O que é Arvorismo ou Arborismo
25/05/2014

O que é Arvorismo ou Arborismo

Para entendermos o que é arvorismo é preciso conhecer o significado do nome em inglês desta atividade. Na língua inglesa, o arvorismo é chamado de canopy, que traduzido ao pé da letra, quer dizer cobertura/toldo. E ai está a essência da atividade de arvorismo: percorrer um caminho no toldo da floresta, ou seja, uma plataforma suspensa na altura das copas das árvores.

O arvorismo pode ter uma função tanto contemplativa como esportiva. Na sua modalidade contemplativa, plataformas são instaladas nas copas das árvores para que se possa observar plantas e animais. As plataformas são utilizadas também em atividades científicas, por facilitar a pesquisa de certos ecossistemas. Na sua modalidade esportiva, e claro, a que mais nos interessa, o arvorismo é montado com obstáculos e para vencê-los o “arvorista” precisa utilizar conceitos básicos de escalada, rapel, highline e vencer o medo da altura, se for o caso.

Arvorismo

Foto: Artur Rezende

O arvorismo como atividade de aventura é algo relativamente recente. Foi no ano de 1997, especificamente na França e na Nova Zelândia, dois países referência em esportes de aventura, que o arvorismo virou parte da indústria do turismo de aventura. No Brasil, a atividade chegou em 2001 e as primeiras plataformas de arvorismo foram instaladas em cidades de forte potencial de ecoturismo, como Brotas, Analândia e Dourados.

Existem circuitos com diferentes graus de dificuldade. Os mais simples são formados apenas por trilhas onde os suportes para os pés são móveis e por isso exigem a sua concentração. Alguns, são mais desafiadores e além das trilhas, englobam paredes de escalada para chegar até as plataformas e paredões de rapel para descer novamente ao solo.  Uma coisa é fato, concentre-se ao dar cada passo e mantenha o equilíbrio!

Equipamentos: Cadeirinha, mosquetões, capacete, luva, vagão, polia, cordas e sapatilhas de escalada, dependendo do circuito. Todos os equipamentos são fornecidos pelos operadores da atividade.

Requisitos: O arvorismo não exige experiência prévia, habilidades específicas ou condicionamento físico. Você vai precisar somente de coragem e concentração para acertar os movimentos e evoluir no percurso.

Recomendado: O arvorismo é uma ótima atividade para crianças e adolescentes. Ele proporciona contato direto com a natureza. Lá de cima você se sente como parte do ambiente natural. Também é uma atividade que ganhou relevância no treinamento motivacional de equipes. O arvorismo ensina valores como superação de limites e trabalho em equipe.

Segurança: O arvorismo é uma atividade que oferece poucos riscos. O praticante fica preso durante todo o percurso por equipamentos de segurança. O INMETRO possui uma certificação para a gestão do passeio de arvorismo. As empresas certificadas possuem o selo do INMETRO.

Preparação: A maioria dos operadores oferece um rápido treinamento a poucos centímetros do chão. Isso é importante para você ganhar intimidade com os equipamentos de segurança e ter confiança. Fazer um bom alongamento antes e depois do circuito é uma boa dica. Alguns trechos exigem flexibilidade dos braços e pernas, e um bom alongamento irá facilitar os movimentos e amenizar possíveis dores musculares no dia seguinte.

Onde praticar?

Existem dois grandes circuitos de arvorismo no Brasil. O primeiro fica na cidade de Brotas, interior de São Paulo. O circuito envolve três tirolesas, vários trechos para você se desafiar e foi o primeiro circuito de arvorismo do Brasil. O segundo fica na cidade de Venda Nova, região serrana do Espírito Santo. O circuito possui 1,5 km de extensão e 194 obstáculos.

Arvorismo Brotas

Foto: Alaya - Circuito Brotas

Arvorismo Venda Nova

Foto: Selva Sassiri - Circuito Venda Nova

Existem também outros circuitos um pouco menores, mas de bastante relevância dentro do cenário de arvorismo no Brasil. O Desviantes selecionou alguns para você conhecer. A lista envolve cidades de diversas regiões do país:

Caeté / Barão de Cocais - MG

O percurso tem 7 circuitos, com 7 tirolesas que somam 74 atividades em quase 1,5 KM. O Parque Canela de Ema, fica na divisa entre Caeté e Barão de Cocais em Minas Gerais.

Arvorismo em Canela

Foto: Artur Rezende

Xapuri – AC

São 16 obstáculos, que totalizam um percurso de 623 metros, sendo 323 metros de arvorismo e 300 de tirolesa. Considerado o maior circuito de aventura da Amazônia

Foto: Gleilson Miranda

Itacaré – BA

O percurso é composto por 17 atividades, totalizando 227m de trilhas suspensas com plataformas de até 9m de altura e duração média de 01:30h. 

Arvorismo Itacare

Foto: Condurue Ecoturismo

Bonito – MS

São 350m de extensão, 13 obstáculos entre eles 4 tirolesas e um rapel de 23 metros.

Foto: Circuito Arvorismo

Brasília – DF

O circuito conta com 12 pistas e 13 plataformas. São 200 metros de trilhas suspensas nas copas as árvores.

Arvorismo brasilia

Foto: Rancho Canabrava

ica Desviantes:

Venha praticar arvorismo. Confira as opções disponíveis no Desviantes

Arvorismo Desviantes  CONFIRA AQUI os Arvorismos disponíveis no Desviantes

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.