Os incríveis fervedouros do Jalapão
07/04/2021

Os incríveis fervedouros do Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é uma região selvagem do cerrado, repleta de belezas naturais, rios, dunas e oásis, abrigando um mundo de beleza natural bem no coração do Brasil o Jalapão fica localizado próximo a capital Palmas no Tocantins, para ir até a região o viajante deve descer no aeroporto e ir de traslada para o local com uma das agências atuantes na região.

Os melhores meses para visitar a região são os meses de maio, junho e setembro já que não têm tantos turistas e as atrações ficam mais vazias. Além disso, de maio a setembro é uma época que se torna boa pela ausência de chuvas que costumam aparecer entre novembro e abril. Já outubro é um mês super quente no Jalapão e os meses de julho e agosto são os de alta temporada.

Umas das atrações mais famosas do Jalapão são os fervedouros que são fontes de água que vem direto do lençol freático para a nascente e sua força é tão forte que consegue manter as pessoas em flutuação constante.

 

Fervedouro Buritizinho - Foto: Destino Jalapão

No Jalapão o que não faltam são os fervedouros, eles estão espalhados por todo o Parque Estadual do Jalapão e boa parte ainda não foi explorado e nem está aberto ao público. São 122 fervedouros catalogados na região e desses todos apenas 9 estão abertos ao público com acesso limitado ao pagamento de uma taxa de visitação de entorno de R$10 a R$20,00.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Jalapão

Os fervedouros da região do Jalapão são: Fervedouro do Salto; Bela Vista; do Lino ou Ceiça; do Buritizinho; do Buritis; Alecrim; Macaúba; do Encontro das Águas; do Rio do Sono e do Soninho. Os Fervedouros em um geral costumam ser rodeados de uma vegetação fechada com bananeiras por todos os lados, uma água esverdeada e cristalina, e capacidade pequena, alguns deles abrigando até no máximo 6 a 10 pessoas ao mesmo tempo.

Fervedouro Bela Vista - Foto: Facebook do Fervedouro Bela Vista

Além de refrescar, a diversão nos fervedouros é garantida pois é impossível entrar na água e não brincar de tentar afundar a todo custo. Ademais ao esfregar a areia do fundo com as mãos, é possível ouvir um som como se a areia estivesse cantando ou de fato fervendo.

Apenas uma dica para quando visitar os fervedouros: fique preparado para muuuita areia acumulada em biquínis, sungas e cabelo. Mas relaxe, porque um mergulho em um rio de água cristalina resolve todo o problema.

Foto: Lucas Flávio

  Gostou dos Fervedouros? Conheça os pacotes do Desviantes para o Jalapão

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.