Os tipos de turismo e o Desviantes
28/10/2014

Os tipos de turismo e o Desviantes

É surpreendente os variados tipos de turismo reconhecidos no Brasil. Por baixo, você encontra mais de dez tipos de denominações: do Turismo de Cinema ao Turismo de Saúde. Cada um desses conta com uma definição e um objetivo bem claros. Entre todos, os que você encontra no Desviantes é o ‘Ecoturismo’ e o ‘Turismo de Aventura’. Duas formas de turismo que se desviam das rotas mais tradicionais e te levam para mais próximo da natureza e de novas experiências. Essa é a bandeira que o Desviantes levanta e quer mostrar para os brasileiros. Vamos conhecer mais sobre esses dois tipos de turismo.

Tipos de Turismo Natural

O perfil do Ecoturista e do Turista de Aventura
O perfil de quem pratica ambos é muito parecido. É aquele que tem elevada consciência ambiental e sabe explorar todos os seus sentidos quando está em contato com a natureza. Aliás, preserva e protege os lugares como se fossem seu patrimônio. Tem uma relação de sustentabilidade com a natureza.

A pesquisa de 2009, do Ministério do Turismo, sobre o Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturismo mostrou que os entrevistados acham a natureza admirável, intocável e uma espécie de santuário. Ainda identificou que gostam de viajar para fugir do dia a dia, da correria, do trabalho, do estresse e da violência; buscam o autoconhecimento, as vivências e experiências memoráveis, o resgate da vida, do prazer e o retorno das origens. O estudo dá ainda um dado interessante. As pessoas acreditam que a natureza é um meio de humanizar as relações, de se sentirem alguém e não uma moeda de troca.

No caso do Turismo de Aventura, somam-se outros fatores ao perfil. Há também o gosto pelo desafio, risco, prazer, pela liberdade e superação, claro que vai depender da dificuldade da atividade e da habilidade técnica do turista.

O início do Ecoturismo no Brasil
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade por causa dos biomas e ecossistemas, ampliando os tipos de turismo. Por aqui, a força do instinto de preservação ficou mais fortalecido quando começou a se falar em Ecoturismo, a partir dos movimentos ambientalistas. Quem não se lembra ou já ouviu falar de reuniões de representantes de vários países para discutir aquecimento global, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente. Nessa linha, ocorreram a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972; Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente – ECO 92, no Rio de Janeiro (RJ), em 1992, que resultou na Carta da Terra, Agenda 21 e, consequentemente, nas Agendas Brasileira e Local. Disso tudo, nasceram as Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, para ajudar na conservação dos ecossistemas.

O início do Turismo de Aventura no Brasil
O Turismo de Aventura começou a aparecer mais na década de 1980, com um grupo pequeno, de classes, idades e lugares diferentes. Esse grupo não tinha nada de intimista. Ao contrário, já se preparava para viver do Turismo de Aventura. O auge dessa evolução é que hoje o Brasil é referência mundial. Três diretrizes brasileiras referentes à segurança – Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, Informações Mínimas Preliminares a Clientes e Competências Mínimas do Condutor de Turismo de Aventura – influenciaram para a construção das normas internacionais ISO para o Turismo de Aventura, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). 

Atividades de Turismo de Aventura

Tipos de turismo

As atividades do Turismo de Aventura ocorrem na esfera do Ecoturimo, ou seja, baseadas na relação sustentável com a natureza e as comunidades. Muitas delas exigem técnicas, equipamentos, cuidados, vestuário e até guias especializados, que conhecem a fundo o local e o esporte de aventura a ser oferecido como produto turístico. A dificuldade e o risco das atividades dependem muito da aventura, do território, do clima,  e, obviamente, da habilidade técnica do aventureiro. Há uma lista robusta de algumas delas normatizadas e definidas pelo Ministério de Turismo para quem deseja se aventurar em áreas rochosas, de praia, cachoeiras, cavernas, florestas, matas, manguezais, caatinga, entre outras. Só para ilustrar, confira parte delas:

Terra Tipos de TurismoAtividades na Terra

Arvorismo: percurso em altura em árvores ou outras estruturas.

Bungee jump:
deslocamento em queda livre, limitada pelo amortecimento e pela conexão com um elástico, desenvolvido especificamente para essa atividade.

Caminhada: percurso a pé em itinerário predefinido.

Caminhada sem pernoite ou hikking: caminhada ecológica de curta duração, por trilhas.

Caminhada de longo percurso ou trekking: caminhada em ambientes naturais, que envolve pernoite em acampamentos, pousadas, fazendas, bivaques, entre outros lugares.

Cavalgada: percurso em vias convencionais e não convencionais em montaria, também tratadas de Turismo Equestre.

Cicloturismo: percurso com o uso de bicicleta, que pode envolver pernoite.

Dog Trekking: trilha realizada na compranhia do cão pela natureza, onde há locais para nadar, correr, etc.

Espeleoturismo: atividade desenvolvidas em cavernas.

Espeleoturismo vertical/espeleoturismo de aventura: utiliza técnicas verticais.

Escalada: ascensão de montanhas, paredes ou blocos rochosos.

Floating:  passeio praticado com o objetivo de contemplar a natureza.

Quadriciclo:
veículo aberto motorizado com quatro rodas usado em percursos irregulares.

Montanhismo:
caminhada ou escalada praticada em ambiente de montanha.

Mountain bike: tipo de ciclismo na montanha ou em locais com obstáculos e irregularidades.

Off-road: praticado em locais sem pavimentação e infraestrutura urbana.

Rapel: descida de paredões e vãos livres bem com uso de cordas e equipamentos adequados.

Slackline
: praticado numa fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.

Turismo fora de estrada em veículos 4x4 ou bugues: percurso em vias não convencionais com veículos automotores.

Tirolesa: é o deslizamento em linha áerea ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnível.

Agua Tipos de TurismoAtividades na Água

Bóia cross ou acqua ride:praticada em um minibote inflável, onde a pessoa se posiciona de bruços para descer o rio, com a cabeça na extremidade frontal da bóia e os pés na parte final da bóia, já praticamente na água.

Cachoeirismo:
descida em quedas d’água, seguindo ou não o curso d’água, utili- zando técnicas verticais.

Caiaque: navegar com o auxílio de remos em águas calmas ou agitadas.

Cascading: descida de cascatas ou cachoeiras, utilizando técnicas verticais e equipamentos de montanhismo.

Canoagem: praticada em canoas e caiaques, indistintamente, em mar, rios, lagos, águas calmas ou agitadas.

Canionismo:descida em cursos d’água, usualmente em cânions, sem embarcação, com transposição de obstáculos aquáticos ou verticais. O curso d’água pode ser intermitente.

Duck: descida de rios com corredeiras utilizando botes infláveis e remos.

Flutuação ou snorkeling:flutuação em ambientes aquáticos com o uso de máscara e snorkel.O praticante tem contato direto com a natureza, observando rochas, animais e plantas aquáticas.

Kitesurfe: utiliza uma prancha fixada aos pés e uma pipa de tração com estrutura inflável possibilitando deslizar sobre a superfície da água e, ao mesmo tempo, alçar voos executados sobre superfícies aquáticas, com ventos fracos ou fortes.

Mergulho autônomo turístico: produto turístico em que a atividade principal é o mergulho autônomo.

Rafting: descida de rios com corredeiras utilizando botes infláveis.

Snorkeling: mergulho em águas rasas para lazer e relaxamento.

Windsurfe: praticada em ambientes aquáticos, também denominada prancha a vela, que utiliza, basicamente, técnicas do surfe e da vela.


Ar tipos de turismoAtividades no Ar

Balonismo: feita em um balão de material anti-inflamável aquecido com chamas de gás propano, que depende de um piloto.

Paraquedismo: salto em queda livre com o uso de pára-quedas aberto para ater- rissagem, normalmente a partir de um avião.

Paraglider: modalidade de voo livre para ser praticado dispondo de uma vela, numa ladeira ou montanha.

Voo Livre (Asa Delta ou Parapente): uso de uma estrutura rígida que é manobrada como deslocamento do peso do corpo do piloto ou por superfícies aerodinâmicas móveis (asa delta), ou até por ausência de estrutura rígida como cabos e outros dispositivos (parapente).


Enfim, essa é uma amostragem das alternativas disponíveis só no Turismo de Aventura e as quais são o foco de trabalho do Desviantes, agora imagine  o tanto de atividades que existem se somados todos os outros tipos de turismo? É claro que há diferenças entre eles, principalmente a preocupação com a preservação e a sua aplicação econômica. Mas uma ressalva, eles também divergem em relação à sua pretensão. Dá uma olhada nesse levantamento que o Desviantes preparou para você ter uma ideia de como alguns tipos de turismo se comportam no Brasil.

Outros tipos de turismo

Turismo de cinema:
são lugares que atraem produtores cinematográficos pela beleza das suas paisagens. Novelas, filmes, documentários são gravados nas cidades dessas regiões, movimentando a economia local.

Turismo de sol e praia: é exercido em busca de lazer por uma grande parte dos brasileiros durante as férias e na alta temporada. É a busca de praia, sol e comodidade, mesmo que simples.

Turismo náutico: são passeios longos ou não sobre águas paradas ou com correntes. A própria embarcação, que pode ser de tipos diversos, é a atividades turística. Os cruzeiros são um bom exemplo.

Turismo de eventos e negócios: são eventos onde palestrantes tratam de temas variados em congressos, simpósios, shows, campeonatos, seminários, feiras, convenções, festivais, etc.

Turismo gastronômico: o especialista em culinária prepara e cria pratos com produtos regionais que acabam sendo uma das atrações do local. As iguarias compõem o cardápio turístico.

Turismo religioso: são cidades com tradição religiosa que recebem visitantes para participar das festas típicas em comemoração a santos, padroeiras, etc. As pessoas viajam pelo enaltecimento da fé.

Turismo cultural: são visitas a lugares marcantes pela sua história, seus eventos culturais, científicos; locais ricos em informação sobre determinados assuntos.

Turismo de saúde:
é a busca do bem-estar, promoção da saúde e tratamentos médico-hospitalar.  São desde spas para diminuir estresse até hospitais e clínicas que realizam cirurgias bariátricas, entre outras.

Realmente, como você pode notar que o setor é amplamente explorado. Um dos tipos de turismo ainda inusitados, que está prestes a ser lançado comercialmente em 2015, é o Turismo espacial. É isso mesmo. Você poderá dar uma voltinha de alguns minutos no espaço e também por alguns milhões de dólares. Aqui no Brasil, uma agência já vende bilhetes para a SpaceShip Two, da Virgin Galactic. A nave, testada em 2010, aguarda apenas a autorização americana para os voos civis. A verdade é que, o turismo acompanha as transformações da sociedade e sempre teremos novos tipos de turismo surgindo, cabendo a você estar aberto para conhecer outras realidades e novas maneiras. Bora se aventurar?

ica Desviantes:

Quer conhecer o turismo de aventura?

Mergulho em Bombinhas  Confira aqui nossos passeios e atividades na natureza

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.