O que é um anorak ou anoraque?
20/01/2014

O que é um anorak ou anoraque?

O anorak é uma espécie de jaqueta com gorro confeccionada com materiais espessos e resistentes. É uma vestimenta bastante utilizada pelos praticantes de esportes ao ar livre com a finalidade de proteger a parte superior do corpo contra o vento e muitas vezes também oferem proteção contra chuva e neve. A novas tecnologias incorporaram camadas impermeáveis, fazendo do anorak uma boa proteção contra a água.

Também conhecido no Brasil como anoraque, esse equipamento é utilizado como a última peça do sistema de camadas de roupas que os montanhistas utilizam para se proteger do frio. O sistema é composto basicamente por: 1) uma segunda pele (base layer), 2) fleece e 3) anorak.

Existem anoraks para todos os bolsos, por isso tente avaliar para qual fim será utilizado e o grau de performance que será exigido. Dessa forma, será muito mais fácil avaliar qual é a opção que melhor equilibra desempenho e custo. Por exemplo, alguns anoraks possuem a tecnologia Gore-tex, uma membrana de teflon que contém microporos e permite que o suor consiga sair do interior da roupa ao mesmo tempo em que ela se mantém impermeável. Isso é muito importante para aqueles que praticam alguma atividade física em baixas temperaturas, já que o suor pode virar gelo e derreter, causando o resfriamento do corpo do atleta. O Gore-tex é um exemplo de tecnologia que pode encarecer o anorak e que não é necessária para todas as condições climáticas.

O preço de um anorak pode variar entre R$85,00 e mais de R$1000,00. Para praticar montanhismo no Brasil, a equipe do Desviantes recomenda um anorak com características semelhantes ao M Venture Jacket da The North Face. Ele é bem confortável em relação à todos os movimentos do corpo, oferece boa resistência contra-chuva e vento e tem um isolamento térmico ideal para explorar locais com temperaturas positivas.

ica Desviantes:

Gosta de Trekking?

Trekking do Desviantes 123  CONFIRA AQUI os nossos roteiros de Trekking

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.