Salto Angel - A maior cachoeira do Mundo
16/01/2017

Salto Angel - A maior cachoeira do Mundo

O Parque Nacional Canaima, localizado no estado Bolívar, na Venezuela, é, sem dúvidas, um dos melhores, maiores e mais bonitos parques nacionais do mundo, reunindo as mais deslumbrantes paisagens naturais, desde formações rochosas milenares até selvas e savanas distribuídas pela região como um oceano verde. No entanto, esse lugar chama atenção principalmente por causa de um de seus atrativos, o Salto Angel, a maior cachoeira existente no planeta, com quase mil metros de altura e uma queda sem interrupção de um pouco mais de 800 metros.

> Se depois da matéria, você quiser conhecer essa maravilha, entre e confira nossos pacotes para o Salto Angel.


Foto: Francisco Becerro

Origem do nome e fama
Considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a cachoeira foi descoberta por um norte-americano chamado Jimmy Angel e, por isso, ganhou o nome que tem. Por conta de seu tamanho e de toda sua imponência, essas cataratas já inspiraram vários trabalhos, livros e muitas obras – inclusive, entre o mais famoso desses trabalhos que inspirou está o filme animado “Up – Altas Aventuras”, que descreveu o local do salto como o “Paraíso das Cachoeiras”.



Melhor época para ir

Todo e qualquer esforço feito para chegar até lá é muito recompensado pelo visual do salto e também do parque, mas vale lembrar que seu acesso é um pouco complicado, pois está localizado em meio à uma selva isolada. Partindo de Canaima, já na Venezuela, são 4 horas de barco e mais 1 hora de caminhada até a base da cachoeira. Para fazer valer a viagem, é recomendável ir entre Maio a Dezembro, período mais chuvoso que irá aumentar o volume dos rios, tornando-os mais aptos para navegação – é exatamente por esse motivo, aliás, que não é recomendado viajar durante os meses de seca (Dezembro a Março), pois não só dificulta a navegação como também o própria cachoeira se torna menos volumosa.


Foto: Capiotti

Como ir
Há algumas maneiras diferentes de fazer a viagem até lá. Para brasileiros, a forma mais rápida e fácil  é saindo de Boa Vista em transporte terrestre até Santa Elena de Uairén e de lá tomar um voo direto até Canaima, porta de entrada para o Parque.

Boa Vista / Santa Elena de Uairén - 2h30 (terrestre)
Santa Elena de Uairén / Lagoa de Canaima - 1h (aéreo)
Lagoa de Canaima / Cachoeira Salto Angel - 5h (barco e trilha)

Uma opção mais barata, no entanto, mais longa, é sair de Boa Vista até Santa Elena de Uairén e de lá seguir de ônibus até a Ciudad Bolivar para então pegar um voo de 40 minutos até Canaima.

Boa Vista / Santa Elena de Uairén - 2h30 (terrestre)
Santa Elena de Uairén / Ciudad Bolivar - 9h (terrestre)
Ciudad Bolivar / Lagoa de Canaima - 40 min (aéreo)
Lagoa de Canaima / Cachoeira Salto Angel - 5h (barco e trilha)

  Quer conhecer o Salto Angel? Conheça nossos pacotes completos partindo de Boa Vista.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.