Dicas de Viagens para o feriado de 7 de Setembro
08/08/2017

Dicas de Viagens para o feriado de 7 de Setembro

Serra do Roncador
Apesar de ainda ser uma das regiões mais desconhecidas e pouco exploradas do Brasil e até da selva sul-americana, a Serra do Roncador é um dos lugares mais fascinantes do nosso país – tanto em questão de suas belezas naturais quanto de suas riquezas históricas – e, por isso, é o destino de viagem ideal para quem procura por uma experiência muito especial e única. Encravada no ponto mais central do Brasil, em meio à floresta amazônica no estado do Mato Grosso, a Serra é formada por uma imensa cadeia de montanhas da era plutônica que forma belíssimas e imponentes formações rochosas, desde chapadões e paredões até cavernas com galerias, estalactites, estalagmites e pinturas rupestres de milhares de anos, e uma cordilheira que divide as águas dos rios Araguaia e Xingu. Aproveite para viajar no feriado do dia 7 de Setembro, pois este é um dos melhores meses para visitar a região – além do risco de chuva ser mínimo, tem a menor amplitude térmica nessa época de estiagem e é também quando surgem as praias fluviais.

  Se interessou? Entre aqui e veja os pacotes do Desviantes para a Serra do Roncador



Pantanal
Também conhecido como o Complexo do Pantanal, trata-se de uma imensa região que abrange dois estados brasileiros (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), além do norte do Paraguai e o leste da Bolívia em uma área de mais de 200 mil quilômetros quadrados – por isso, é considerada a maior planície alagada do mundo. Com todo esse tamanho, há centenas de atrações para conhecer no Pantanal, mas um de seus principais atrativos é, com certeza, sua rica e exuberante presença de flora e fauna, abrigando uma grande variedade principalmente de animais (capivaras, jacarés, lobos, lontras, cervos, onças-pintadas, ariranhas, etc., e muitas outras espécies inclusive ameaçadas de extinção) que vivem em perfeito equilíbrio ecológico em um único lugar. Para presenciar esse diversificado ecossistema, Setembro é um dos melhores períodos para ir ao Pantanal, pois é o último mês da época seca, quando as planícies não estão alagadas e os animais ficam nas áreas próximas aos rios, sendo mais fácil avistá-los.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para o Pantanal


Foto: Tambako

Parque Nacional do Itatiaia
Esse é o primeiro e mais antigo parque nacional do Brasil, criado em 1937, e se estende pela grandiosa região da Serra da Mantiqueira, desde o Rio de Janeiro até a divisa de São Paulo e Minas Gerais – e, por conta dessa extensa área que abrange, foi dividido em duas partes. Na parte baixa, o Parque apresenta uma paisagem de mata tropical e diversas nascentes d’água onde os visitantes podem se banhar; já a parte alta possui características completamente diferentes, com campos de altitude e uma paisagem com aspecto quase lunar devido às imponentes elevações rochosas e montanhas que se erguem a mais de 2.500 metros de altura (como é o caso do Pico das Agulhas Negras, o sexto maior ponto do país). Por esse motivo, o Parque Itatiaia é um dos melhores lugares do Brasil para praticar atividades de aventura como o trekking e montanhismo, pois conta com opções tanto para os iniciantes quanto para aqueles que já são mais experientes. Para quem tem interesse em fazer esse tipo de esporte, Setembro é um excelente mês para explorar as montanhas do Itatiaia, já que as temperaturas estão mais amenas e o risco de chuvas é muito menor, o que facilita na prática dos passeios.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para o Itatiaia



Bonito
Um lugar que realmente faz jus ao nome que tem, Bonito apresenta uma das paisagens mais belas e impressionantes do país, com cavernas submersas, grutas que escondem lagoas de águas extremamente cristalinas, cachoeiras e rios para praticar diversas atividades de aventura, fascinantes formações rochosas e muitas outras atrações que fazem desse um dos principais polos de ecoturismo do Brasil. Na época certa (como em Setembro, quando as temperaturas estão bem agradáveis e é logo ao final do período da seca), é possível presenciar as lagoas e piscinas naturais da região, que já são exuberantes e muito transparentes normalmente, ainda mais claras – o que aumenta a visibilidade para a flutuação – e também com um tom azulado profundo e muito impressionante.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para Bonito


Foto: Dahon

PETAR
Situado ao sul do estado de São Paulo, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como PETAR, é uma das unidades de conservação mais importantes do Brasil (sendo inclusive reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade) e um famoso destino na região para quem gosta da prática de atividades de aventura e natureza. O motivo disso se deve à quantidade de atrativos e riquezas naturais que existem no Parque – são dezenas de sítios arqueológicos e paleontológicos, trilhas ecológicas, piscinas naturais e cachoeiras, a maior porção de mata atlântica preservada do país e – é claro, as maiores atrações do local e o que lhe deu sua fama – as mais de 350 cavernas, todas muito impressionantes. Como a melhor época para viajar para o PETAR é no período da seca, entre os meses de Abril a Novembro, quando o clima está estável e não há risco de chuvas (algumas cavernas podem ficar interditadas quando chove), o feriado de Setembro é uma ótima desculpa para visitar o Parque.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para o Petar



Vale do Pati na Chapada Diamantina
Considerado o trekking mais belo do Brasil e até da América do Sul, o Vale do Pati é uma das principais atrações da Chapada Diamantina, pois se trata de uma experiência tão recompensadora e única que viajante nenhum deveria deixar de vivenciar. A travessia, apesar de um tanto desafiadora e cansativa por conta da extensão do trajeto (são setenta quilômetros percorridos em altitude de mais de mil metros), vale muitíssimo a pena devido às incríveis paisagens que você encontrará na trilha, como vales, montanhas, cachoeiras, poços naturais, mirantes, vegetação densa de mata atlântica e muitas outras belezas da natureza que irão lhe tirar o fôlego. Para completar o trekking com conforto e segurança, é importante fazer o passeio em boas condições e Setembro é uma excelente oportunidade para isso, pois é o período mais seco do ano na Chapada Diamantina, mas as temperaturas estão agradáveis – nem muito quente, nem frio – o que facilita muito a caminhada.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para o Vale do Pati



Chapada das Mesas
Situada ao sul do estado do Maranhão, próxima à divisa com o Tocantins, essa é uma das mais exuberantes regiões brasileiras e um importante parque nacional que abriga formações rochosas fascinantes de mais de 60 milhões de anos e que realmente possuem formatos de mesas – por isso a razão do seu nome. Além disso, a Chapada reúne também milhares de outros encantos e riquezas naturais como cânions, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas, paredões e sua riquíssima biodiversidade de fauna e flora, que existe graças à mistura dos três diferentes biomas da região (Cerrado, Caatinga e Amazônia) e faz com que o ecossistema possa conviver em perfeito equilíbrio ecológico – incluindo alguns animais em extinção, como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, a onça-parda, a arara-azul-grande, o lobo-guará etc. Como a Chapada das Mesas é um lugar que chove muito, apesar da temperatura permanecer alta durante todo o ano, o melhor período para visitá-la é nos meses da época seca, como em Setembro, quando não há riscos de chuvas e as águas dos poços e das cachoeiras estão mais cristalinas.


  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para a Chapada das Mesas



Aiuruoca
Localizada no estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, é um destino não muito conhecido pelos turistas. No entanto, a cidade abriga nada menos do que 85 cachoeiras e picos imponentes com altitudes que variam de 1.300 metros a 2.357 metros. O Pico do Papagaio, por exemplo, tem 2.293 metros de altitude e oferece um dos melhores visuais da região, de onde pode-se avistar até o Pico das Agulhas Negras e uma vastidão de paisagens da região. A caminhada até o seu cume é de 5km (somente ida) e tem nível de dificuldade média, mas quem chega até lá sabe o quanto o esforço vale a pena. Setembro é um ótimo período para visitar a cidade, o inverno mais rigoroso já passou e durante o dia a temperatura tende a ser bem confortável, ficando em torno de 23 graus. É também o fim da época de estiagem, então os rios já ganharam maior volume de água, mas ainda estão com as águas bem cristalinas.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para Aiuruoca



Serra da Canastra
Um dos mais importantes parques nacionais do Brasil, a Serra da Canastra é uma região muito extensa e privilegiada do estado de Minas Gerais, sendo lar não apenas de algumas das mais bonitas paisagens naturais – são centenas de cachoeiras, mirantes, imensos paredões rochosos, grutas e cavernas, vales, lagos e uma riquíssima flora e fauna – como também da nascente histórica do rio São Francisco, um curso d’água de extrema importância para o país. Mas os atrativos da Serra não se resumem só à natureza, pois como em qualquer verdadeira região mineira, há também muita história, cultura e atividades de lazer para fazer, como as lojinhas de artesanato e fazendas que vendem o queijo da Canastra, seu produto mais típico e famoso, considerado até mesmo patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN. O feriado de 7 de Setembro é uma ótima data para visitar a Serra, pois é quando as temperaturas começam a aumentar um pouco (perfeito para tomar banhos de cachoeiras), mas não fica quente demais que causará chuvas.

  Se interessou? Entre aqui e vejas os pacotes do Desviantes para a Serra da Canastra

Quer conhecer outro destino incrível? Conheça Poços de Caldas - MG e seus pontos turísticos no blog da Nacional Inn

 

  Quer ver todas as viagens do Desviantes para 7 de Setembro? Entre aqui.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.