Turismo e Mistérios na Serra do Roncador
09/01/2017

Turismo e Mistérios na Serra do Roncador

Uma área de cerrado repleta de belezas naturais e de muito mistério, a Serra do Roncador é, até hoje, um dos lugares mais desconhecidos e pouco explorados do país e um dos tesouros turísticos do mato grosso. Encravada no ponto mais central do Brasil, em meio à floresta amazônica do estado do Mato Grosso, é formada por uma cadeia de montanhas da era plutônica que se estende por aproximadamente 800 quilômetros, desde o município Barra do Garças, sua porta de entrada, até a Serra do Cachimbo, no Pará, e também atinge até 700 metros de altitude em alguns pontos. Por se tratar de um planalto, é composto por inúmeras formações rochosas, algumas muito imponentes, como os paredões e chapadões, e outras um tanto curiosas, como as cavernas e grutas com galerias, estalactites, estalagmites e pinturas rupestres de milhares de anos, sem contar com a sua imensa cordilheira que serve de divisor natural das águas dos rios Araguaia e Xingu.



A exuberância e riqueza natural da Serra faz valer muito a pena e recompensa qualquer esforço feito pelo visitante. Suas trilhas são um perfeito exemplo disso, pois, apesar das caminhadas serem em terreno em grande parte íngreme e acidentado, levam a alguns dos atrativos mais incríveis da região, como é o caso da trilha do Dedo de Deus, que garante uma vista panorâmica deslumbrante a partir da pedra símbolo do Roncador; já a trilha das Torres Gêmeas passa por um sítio arqueológico com pinturas rupestres de mais de dez mil anos. Outras fascinantes trilhas que valem muito a pena fazer são as do Parque Estadual da Serra Azul, onde você poderá ir até cachoeiras, cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, entre muitos outros.

  Quer conhecer esse destino? Confira os pacotes do Desviantes para a Serra do Roncador




Outras duas imperdíveis atrações atrações turísticas da Serra do Roncador são o Complexo de Cachoeiras do Bateia e a Furna do Mineiro. A primeira se trata de um belo complexo com cerca de quinze cachoeiras que formam piscinas ideais para banhos relaxantes, escorregadores e hidromassagens naturais, sem contar com o mirante, que oferece uma vista espetacular para o cânion Bateia. A segunda é a fazenda da Furna do Mineiro, uma área ampla com uma cachoeira e piscina de águas muito cristalinas, paredões de arenito vermelho e que abriga moradores do campo, sendo possível passar o dia com eles para conhecer seus hábitos e costumes e ainda experimentar os alimentos orgânicos produzidos no local.



Existem também outros atrativos situados no município Barra do Garças, que serve como porta de entrada para a Serra e reúne as principais opções de hospedagens na Serra do Roncador. Entre os principais deles estão o Parque das Águas Quentes, que conta com piscinas de águas quentes e também um rio com água quente corrente, tobogãs, restaurante e um bar molhado, lembrando uma versão menor de Caldas Novas; as praias de rio, que se formam às margens dos rios Araguaia e Garças durante a época de estiagem (entre os meses Abril a Setembro); e a Cachoeira Cristal, a cerca de cinquenta quilômetros de Barra do Garças, com piscinas naturais de águas cristalinas ideais para mergulhar entre os peixes e também uma gruta situada logo atrás da queda que fornece uma vista de um ângulo diferente.



Finalmente, considerados uma atração à parte, são as lendas e mistérios da Serra do Roncador. Há inúmeras histórias e muito mistério por detrás dessa enigmática região, que está no mesmo paralelo de Machu Picchu, o que resultou em diversas lendas e relatos ao longo dos séculos sobre supostas observações de extraterrestres, desaparecimentos e portais dimensionais, e, com isso, se tornou mundialmente famosa como um santuário metafísico. Milhares de místicos, curiosos, pesquisadores e aventureiros visitam a Serra para tentar a sorte e presenciar um fenômeno extraordinário, ou apenas para aprender um pouco sobre o local e esses mistérios que o cercam, através de passeios como o acampamento na pedra do Gavião para passar a noite sob o céu estrelado com objetivo de avistar UFOs, e também a “limpeza espiritual”, onde o viajante mergulha no rio das Mortes para revigorar o corpo e a alma.

  Incrível não? Conheça os nossos pacotes de viagem para a Serra do Roncador

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.