Trekking no Monte Roraima - Como funciona e Dicas
16/08/2016

Trekking no Monte Roraima - Como funciona e Dicas

Na tríplice fronteira entre os países do Brasil, Venezuela e Guiana, encontra-se um dos encantos naturais mais primitivos e majestosos do mundo, o Monte Roraima. Essa montanha possui cerca de 2.800 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento de tepui, uma espécie de monte em formato de mesa cujo topo é composto por vales, formações rochosas esculturais, rios, cachoeiras e até fauna e flora próprias. Este tepui, aliás, é tão curioso e exótico, que estima-se que tenha surgido há dois bilhões de anos atrás e é considerado um tipo de elo perdido.

Por essa e muitas outras razões, diversas pessoas decidem fazer o trekking ao Monte Roraima. Apesar de estar localizado em uma região remota da América do Sul e da dificuldade do trekking, o acesso é relativamente mais fácil pelo lado venezuelano e, ao final, todo esforço vale a pena quando chega-se ao topo e se tem a oportunidade de se deslumbrar com uma das vistas panorâmicas mais incríveis do mundo.

Se no final do texto você se interessar por essa viagem fantástica, consulte nossos pacotes completos para o Monte Roraima.


Foto: Paraitepy - Início do Trekking

Antes de iniciar sua aventura pelo Monte Roraima, no entanto, é necessário saber algumas informações. A primeira delas é que a melhor época para explorar a região é na temporada de seca, que vai de Setembro a Março (Janeiro é um dos meses mais indicados, pois o clima é mais propício para fazer as trilhas e fica mais fácil de alcançar o topo do monte). Outro cuidado importante é o que se deve levar na viagem – não há nada muito complicado ou fora do comum, mas alguns dos itens essenciais incluem camisas dry-fit, blusas anorak, botas para trekking, bonés e óculos para se proteger do sol, saco de dormir, mochilão, garrafa d’água, repelente, protetor solar, lanterna e um kit de primeiros socorros (lembrando que, quanto menos peso na sua mochila, melhor). Também vale a pena lembrar que, apesar de qualquer um poder fazer a caminhada do Monte Roraima, a trilha exige certa resistência, portanto, é uma boa ideia se preparar fisicamente antes de ir.


Foto: Rio Kukenan

Como já mencionamos, a maneira mais fácil de chegar ao Monte Roraima é pelo lado venezuelano. Mas antes disso, a viagem deve começar a partir de Boa Vista, capital do estado de Roraima, no Brasil, onde você passa o primeiro pernoite. No dia seguinte, você vai receber um briefing explicando toda a expedição e seguir de transfer específico que leva os turistas até a pequena cidade venezuelana de Santa Helena (220km). No meio do caminho tem uma parada na fronteira, na cidade de Pacaraima, para checar sua documentação (RG ou passaporte e carteira de vacina contra a febre amarela) e fazer os registros necessários. Em Santa Helena a noite é livre e hora de descansar, pois o próximo dia será o início da caminhada.

O próximo dia começa com um transfer até Paraitepy (100km), onde será feita a distribuição e pesagem da bagagem. A partir daí, começa a caminhada em direção ao topo, que pode durar até três dias, caminhando de quatro a cinco horas por dia, e fazendo paradas no caminho para descansar, tirar fotos e se alimentar. No meio da tarde, sempre há uma parada para armar acampamento, jantar, compartilhar histórias da caminhada do dia e pernoitar.  No primeiro dia, acampa-se no Rio Kukenan a 1.100 metros de altitude. No segundo dia, na base da montanha a 1.850 metros. E no terceiro dia, chega-se ao topo a 2.734 metros de altitude.


Foto: Fabio Lobinho - Acampamento para pernoite

O ponto alto da caminhada fica por conta do terceiro dia de caminhada. Este será um dos momentos mais bonitos da trilha, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, admirar a paisagem maravilhosa, ver flores como orquídeas de diversas espécies e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira!


Foto: Leonardo Oliveira da Silva - Flora característica da região

Dos pacotes para o Monte Roraima que você encontra no Desviantes, é possível escolher entre três opções que irão lhe permitir ficar dois, três ou cinco dias no topo do monte para conhecer as atrações da região. O pacote de dois dias, você poderá visitar o Vale dos Cristais para ver suas formações de pequenas esculturas pontiagudas de cristal entre fendas e abismos formados pela ação do vento e das chuvas; o El Fosso, buraco com quedas d’água que forma uma piscina natural com galerias subterrâneas; e o Ponto Triplo, marco piramidal encravado no topo e que demarca o limite de fronteiras entre o Brasil, Venezuela e Guiana.


Foto: Caterina Bilenky - Topo o Monte Roraima

Com o pacote de três dias no topo, você verá essas mesmas três atrações e ainda a Pedra Maverick, ponto mais alto do Monte Roraima, com mais de 2.800 metros; as famosas Jacuzzis do Monte Roraima, pequenas piscinas naturais de água cristalina e repletas de cristais de quartzo; o La Ventana, mirante que oferece a melhor e mais deslumbrante vista de toda a região; e o Salto Catedral, altas formações rochosas com cascatas, labirintos e piscinas naturais.

E, finalmente, o pacote de cinco dias inclui tudo isso e também o Lago Gladys, já no território de Guiana (batizado com esse nome em homenagem a um lago citado no livro “O Mundo Perdido”, que foi inspirado no Monte Roraima e escrito por Arthur Conan Doyle), e outro tipo de acampamento no topo, no “hotel” Coati, localizado em um espaço muito interessante e encantador, entre duas grandes pedras e próximo à uma pequena lagoa rodeada por plantas variadas, chamada de Jardim de Inverno.


Foto: Fabio Lobinho - Base do Monte Roraima

Super Dicas do Desviantes para o trekking ao Monte Roraima

1) Como é proibido subir o monte sozinho, é extremamente importante contratar uma agência de turismo que lhe leve até lá. Os nossos pacotes são uma grande mão na roda, pois incluem todos os transfers,  hospedagens, as licenças necessárias para entrar no parque, acompanhamento de guias experientes, toda a alimentação durante a trilha e equipamentos de camping.

2) O acesso ao Monte Roraima é possível à maioria das pessoas, mas é preciso saber que a trilha é cansativa, anda-se bastante. Não é preciso experiência anterior com trekking. No entanto é importante estar em bom condicionamento físico e de forma alguma estar sedentário para aproveitar com prazer o trekking ao Monte Roraima.

3) Você vai precisar dos seguintes documentos para entrar na Venezuela: Documento de Identidade/RG original ou Passaporte, Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela até 10 dias antes da viagem). É importante resaltar que a Carteira Nacional de Habilitação NÃO É VÁLIDA para travessia da fronteira.

4) Apesar de todos os materias de camping estarem inclusos, você vai precisar levar seu próprio saco de dormir e isolante térmico. Não se esqueça de uma mochila específica para trekking de pelo menos 50 litros, botas confortáveis, roupas de secagem rápida e agasalhos para temperaturas negativas e à prova d'água.
 
5) A temperatura no topo pode chegar a ZERO grau e a região é extremamente úmida, portanto a sensação térmica pode ser de temperaturas abaixo de zero.

  Quer fazer o trekking ao Monte Roraima? Confira os pacotes de 2 a 5 noites no topo

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.