O que eu aprendi em minhas viagens na natureza
18/12/2015

O que eu aprendi em minhas viagens na natureza

Por: Isabela Rios

Cinco lições que a natureza me ensinou e que posso aplicar na vida inteira

Viajar e estar em contato com a natureza pode mudar o estilo de vida e a forma como alguém vê o mundo.

Longe da correria da cidade grande, entre olhar o celular de cinco em cinco minutos para checar emails e rede sociais e ser empurrado pela correria, viajar na natureza é a “desculpa” que o ser humano precisa para relaxar, de verdade.

Entre as muitas lições que a natureza já me ensinou, cinco delas podem ser aplicadas em muitas áreas da vida. Veja quais são:

icon name Lição 1: Experiências são maiores do que coisas

Enquanto nas cidades as pessoas sonham com os objetos que irão comprar no ano que vem, viajar me ensinou que o que vale não é o que você tem, mas sim o que você vive.

Ás vezes é preciso muitos gastos com bagagem extra para perceber que aquele volume não é necessário. E leva um grande número de viagens para cair a ficha de que todos aqueles objetos que lotam as nossas casas não nos fazem feliz.

Ver o sol nascer do lado de fora da barraca, sentir o vento no rosto ao pular de um bungee jump, ter a sensação de olhar o alto de uma queda d’água de dentro de um bote. Viajar na natureza me mostrou que o que fica na memória anos depois é cada um desses momentos, não o acessório que estava usando.

 

icon name Lição 2: Respirar, ignorar o medo e ir

Lugares fora da nossa zona de conforto causam preocupações e medo, ás vezes muito medo. Mas se eu conseguir dar o primeiro passo de um rapel ou um impulso para um salto no lago, a experiência a seguir é maior e melhor do que toda a agonia que sentimos antes. E isso vale para a montanha, para o lago e para um emprego novo ou uma decisão importante.

Escalando e superando o medo para depois aproveitar a vista.

 

icon name Lição 3: Prestar mais atenção

Em uma trilha no meio do Pantanal, não estar atento pode significar tanto pisar em uma cobra quanto perder aquela empolgante marca de pata de onça no caminho. Em um mergulho na Ilha Grande pode significar não tirar a sonhada foto da tartaruga marinha ou não ver o minúsculo e super colorido cavalo marinho no casco do naufrágio.

No dia a dia, a falta de atenção faz eu perder fatos importantes ou detalhes que podem mudar a minha vida, ou pelo menos aquelas 24 horas.

 

icon name Lição 4: A diversidade faz toda a diferença

Viagens na natureza muitas vezes incluem pessoas completamente desconhecidas, com outro estilo de vida, tipo físico, gostos e manias, muitas vezes que contrastam quase que 100% quem nós somos. E isso é ótimo.

Atividades ao ar livre me ensinaram que cada um tem o seu papel e seus dons, e que muitas vezes diferentes maneiras de pensar ou diferentes criações podem ajudar em uma leitura de mapa mais rápida ou em uma solução para o acampamento quando a chuva cair.

Grandiosidade do Canyon Fortaleza em Aparados da Serra

 

icon name Lição 5: Existe algo muito maior do que eu

Crescemos aprendemos que para tudo existe uma explicação e que para tudo existe uma solução. Mas olhar canyons gigantescos ou detalhes de uma colônia de formigas nos mostra que o mundo é muito maior e muito mais complexo do que imaginamos.

Ao prestar atenção na natureza percebi que existe muito acontecendo ao mesmo tempo e com muitas contradições. É simples e complicado, organizado e bagunçado, quieto e hiperativo.

Quando sou capaz de perceber tudo isso, fica difícil continuar me preocupando com o trabalho da segunda-feira ou com a lista do supermercado. A sensação de paz que o poder da natureza transmite vem da consciência de que somos parte de algo muito maior do que nós mesmos.

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.