Trilha do Rio do Boi no Itaimbezinho
13/01/2015

Trilha do Rio do Boi no Itaimbezinho

Imagine andar pelas paredes de até 720 metros de altura de um dos maiores cânions do Brasil. Foi isso que a Anna do blog Finestrino fez, essa foi a sua segunda trilha da vida. Ela começou bem! A trilha do Rio do Boi é um percurso por dentro do Cânion Itaimbezinho, que dura entre 6 e 7 horas e é preciso atravessar rios, pedras e amassar muito barro.

Para quem ficou curioso com o nome do blog: Finestrino quer dizer "janelinha" em italiano e remete-se àquela visão que temos da janelinha do avião, trem, ônibus quando estamos viajando, inclusive, você pode mandar as fotos da sua "janelinha" para ser publicada lá no Finestrino.

Logo FinestrinoPor: Anna Martinelli - Finestrino

A Trilha do Rio do Boi é pesada, bem pesada... e está entre as 10 mais difíceis do Brasil segundo o pessoal do nosso hotel na região (não achei o ranking, então não sei dizer mais sobre isso). Ok, obviamente gelamos e ficamos com medo de fazer. E se não aguentássemos? Era nossa primeira trilha de verdade, não apenas um passeio leve de domingo.

Bom, depois de fazer a trilha do Itaimbezinho (que nem se compara a essa), nosso guia - que seria o mesmo pra do Rio do Boi - disse que a gente TINHA que fazer essa trilha, que nós conseguiríamos. Meio receosos, aceitamos o desafio e fomos!

Trilha do rio do boi no Canion Itaimbezinho

Antes de mais nada, escolha bem com quem você vai fazer a trilha. Ela é perigosa, é no meio de pedras, tem rio e todo cuidado é necessário. O pessoal que nos levou é o único que obriga a utilização de capacete, by the way. Como eles dizem "se você quebrar a perna ok, sobrevive, mas se bater a cabeça...". Além disso eles dão uma proteção para as pernas, para evitar picada de bicho e também arranhões.

Anna na Trilha do rio do boi em Aparados da Serra

Mas voltando à trilha, ela de fato é super pesada. Começa com 1h de caminhada pesada no meio da mata. É muito quente, tem bicho, tem subida, tem descida, tem rio, tem barro e tem bastante adrenalina correndo no corpo já. O ritmo é rápido, não é caminhada leve, pois tem que acompanhar o tempo do rio subindo e não correr o risco de ficar preso lá dentro. É, essa trilha não é fraca.

Depois dessa parte é que realmente começa a trilha no rio propriamente dito. Tem gente que já fica por ali de boa, pois não aguenta mais, e o pior trecho só começa agora. São mais 2h de caminhada intensa em pedras - não pedrinha, PEDRAS enormes - e com passagens atravessando o rio.

É difícil fotografar e filmar esse passeio pois usamos as mãos o tempo todo para nos apoiarmos nas pedras. Além disso, várias vezes atravessamos o rio, todos de mãos dadas pois é bem perigoso, tem correnteza e pedras embaixo, claro.

O passeio é incrível, algo único, vista maravilhosa de dentro dos canions, cachoeiras em várias paradas... e vale cada minuto de esforço. Tem apenas uma parada para o almoço e depois já voltamos. Não dá pra se enrolar muito lá dentro, se o rio subir a coisa pega.

Interior do Canion Itaimbezinho

Pausa na Trilha do rio do Boi no Itaimbezinho

Trilha do Rio do Boi

Como falei, eu nunca fiz trilha e nem ecoturismo forte assim, mas adorei demais o passeio. Não precisa ter treino específico de trilha pra fazer, mas tem que ter o mínimo de preparo físico. No fim são 6h de caminhada pesada e se você é sedentário, provavelmente não conseguirá fazer o passeio completo. Os guias também não liberam sua ida pro segundo trecho se não mantiver um bom ritmo no começo. Lá dentro não tem como ninguém carregar ninguém mesmo.

O que achei legal é que o instinto bomba nessa hora, e seu corpo não sente o cansaço, nem tanta sede, nem frio, nem calor, nem vontade de fazer xixi (pelo menos eu não senti nada!), só quando chega na reta final que o corpo responde e você sente o trabalho físico, uma coisa meio dever cumprido assim.

Trilha do rio do Boi Aparados da Serra

Conheça melhor o trabalho do Finestrino

CONHEÇA O BLOG: finestrino.com.br
CURTA facebook.com/blogfinestrino
SIGA twitter.com/@blogfinestrino
VEJA pinterest.com/finestrino
Logo Finestrino

 

ica Desviantes:

Quer fazer a Trilha do Rio do Boi?

Caion Itaimbezinho  Confira aqui nosso passeio para a Trilha do Rio do Boi

hospedagem  Saiba onde se hospedar em Cambará, local onde foi realizada a aventura, aqui.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.