Melhores lugares na natureza para viajar no réveillon
22/11/2016

Melhores lugares na natureza para viajar no réveillon

As praias são os principais destinos escolhidos pelo brasileiros para relaxar e curtir as férias de fim de ano, mas a superlotação que se encontra por lá nessa época é tão grande que, às vezes, relaxar é a última coisa que acabamos fazendo. Para quem realmente procura por um lugar onde será possível descansar da nossa vida crotineira, por que não fazer uma viagem especial e diferente de onde você poderá sair com energia renovada? Nós reunimos alguns dos destinos mais bonitos em meio à muita natureza e tranquilidade para que você possa se inspirar e ter um réveillon inesquecível e único.

1. Serra da Canastra
Para quem está afim de curtir um fim de ano com muita tranquilidade e natureza, e de quebra ainda conhecer as belíssimas paisagens, cultura, história e tradições mineiras, não tem erro – essa será, sem dúvidas, sua melhor aposta. A Serra da Canastra é um dos mais importantes parques brasileiros, pois abriga a nascente histórica do rio São Francisco, mas existem centenas de outros atrativos para conhecer, já que conta com uma área de mais de 200 mil hectares, como suas diversas cachoeiras e piscinas naturais, mirantes, grutas, lojas de artesanato e fazendas que vendem o queijo da Canastra, seu produto mais típico e famoso, considerado até mesmo patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN. Já para a virada do ano, você pode desfrutar de uma deliciosa ceia com comidas e bebidas tradicionais de Minas Gerais.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Reveillon para a Serra da Canastra


2. Monte Roraima
Se você é uma daquelas pessoas que procura muita emoção em todas as viagens que faz e no réveillon isso não pode ser diferente, o Monte Roraima é definitivamente um lugar para fechar o ano com chave de ouro. Além de ter um dos percursos de trekkings mais místicos e cênicos, é também um dos destinos mais peculiares e impressionantes do mundo, abrigando características próprias da região, como, por exemplo, sua flora e fauna e suas formações rochosas, sem contar que é considerado uma espécie de elo perdido, pois estima-se que seu tepui (um tipo de monte em formato de mesa) tenha surgido há cerca de dois bilhões de anos atrás.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon no Monte Roraima


3. Lençóis Maranhenses
Situado no litoral ao nordeste de Maranhão, sendo seu principal destino turístico, Lençóis Maranhenses é uma região muito extensa que abrange mais de 150 mil hectares e três municípios do estado, além do ecossistema mais original do Brasil, composto de mangues, restinga e dunas, portanto, oferece centenas de opções para agradar a todos os gostos e para fazer do seu fim de ano único e especial. Seu cenário é composto por lagoas de águas doces, cristalinas e de profundos tons azul-esverdeados, que ganham contraste com as imensas dunas brancas que chegam a 40 metros de altura; por diversas espécies de flora e fauna de três diferentes biomas brasileiros (Amazônica, de Cerrado e da Caatinga); e ainda pelos rios, praias desertas, vilarejos de pescadores, entre muitas outras paisagens de tirar o fôlego.



  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon nos Lençóis Maranhenses


4. Jalapão
Para quem realmente quer paz e sossego em meio à muita natureza, distante do caos e do mundo exterior, para iniciar o novo ano com as energias recarregadas, o Jalapão é o seu lugar. Localizado ao leste do estado de Tocantins, é uma região ainda pouco conhecida e que forma um cenário de extrema exuberância que abriga cachoeiras e poços naturais, rios cristalinos, imensas dunas, fervedouros, mirantes, muitas espécies de animais ameaçados de extinção e uma mistura de vegetação de cerrado e caatinga. Além das paisagens naturais ainda intocadas, o isolamento de sua localização também impede a comunicação com as pessoas de fora, pois não há sinal de celular ou orelhões, por isso é uma viagem para curtir a tranquilidade e achar a paz interior. Na virada do ano, as ceias são feitas nas pousadas da região ou à beira do rio Novo.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon no Jalapão


5. Ilha Grande
Essa é a melhor opção para quem quer um ano novo diferente, em meio à natureza, mas, ao mesmo tempo, não quer deixar de lado todo o agito da festa da virada. Ilha Grande é a maior das ilhas de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, e por fazer parte deste impressionante arquipélago, formado ainda por outras 187 ilhotas, além de cachoeiras, montanhas, lagoas, mirantes e mais de cem praias, você poderá curtir durante sua viagem todas essas belezas naturais, sendo algumas consideradas as mais belas do sudeste brasileiro. Já para a noite do réveillon, a festa mais famosa e divertida ocorre na praça principal da Vila do Abraão, onde o espetáculo da queima dos fogos que ilumina o céu da ilha e os shows de música atraem milhares de moradores locais e turistas.



6. Chapada dos Veadeiros
Ir para Chapada dos Veadeiros, principalmente no fim do ano, significa fazer uma viagem especial e mística que, com certeza, irá renovar suas energias. Isso se deve ao fato do lugar abrigar cristais de quartzo e pinturas rupestres que fizeram dela uma forte fonte de fortificação e curas espirituais, muito famosa entre os viajantes que querem relaxar através de meditação e tratamentos com massagens terapêuticas e saunas sagradas – o esoterismo, aliás, é um atrativo à parte da região, popular entre grupos de místicos, espiritualistas, hippies e naturalistas. Além disso, conta com belezas naturais de tirar o fôlego, como diversas cachoeiras, rios, nascentes e formações rochosas de mais de um bilhão de anos. Já na noite do réveillon, você pode escolher entre os shows gratuitos na Praça do Bambu, a ceia e show ao vivo nos restaurantes de São Jorge e Alto Paraíso.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon na Chapada dos Veadeiros


7. Chapada Diamantina
Essa é a maior e considerada a mais completa Chapada brasileira, o que significa que fazer uma viagem de fim de ano aqui é garantia de um réveillon inesquecível. Quase nenhuma outra região do país conta com tanta exuberância como a dessa, cujas paisagens naturais, compostas por mais de trinta cavernas e grutas, paredões e desfiladeiros, inúmeras cachoeiras, poços cristalinos e cânions, se espalham em uma imensa área de setenta mil quilômetros quadrados e chega a abranger cerca de 24 municípios do estado da Bahia. Na noite da virada, você poderá encontrar diversos eventos em Lençóis (onde concentra-se a maioria dos restaurantes, bares, baladas, pousadas, etc.) como os shows gratuitos de música na Praça Horário de Matos, mas há também mais opções em outros lugares, como em Andaraí e Vale do Capão, no município de Palmeiras.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon na Chapada Diamantina



8. Chapada das Mesas
Mais uma região de Chapada muito impressionante e importante, a das Mesas abriga os cerrados mais preservados do Brasil e muitas espécies de animais ameaçados de extinção que poderão ser vistos durante os passeios, garantindo-lhe experiências únicas e inesquecíveis nessa viagem de fim de ano. O lugar ganhou esse nome por causa de seus platôs (paredões de rocha de arenito formados há mais de 60 milhões de anos atrás) e lembram o formato de mesas de pedra – o que já é uma indicação de toda a beleza que você encontrará por lá, entre muitas outras, como complexos com cachoeiras e poços naturais, mirantes, curiosas formações rochosas, cânions, cavernas, etc. Para a festa de réveillon, você poderá curtir shows gratuitos de artistas e bandas,  a queima de fogos nas praças públicas dos municípios de Imperatriz e Carolina e também aproveitar os restaurantes dessas duas cidades.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros de Réveillon na Chapada das Mesas


9. Aparados da Serra
Essa é uma das regiões mais interessantes e ricas do nosso país graças à sua localização geográfica – é a fronteira natural entre os estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e também o limite vertical da Serra Geral, uma formação rochosa que tem origem no Paraguai, mas que se estende da região centro-sul do Brasil até o Uruguai e Argentina. Por isso, Aparados da Serra consegue reunir todo o charme e beleza cênica de todas essas regiões em um só lugar, abrigando desfiladeiros e abismos verticais que chegam a quase mil metros de altura, campos abertos e limpos, o frio das montanhas, e ainda a maior quantidade de vertentes de águas cristalinas do Brasil. Como abrange uma área muito extensa, há diversas opções para escolher onde passar o réveillon, mas os melhores restaurantes e pousadas, que servem ceias e organizam festas especiais para esse dia, ficam na Praia Grand, em Santa Catarina, ou em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

  Quer ir mais a fundo? Confira o Roteiro para Aparados da Serra


10. Alter do Chão
Que melhor maneira de começar o novo ano do que em meio às belezas naturais do Caribe Amazônico? Definição de um réveillon diferente na natureza, Alter do Chão, considerado o principal ponto turístico do município de Santarém, no estado do Pará, está situado em plena selva, mas atrai uma enorme quantidade de turistas de todos os cantos do mundo por causa de suas incríveis paisagens, que vão desde as praias mais bonitas do Brasil, de acordo com o jornal inglês The Guardian, até as trilhas ecológicas feitas em meio à vegetação nativa. Além dos passeios e um cenário que você jamais irá esquecer, a viagem ainda poderá ser finalizada com chave de ouro com um réveillon às margens do Lago Verde, onde se vê a praia de um lado e a floresta amazônica do outro.

  Quer ir mais a fundo? Confira os Roteiros para Alter do Chão

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.