenalina de perto, com os 160 metros de altura e 1 km de extensão. Além dessa, muitas outras atividades estão disponíveis nos parques, como trilha, arvorismo, bóia-cross, canoagem, cavalgada, rapel, escalada, e até mesmo passeios de motos e quadriciclos e pulos de asa delta e parapente.

Socorro já é reconhecido pelo Estado de São Paulo e também internacionalmente pelo turismo de aventura especial, e a esperança é de que os projetos sirvam de exemplo para outras cidades ampliarem seu espaço mais acessível, tornando comum a participação de todos, seja qual for a modalidade, seja qual for a atividade. para maiores informações sobre restaurantes, parques de aventura e pousadas em Socorro acesse: https://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/socorro/

 

ica Desviantes:

Socorro é um cidade cheia de aventura. Conheça todas as opções

Atividades em Socorro SP  Confira aqui todas as atividades de Socorro no Desviantes

hospedagem  Saiba onde se hospedar em Socorro aqui.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.