Tirolesa e 7 lugares radicais para fazer
31/07/2014

Tirolesa e 7 lugares radicais para fazer

A tirolesa é um esporte de aventura que transmite ao praticante a sensação de estar em voo livre. No formato mais básico, a tirolesa consiste em percorrer um cabo de aço ancorado entre dois pontos distantes. O movimento é feito por meio de uma ou mais roldanas, que ligam, por meio de mosquetões, a cadeirinha de alpinismo ao cabo de aço.

O nome “tirolesa” está muito ligado à sua origem. Essa atividade surgiu na região de Tirol, na Áustria e inicialmente era utilizada para fins de transporte de animais, pessoas e mantimentos entre rios e montanhas da região. A técnica foi também utilizada durante guerras e conflitos, como forma de entregar alimentos e munição para tropas em posições mais avançadas.

A tirolesa, como atividade turística, não exige técnica ou condicionamento físico, mas necessita do acompanhamento de um especialista para garantir a segurança dos praticantes.

Que tal conhecer algumas das mais belas e interessantes tirolesas pelo Brasil? A equipe Desviantes preparou uma lista com 7 tirolesas de arrepiar, tanto pela adrenalina quanto pela vista das paisagens.

 

1. Tirolesa - Pedra Bela - SP

A Tirolesa Pedra Bela é considerada a maior tirolesa do Brasil e a maior do mundo na categoria cabo único. É necessário cerca de 1 minuto e 30 segundos para percorrer toda a sua extensão de 1900 metros. A velocidade média é de 80km/h, mas em alguns trechos pode-se atingir 107 km/h. Sua altura também não é pouca, está a 130 metros do solo. É uma bela descida, de onde se pode ver a pedra de saída, campos de gado, e o portal da cidade.

Tamanho da Tirolesa: 1900 metros de extensão

Altura da Tirolesa: 130 metros

Localização da Tirolesa: Cidade de Pedra Bela, município da região de Bragança Paulista. A cidade está localizada na serra da Mantiqueira a 120 km da cidade de São Paulo.

 

Video: Ernandes C Santos - Foto: Mega Tirolesa

Mega Tirolesa São Paulo

 

2. Tirolesa Voadora – Socorro - SP

A Tirolesa Voadora é a primeira tirolesa voadora do Brasil que tem 1 km de extensão. O nome “voadora” não é em vão. Nesse tipo de tirolesa, o aventureiro vai deitado de bruços com a cabeça em primeiro plano. A posição é muito parecida com a pose de voo do personagem Superman. O percurso dura em torno de 1 minuto e o ponto mais alto tem 140 metros de altura. Na descida, a paisagem fica por conta do rio do Peixe e pela infraestrutura do Parque dos Sonhos, hotel fazenda onde está localizada a tirolesa.

Tamanho da Tirolesa: 1000 metros de extensão

Altura da Tirolesa: 140 metros

Localização da Tirolesa: Cidade de Socorro, município famoso pelo turismo de aventura e atividades outdoor, especialmente o Rafting no Rio do Peixe. A tirolesa fica dentro do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.

Video: Naaliel Assis - Foto: Wener Paixão

Tirolesa Socorro Voadora

 

3. Tirolesa do Engenho Eco Park – Florianópolis - SC

A tirolesa do Engenho Eco Park é conhecida por ser a mais radical do Brasil. O mérito não é pela sua extensão, que é de apenas 650 metros, mas sim pela sua altura. São 220 metros de distância do solo e o praticante pode atingir até 120 km/h. Sua verticalidade é tanta que os praticantes usam um mini paraquedas nas costas, como forma de diminuir a velocidade durante o trajeto.

Tamanho da Tirolesa: 650 metros de extensão

Altura da Tirolesa: 220 metros

Localização da Tirolesa: Florianópolis, dentro do Engenho Eco Park. A tirolesa sai do Morro dos Macacos, de onde é possível avistar as Praias da Joaquina, Praia Mole, Ingleses, Santinho, Moçambique e Barra da Lagoa.

Video: Grnomiyama - Foto: Sandro Silva

Tirolesa Floripa Eco park

 

4. Tirolesa Adventure Park – Lages – SC

A tirolesa do Aventure Park tem um visual muito bonito para quem gosta de montanhas. Os cabos levam o praticante por belas formações rochosas e depois para um mergulho em meio a floresta de pinheiros do Parque Pedras Brancas. A tirolesa tem 1200 metros de extensão, um desnível de 150 metros e o voo dura mais de 1 minuto. Com o vento favorável pode-se atingir 80km/h.

Tamanho da Tirolesa: 1200 metros de extensão

Altura da Tirolesa: 150 metros

Localização da Tirolesa: Lages, município famoso pelo turismo rural no estado de Santa Catarina. A tirolesa fica dentro do Adventure Park, onde também pode-se praticar escalada em rocha, boulder e trekking.

Video: Jose Carraro - Foto: Adventure Park

Tirolesa em Lages

 

5. Tirolesa da Lagoa Jacumã -  Extremoz – RN

A tirolesa da Lagoa Jacumã é conhecida sabiamente por “aerobunda”. O seu percurso termina nas águas da lagoa Jacumã, onde as pessoas deslizam com o bumbum pela água até parar e receber um verdadeiro banho. O Aerobunda não impressiona pela extensão e nem pela altura, a descida dura apenas 15 segundos e a altura do solo é de 30 metros. Mas a beleza das dunas de Jacumã e a água limpa e doce da lagoa tornam o “aerobunda” uma grande atração.

Tamanho da Tirolesa: Desconhecido

Altura da Tirolesa: 30 metros

Localização da Tirolesa: Cidade de Extremoz, dentro do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu. O local está a 25 km de Natal. Genipabu é famoso pelas suas dunas, que já serviram de cenário para várias novelas.

Video: Jeferson Maria - Foto: Viver Natal

 

6. Tirolesa de Morro de São Paulo - BA

A Tirolesa de Morro de São Paulo é para quem quer sentir a adrenalina e ainda se refrescar nas águas cristalinas da Primeira Praia. São 340 metros de comprimento a uma altura de 70 metros. O percurso dura em média 20 segundos e vai do Farol à Primeira Praia, conhecida pelos esportes náuticos e pela prática de mergulho livre. O cenário da descida não necessita explicações, é possível ver a paisagem da Primeira até a Quarta praia, todas com suas águas transparentes.

Tamanho da Tirolesa: 340 metros

Altura da Tirolesa: 70 metros

Localização da Tirolesa: Morro de São Paulo, no município de Tinharé. A região faz parte da costa do Dendê, famosa por suas praias intocadas com formações de recifes de corais e vastos coqueirais. Para se chegar em Morro de São Paulo são 2 horas de barco ou 25 minutos de taxi aéreo, ambos partindo de Salvador.

Video: lgvasconcelos - Foto: Por aí e por aqui

 

7. Voo do Gavião – Chapada dos Veadeiros  - GO

A Tirolesa Voo do Gavião fica na Chapada dos Veadeiros e qualquer tirolesa tendo a Chapada como cenário precisa ser mencionada. No percurso do Voo do Gavião, o praticante pode contemplar boa parte da geografia da Chapada: Morro da Baleia, Serra das Cobras, Serra Almécegas, Morro da Conceição, Serra da Boa Vista. A tirolesa tem trajeto médio, são 850 metros de extensão a 100 metros de altura e a velocidade média é de 55km/h. Para os curiosos, a tirolesa recebe o nome de Voo do Gavião devido à grande quantidade de Gaviões Carcarás existentes na área.

Tamanho da Tirolesa: 850 metros

Altura da Tirolesa: 100 metros

Localização da Tirolesa: Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso. O local é cheio de cânions, trilhas e poços de água cristalina. A tirolesa fica na Fazenda São Bento a aproximadamente 9 km da cidade. 

Video: Marcos Ferrer - Foto ViajeAqui

Tirolesa Chapada dos Veadeiros

 

ica Desviantes:

Venha descer de Tirolesa. Veja opções perto de você:

Tirolesa Desviantes  Confira aqui as Tirolesas disponíveis no Desviantes

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.