Onde fica e como ir à Serra da Capivara
02/10/2017

Onde fica e como ir à Serra da Capivara

Foto da Capa: Claudia Regina

O Parque Nacional Serra da Capivara (ou apenas Serra da Capivara), situado no interior do estado do Piauí, é considerado um dos mais importantes patrimônios pré-históricos do Brasil e foi inclusive tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Todo esse destaque é definitivamente muito merecido, pois a unidade de conservação protege não só uma impressionante diversidade de riquezas naturais como arqueológicas, abrigando uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo e os vestígios mais antigos de ocupação humana da América do Sul – não é à toa que o local é conhecido como um verdadeiro “museu a céu aberto”, contando com mais de 600 sítios arqueológicos e paleontológicos que ficam localizados em meio a serras, vales e planícies da região.

  Quer conhecer a Serra da Capivara? Clique e conheça os roteiros do Desviantes na Serra da Capivara



Foto: Claudia Regina

Entre algumas das principais atrações da Serra da Capivara que visitante nenhum pode deixar de conhecer estão o Boqueirão da Pedra Furada, sítio-modelo de escavação arqueológica onde encontram-se as mais famosas pinturas rupestres do Parque; o Desfiladeiro da Capivara, que abriga as mais antigas e fascinantes pinturas de grandes figuras humanas decoradas com curiosas formas geométricas; e o Museu do Homem Americano, uma incrível exposição que mostra a evolução da cultura material do homem pré-histórico na América.


Boqueirão da Pedra Furada - Foto: Otávio Nogueira


Museu do Homem Americano


Pinturas rupestres

Para quem tem interesse em visitar esses tesouros, é bom saber que a principal porta de entrada para o Parque da Serra da Capivara fica na cidade de São Raimundo Nonato, que está a cerca de 500 quilômetros de distância da capital do estado do Piauí, Teresina. No entanto, alguns viajantes preferem fazer um caminho mais curto para chegar que envolve ir através de Petrolina, uma cidade do estado vizinho, em Pernambuco, que está a um pouco mais de 300 quilômetros de São Raimundo. Por isso, o Desviantes explicará as duas opções para que você

Teresina é uma ótima alternativa para quem vem de estados mais distantes – por ser uma capital estadual, existem mais voos frequentes para lá. Além disso, oferece mais opções de transportes também, pois pode-se escolher entre carro, ônibus ou avião para ir a São Raimundo Nonato.

De carro e ônibus, a viagem pode demorar um pouco, levando até sete horas, mas a condição das estradas são melhores do que as de Petrolina e a paisagem que se tem durante também pode ser um ponto positivo – mas caso opte ir de carro sem estar familiarizado com as rodovias, fique atento com animais cruzando a pista e sempre tome cuidado principalmente à noite. Já de ônibus, viações como a Transpiauí operam linhas diretas todos os dias, saindo do terminal rodoviário de Teresina em pelo menos três horários diferentes.



Se você não gosta de pegar estrada ou acha que viagens de carro ou ônibus serão muito demoradas, existe a possibilidade de voar até São Raimundo, pois há uma empresa de táxi aéreo que começou a operar voos regulares entre algumas das maiores cidades do Piauí (incluindo São Raimundo), mas vale lembrar que os aviões são pequenos, transportando apenas nove a dez passageiros por vez; no entanto, são completamente seguros e, como o avião só alcança uma altitude de cinco a oito mil pés, é possível ter uma visão panorâmica muito única e especial das paisagens da Serra da Capivara lá embaixo.


Foto: Cessna Aircraft

O voo dura aproximadamente duas horas e aterrissa no aeroporto São Raimundo Nonato, que possui uma estrutura surpreendentemente boa e moderna e fica apenas dez quilômetros do centro da cidade.


Aeroporto São Raimundo Nonato - Foto: Rodrigo Oliveira Robeiro

Já para ir a Serra da Capivara por Petrolina, as opções são mais limitadas (de carro ou ônibus), pois apesar de possuir um aeroporto, não existem empresas que operam voos entre as duas cidades ainda. No entanto, a viagem é um pouco mais rápida do que de Teresina, demorando cerca de cinco horas, e as estradas são asfaltadas e estão em grande parte em boas condições, mas alguns trechos podem não ser tão fáceis, portanto, se escolher ir de carro por conta própria, redobre sua atenção. Existe também um micro onibus que faz o transporte regular entre as duas cidades nas 2ª,4ª e 6ª, essa é a opção mais prática e você pode agendar com a própria Desviantes. Já de ônibus é a opção mais barata, com linhas diretas operadas pela viação Gontijo, e, apesar de ter saídas diárias, é apenas em um único horário por dia.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.