Onde fica e como chegar a Fernando de Noronha - Dicas
07/11/2017

Onde fica e como chegar a Fernando de Noronha - Dicas

Foto da Capa: Roberto Garrido

Onde fica Fernando de Noronha
Fernando de Noronha fica no estado de Pernambuco, e já é muito bem conhecido como um dos lugares mais paradisíacos e exóticos de todo território brasileiro – esse arquipélago, composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, reúne em uma pequena área de apenas 17 quilômetros quadrados uma abundância de paisagens naturais de tirar o fôlego, como algumas das praias mais belas do Brasil, que contam com mares de águas cristalinas e tons profundamente azulados e esverdeados, areias fofas e douradas, e uma das mais ricas vidas marinhas existentes no país. Realmente trata-se de um verdadeiro paraíso – não é à toa que, além de ser conhecido como o Caribe brasileiro, é considerado ainda um patrimônio mundial natural pela Unesco.

  Quer conhecer Fernando de Noronha? Clique e conheça os roteiros do Desviantes em Fernando de Noronha


Cartão de Visitante e Taxas
Justamente por se tratar de um lugar cheio de riquezas e tesouros da natureza que merecem (e são) muito bem protegidos e preservados, é importante lembrar que, para visitar Fernando de Noronha, é obrigatório pagar uma taxa de preservação ambiental para cada dia que você ficar por lá e que vale como uma espécie de cartão de visitante. Sem este cartão, você não conseguirá entrar na ilha e muito menos permanecer lá, portanto, certifique-se de checar com antecedência no site oficial do governo de Pernambuco o valor total para a duração de sua viagem e de preencher o formulário de pagamento.


Cartão de Visitante - Foto: Dando um Pause

Como chegar em Fernando de Noronha
Outra informação importante que você deve saber antes de fechar sua viagem para Fernando de Noronha, principalmente dependendo de onde no país você está, é de como ir até a ilha. É claro que a maneira mais fácil e rápida é de avião, até mesmo se você estiver saindo de lugares próximos como Recife, a capital de Pernambuco, já que não existe mais a opção de cruzeiros marítimos, mas caso você esteja vindo de um estado mais distante (ou de outro país), o único jeito é pegar um voo de onde está e ir até Recife ou Natal e, então, a partir de um desses dois lugares, conseguir outro voo para Fernando de Noronha.


Vista da Ilha do avião - Foto: Planet Den

Todos os voos do aeroporto de Fernando de Noronha chegam e saem exclusivamente de uma dessas duas cidades, portanto, não há outra maneira de chegar até ilha além de através de Recife ou Natal. No entanto, a boa notícia é que existem voos diários, basta escolher de qual desses destinos fica mais fácil de você sair – partindo de Recife, o voos diários são operados pelas companhias aéreas Azul e Gol e podem durar cerca de uma hora; já a partir de Natal, os voos diários são da Azul e tem duração de até uma hora e vinte minutos.


Voo de Recife


Voo de Natal

Passeios imperdíveis na ilha
Vale a pena ressaltar que, para quem deseja conhecer esse exuberante arquipélago e fazer seus principais passeios, o Ilhatour é simplesmente imperdível, pois passa pelas praias mais famosas, fazendo paradas para mergulhar nas águas mornas e claras e observar sua riquíssima fauna e flora, e ainda termina o dia em um dos pontos mais incríveis da região, as ruínas do Forte do Boldró, para assistir ao pôr-do-sol. Outro passeio imperdível é também o de barco, que percorre todo o mar de dentro, passando não só por mais praias de beleza espetacular como por alguns dos locais mais bonitos e cobiçados da ilha, como a Baía dos Golfinhos (onde você poderá observar os animais que deram nome a esse lugar) e a Baía do Sancho (onde você poderá praticar mergulho livre em suas águas cristalinas e entre bancos de corais).


Passeio Ilhatour


Passeio de barco

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.