O Deserto do Atacama no inverno
29/05/2018

O Deserto do Atacama no inverno

Foto da Capa: European Southern Observatory


O Deserto do Atacama é um dos destinos mais interessantes e populares do Chile – é o deserto mais árido do mundo e abrange uma área imensa onde você encontra diversos tipos de paisagens espetaculares que parecem ter saído de um filme ou até mesmo de outro planeta. Para os aventureiros curiosos em conhecer esse lugar fascinante, fica sempre a dúvida de qual época ir, principalmente porque um dos períodos mais movimentados e que mais atrai turistas é o inverno, o que se deve não só pelo fato de ser meses de férias, mas também pela aparência encantadora que o Deserto toma nessa estação, com a neve caindo sobre os picos das montanhas imponentes que emolduram seu cenário.


Foto: Ulrich Peters

Por isso, o Desviantes resolveu reunir algumas informações importantes que qualquer viajante deve saber se pretende viajar para o Deserto do Atacama nessa época do inverno, que, assim como no Brasil, ocorrem nos meses de Junho, Julho e Agosto.

Primeiramente, independentemente da estação, as temperaturas podem ser bastante extremas na região do Atacama. No inverno, por exemplo, o clima permanece ameno durante os dias e gira em torno de 20ºC, o que é ótimo para as caminhadas e um dos motivos que muitos turistas preferem esse período para viajar para lá, já que, no verão, a temperatura durante os dias pode chegar a 40ºC, dificultando certas atividades. No entanto, durante as noites de inverno, a temperatura pode baixar para zero ou até chegar no negativo, portanto, é imprescindível saber o que levar para fazer uma viagem segura e confortável.


Fonte: AccuWeather

Como é uma região muito seca, a primeira coisa que você sempre deve ter consigo é uma garrafa de água. Outros itens importantes que você irá precisar para manter o corpo protegido e hidratado incluem roupas que aqueçam bem, como blusa de fleece, calças e jaquetas corta vento, roupas de segunda pele, cachecóis e gorros, luvas, meias grossas e tênis confortáveis de caminhada, filtro solar, quaisquer remédios e objetos de higiene pessoais, mochila cargueira, óculos de sol, entre outros.


Blusa Fleece de trilha - Foto: Decathlon

Outro ponto importante para lembrar caso faça sua viagem para o Deserto do Atacama no inverno é saber quais passeios são os melhores para fazer durante essa época e quais você deve se atentar devido às altas temperaturas e à neve. Por exemplo, caso você queira conhecer os gêiseres (principalmente os de El Tatio, que ficam no Valle de La Luna), vá preparado para enfrentar muito frio, pois como estão situados em uma altitude bastante elevada, a mais de quatro mil metros, as temperaturas podem chegar a -10ºC ou menos, mas não deixe de visitar a região, já que é uma das principais atrações do Atacama e conta com paisagens de tirar o fôlego, especialmente durante o nascer do sol, um dos horários mais cobiçados para o passeio.


Gêiser El Tatio - Foto: Nico Kaiser

Se você não liga ou gosta do frio e quer ver muita neve, um dos melhores passeios para fazer é escalar os vulcões nos arredores do Atacama, como o Lascar, que é considerado o vulcão mais ativo do Chile e chega a atingir 5.600 metros de altitude, mas leva apenas um dia para escalá-lo e a subida é relativamente fácil, basta apenas não ser sedentário, se aclimatar antes de fazer o trekking e se preparar com as roupas certas, pois o frio no topo é mais intenso. Outro vulcão que também pode ser escalado, mas este um pouco mais exigente e levando dois dias para completar o trekking, é o Licancabur, situado na fronteira com a Bolívia, que descortina uma paisagem absolutamente espetacular.


Vulcão Licancabur - Foto: TravelHound.cl

Já para fugir um pouco do frio e se aquecer, um dos passeios mais cobiçados é para as Termas de Puritama, que são piscinas naturais com águas quentinhas para você relaxar em meio a um cenário exótico e incrível. E, além destes, não deixe também de visitar a paisagem impressionante do Valle de La Muerte, que possui uma fascinante semelhança com o solo árido do planeta Marte, e, é claro, as belíssimas lagoas que fazem parte de um dos principais cartões-postais do Chile, como as lagunas Cejar, Altiplânicas e Tuyajto.


Lagunas - Foto: tjabeljan

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.