Qual é o tipo de Caiaque ideal para você?
25/04/2014

Qual é o tipo de Caiaque ideal para você?

O caiaque proporciona a qualquer um experiências incríveis: poder explorar lugares que não podem ser vistos da areia da praia, descer corredeiras com águas agitadíssimas, descer cachoeiras e fazer travessias com visuais maravilhosos. Mas é importante saber que para cada uso existe um modelo de caiaque especifico. Por isso, resolvemos montar um mini guia para você não se perder se estiver pensando em ter um caiaque.

Passeio de Kayak

Para saber qual modelo de caiaque comprar, primeiramente, você deve se fazer algumas questões. Entendendo a real necessidade de uso, fica mais fácil saber o melhor tipo de caiaque para você.

- Quanto você está disposto a gastar? Os preços podem variar muito dependendo do tamanho, do tipo de material, tipo do caiaque e marca. Saiba qual o tipo de caiaque você precisa, assim você irá conseguir comparar os preços e ver qual é aquele que cabe no seu bolso.

- Onde você irá usar o caiaque? Você irá remar em águas calmas, como lagos e rios? Ou irá utilizar para pegar corredeiras e utilizar em mares agitados?

- Qual a distância que você irá percorrer? Você irá fazer longas travessias, que inclui vários dias? Ou irá fazer passeios de poucos quilômetros? Dependendo do tempo que você irá ficar remando poderá existir a necessidade de guardar mantimentos e equipamentos.

- Você irá remar sozinho, em duplas ou em grupo?  Existem diversos tipos de caiaque que podem acomodar mais de uma pessoa, por isso antes de comprar é bom saber se você irá remar sozinho ou prefere ter a companhia de uma ou mais pessoas.

- Qual a sua experiência com caiaque ou o quanto você pretende se dedicar ao esporte? Com um número tão grande de formatos e modelos de caiaques, se você já é experiente ou vai levar o esporte a sério, pode valer a pena gastar mais dinheiro nessa compra ao invés de comprar um caiaque de baixo desempenho que no futuro atrapalhará a sua evolução como praticante. Mas caso seja apenas para recreação, não existe a necessidade de gastar rios de dinheiro em um caiaque que você não vai saber como extrair todo o seu potencial em desempenho.

Após ter respondido essas perguntas, agora vai ficar muito mais fácil saber qual é o tipo de caiaque perfeito para você. Vamos mostrar as possibilidades de caiaque (tipos e estilos) que você pode comprar e baseado nas suas respostas você conseguirá achar aquele que é o mais adequado.

Estilos de Caiaque

Sit on Top: O Sit on Top é o caiaque em que a pessoa fica com o corpo totalmente no deck do caiaque. Eles são comuns em países quentes, como por exemplo o Brasil, onde não será problemas se molhar com as remada e também existe a possibilidade de você poder dar um mergulho para se refrescar e depois voltar para cima sem problemas (não é o caso do sit inside). Eles são geralmente largos, o que dá muita estabilidade para a pessoa que está em cima, por isso são muito utilizados para pescaria, recreação e fotografia.

Kayak Si on top

Sit Inside:   Esse tipo de caiaque tem cockpit, na qual o remador fica com as pernas embaixo do deck, ou seja, dentro da estrutura do caiaque. Muitos desses caiaques dão a possibilidade de utilizar uma espécie de saia que são feitas para cobrir a área do cockpit, evitando a entrada de água. Isso é uma grande vantagem quando o assunto é remar em águas geladas, já que a pessoa não se molha tanto enquanto está remando. O sit inside geralmente possui o design do casco mais eficiente para deslizar nas águas, maior espaço para carregar equipamentos e permite maior uso dos movimentos do corpo para controla-lo. Suas características fazem do Sit Inside o mais recomendado para aqueles que querem fazer travessias e/ou descer corredeiras/cachoeiras.

 

Tipos de Caiaque

Existem diversos tipos de caiaque e cada um é desenhado para certa necessidade, vamos mostrar aqui quais são os mais comuns:

Caiaque de recreação: Este caiaque é recomendado para iniciantes ou para aqueles que precisam de estabilidade na remada. Eles geralmente são mais largos para garantir a estabilidade e não muito compridos, o que facilita nas curvas, porém dificulta ao remar em linha reta.  Normalmente, não possuem muito espaço para guardar equipamentos, por isso não são utilizados em travessias que durem mais de um dia. É uma boa pedida para aqueles que estão começando e não querem gastar muito dinheiro.

Caiaque Recreação

Como esse tipo de barco oferece estabilidade, ele é muito utilizado para pescaria (existem diversos modelos desenhados especialmente para a pesca: com espaços para acoplar a vara e em alguns você pode pedalar ao invés de ir remar), fotografia (devido a estabilidade) e curtas travessias.

Caiaque oceânico e de Turismo:  Ele é feito para longas travessias em mar aberto e garante estabilidade em condições difíceis. Pode também ser usado para atravessar lagos ou rios sem corredeiras. O seu casco é moldado para aumentar a sustentação em ondas ou em águas agitadas. O caiaque oceânico possui mais espaço para guardar equipamentos/comida, o que o torna um bom parceiro em expedições de mais de um dia. Por fim, por ser mais comprido e ter quilhas ou leme, é muito mais fácil você conseguir remar em linha reta com velocidade, mesmo com correntes e ventos laterais.

Caique Turismo

A maior diferença entre o caiaque de turismo e o oceânico é que o último é maior do que o primeiro, por isso o caiaque oceânico possibilita fazer uma travessia maior já que a sua capacidade de armazenamento é maior e é mais fácil de manter o percurso em linha reta. Enquanto que o de turismo por ser menor, é muito mais fácil de manobrar e geralmente é usado em travessias menores.

Caiaque de água branca: É caiaque utilizado para descer corredeiras, por isso é mais curto, menos estável e não possui quilhas. Eles são fáceis de se manobrar e ágeis. O cockpit é bem apertado e foi desenhado para manter você no caiaque mesmo nas condições mais severas. O seu casco é feito de material resistente o suficiente para aguentar as possíveis pancadas normais em uma descida de corredeira.

Considerações finais

Comprimento do caiaque:

- Curtos:  São mais fáceis de virar, manobrar e são mais devagar. Não possui muito espaço para armazenamento, por isso são não indicados para travessias.

-Longos: São mais difíceis de virar e manobrar, porém são mais rápidos. Recomendado para distâncias maiores, por ter mais espaço de armazenamento e facilitar o percurso em linha reta.

Largura do Caiaque:

- Largos:  Possuem maior estabilidade primária e facilita a movimentação de entrada e saída. Como são mais pesados, não atingem grandes velocidades.

-Finos:  São mais instáveis, mais leves, conseguem andar em linha reta mais facilmente e mais eficientes na hora da remada.

Materiais

O caiaque pode ser feito de diversos materiais como plástico, kevlar, fibra de carbono, fibra de vidro e até mesmo de madeira. Apesar de não desempenhar como os caiaques fabricados nos demais materiais, os caiaques de plásticos são mais simples e baratos. Então, para aqueles que não sabem se vão levar o esporte a sério ou vão usá-los em condições extremas, a nossa recomendação é que você comece com um caiaque de plástico.

Caiaque para duas ou mais pessoas

Tome cuidado na hora de comprar um caiaque desse tipo, quando for fazê-lo tenha certeza que terá uma companhia sempre que for remar, já que será quase impossível navegar com apenas uma pessoa em um caiaque que foi desenhado para transportar duas ou mais. Por isso, aconselhamos comprar um caiaque para cada, e se eventualmente algum parceiro surgir, é melhor alugar um extra.

Kayak para 2 pessoas

 

ica Desviantes:

Quer fazer um passeio de caiaque?

Passeios de Caiaque  CONFIRA AQUI os passeios de caiaque do Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.