Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
20/03/2018

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Foto da Capa: Fred Schinke


Com um dos cenários mais exuberantes do Brasil, os Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, é um dos principais e mais cobiçados destinos turísticos do país, fato que se deve graças às suas belezas naturais que formam o ecossistema brasileiro mais original que existe, formado por dunas, lagoas, praias, restingas e mangues. Para os viajantes interessados em visitar esse paraíso ecológico, nós separamos algumas dicas sobre os principais locais da região para você saber onde ficar quando estiver em Lençóis Maranhenses.

 Conheça os pacotes e viagens do Desviantes para os Lençóis Maranhenses

Barreirinhas

Este é o lugar mais famoso para se hospedar pela região, pois além de ser a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é também a que oferece melhor infraestrutura turística com mais opções de hospedagens, restaurantes e agências para comprar passeios. Por estes motivos, esse local também tem acesso mais fácil do que o restante (as estradas são asfaltadas e até os veículos comuns podem chegar até lá), sem contar que a cidade é cercada pelo famoso rio Preguiças (onde você pode fazer passeios de barco, voadeira e boia) e fica próximo de algumas das principais atrações de Lençóis, como as belíssimas lagoas Azul e Bonita.


Barreirinhas - Foto: Otávio Nogueira


Lagoa Bonita - Foto: Fred Schinke

Santo Amaro

A segunda principal base dos Lençóis Maranhenses, atrás de Barreirinhas, a cidade de Santo Amaro do Maranhão abriga algumas das mais belas lagoas de toda a região, como as da Gaivota, do Murici e da Betânia, que são profundas com águas cristalinas e de tons verde-esmeralda que irão encantar até o mais experiente dos viajantes. O acesso é relativamente tranquilo – não tão fácil quanto Barreirinhas, mas Santo Amaro fica situado praticamente dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses, o que facilita –, basta fazer o trajeto com um veículo 4x4, já que a estrada final para chegar até lá é de terra. Já sua infraestrutura é simples, mas é possível encontrar tudo que é necessário: pousadas, lanchonetes, mercados, etc.


Lagoa da Gaivota - Foto: Antonio Azevedo Filho

Atins

Com um clima um pouco mais rústico e bucólico, uma vez que se trata de um pequeno povoado de pescadores com ruas de areia, Atins não conta com tanta infraestrutura e o acesso é um pouco mais difícil, pois será necessário fazer uma viagem de Barreirinhas até lá de voadeira ou barco (é possível ir com carro, mas deve ser um veículo 4x4, já que a estrada é inteiramente de terra), mas vale muito a pena, pois graças ao seu isolamento, suas belezas naturais permanecem completamente intactas e é uma garantia que você sairá de lá relaxado e com as energias renovadas. Atins também é lar de deslumbrantes atrativos como as lagoas Verde, Tropical e das Sete Mulheres, as famosas dunas que chegam a quase 40 metros de altura (é lá que se iniciam as dunas) e a praia de mesmo nome.


Travessia de barco de Barreirinhas para Atins - Foto: Fred Schinke

Tutóia

Essa pequena cidade do Maranhão fica um pouco mais ao sul dos Lençóis Maranhenses, portanto, a localização é um tanto mais distante do Parque e o acesso pode ser não tão fácil quanto o de Barreirinhas ou Santo Amaro, mas ela faz a distância valer muito a pena por dois motivos – além de realmente ser uma cidade, e não apenas uma vila, Tutóia conta com excelente infraestrutura e possui várias opções de hotéis, restaurantes, lojas etc.; o outro ponto extremamente positivo é que ela está localizada entre os Lençóis e o Delta do Parnaíba, o que significa que oferece paisagens diversificadas e, é claro, muito impressionantes, e inúmeras opções de passeios e atrativos, como as lagoas da Taboa, Jacaré, da Areia e Lagoinha, as praias do Arpoador e Namorados, e as famosas ilhas do Delta.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.