O que fazer em Bonito - MS

Não tenha dúvidas, a cidade de Bonito é realmente um local muito bonito. Com certeza a mãe natureza foi generosa com essas terras de águas transparentes, grutas, cavernas, cachoeiras e muita vida dentro e fora da água. E se a natureza foi generosa, os moradores souberam aproveitar a beleza e criaram uma bela infraestrutura turística. A cidade é um pólo mundial de ecoturismo reconhecida ano após ano por ganhar o prêmio de “Melhor destino de Ecoturismo do Brasil” da revista Viagem e Turismo.

Descobrir o que fazer em Bonito não é tarefa fácil, e não pela falta de opções e sim pela abundância. A cidade conta com 40 atrativos, todos eles vinculados ao contato com a natureza, oferecendo opções para todas as idades e preferências, tanto para quem gostar de interagir com os ambientes como para quem prefere apenas observar. A flutuação nos rios de águas cristalinas é a atividade cartão postal entre todas as opções do que fazer em Bonito. No entanto, há muito mais o que fazer, como caminhadas até cachoeiras, rapéis que levam a lagoas de cor espantosamente azul, mergulho, arvorismo, rafting e observação de aves.

E depois de curtir o dia na natureza, à noite, é hora de descansar provando as comidas e bebidas típicas, como o tereré, uma espécie de chimarrão, no qual o mate é misturado com água gelada. E no dia seguinte, mais natureza! E para escolher as melhores opções de atividades para você, confira em detalhe o que fazer na capital do ecoturismo.

  • Fazer Flutuação em Bonito

    O calcário, rocha predominante na região, é responsável pela transparência incrível das águas dos rios. Na flutuação, você será equipado com colete de flutuação, roupas de neoprene, máscara e snorkel para poder respirar enquanto deslumbra o fundo dos rios repletos de piraputangas e dourados. A sensação é de se estar dentro de um grande aquário de águas azuladas e fundo branquinho. É a atividade número 1 de Brotas e cartão postal da cidade. Pelo menos sete empreendimentos oferecem esse tipo de atrativo, sendo os mais famosos o Rio da Prata, o Rio Sucuri e a Lagoa Misteriosa, o último é uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade.

  • Visitar Cachoeiras em Bonito

    Nos arredores de Bonito, uma fazenda abriga a cachoeira mais alta do estado do Mato Grosso do Sul, a Cachoeira Boca da Onça, com 157 metros de altura. Para se chegar a cachoeira, você deverá fazer uma trilha leve de 3 horas de caminhada e poderá se refrescar nas quedas d’água encontradas no caminho. E não para por aí. A região rica em águas tem outras quedas cristalinas como as presentes no Parque das Cachoeiras e na Estância Mimosa. Os dois parques somam juntos 10 cachoeiras, cada uma com as suas particularidades, sendo algumas ótimas para crianças. Ao percorrer as trilhas em busca das cachoeiras, você estará andando por trechos de mata, passando por pequenas grutas e mirantes.

  • Fazer Rapel em Bonito

    Para os amantes de atividades verticais, Bonito tem uma surpresa. O Abismo Anhumas é uma das maiores cavernas submersas do Brasil e abriga um lago de águas cristalinas de coloração esverdeada, com mais de 80 metros de profundidade. E como chegar até o lago? Você fará uma descida de rapel de 72 metros de altura (equivalente a um prédio de 30 andares). E o passeio não acaba por aí, depois de atingir a base do lago, você poderá entrar na água e fazer flutuação. A sensação é de se estar voando em um ambiente surreal. (Foto: Valdemir Cunha)

  • Fazer Arvorismo em Bonito

    No arvorismo você andará pelas copas das árvores através da superação de obstáculos e sempre amparado por instrutores e equipamentos de segurança. Em Bonito os percursos de arvorismo variam de 4 a 20 metros de altura e incluem descidas por tirolesa no percurso. O arvorismo pode ser praticado no Cabanas Arvorismo e no Sítio Ybirá Pe. O arvorismo é uma ótima atividade para ver e ouvir espécies de aves. No caso do Ybirá Pe, você também ouvirá o som das cachoeiras do rio logo abaixo e no Cabanas Arvorismo você descerá por uma tirolesa aquática no Rio Formoso. (Foto: Ybirá PE)

  • Fazer Passeio de Bote em Bonito

    Uma atividade diferente para fazer em Bonito é o passeio de bote no Rio Formoso. São ao todo 7km de passeio, sendo a maior parte do percurso em águas calmas passando por algumas quedas d´agua e paradas para banho. Apesar de utilizar os mesmos equipamentos do Rafting, a atividade é mais voltada para a contemplação com quedas tranquilas e observação da vida selvagem na margem do rio. É uma ótima maneira de se refrescar e você poderá fazer guerrinha de água com os demais botes. Na base do passeio existe cachoeiras, redário e muito verde. (Foto: Alex Silveira)

  • Fazer Mergulho em Bonito

    Para quem sempre teve o sonho de mergulhar com cilindro, saiba que a sua primeira experiência de mergulho pode ser nas águas doces e cristalinas de Bonito. E preste atenção, não é preciso nenhuma certificação para esse mergulho, é um mergulho de batismo com profundidade de até 7 metros. O mergulho de batismo, para iniciantes, pode ser feito tanto no Rio Formoso, quanto no Rio da Prata. Os dois rios oferecem um cenário subaquático fascinante com a oportunidade de ficar embaixo de quedas d’água. Para quem é mergulhador credenciado, é possível descobrir maiores profundidades. No Abismo Anhumas, você poderá descer a até 18 metros de profundidade e sentir a paz de estar em um lugar totalmente surreal e com visibilidade excelente.

  • Fazer Passeio de Bike em Bonito

    Gosta de pedalar? Então para você existe mais uma opção de atividade para fazer em Bonito. Em bonito são oferecidos percursos tanto para iniciantes como para quem gosta de uma pedalada mais longa. A Trilha da Lagoa tem saídas diárias, com 18 km rodados em ritmo de passeio e não de corrida. O passeio tem início no centro de Bonito e tem destino ao Parque do Rio Formoso, onde é possível contemplar não só o rio, mas a fauna e flora local e adicionar passeios como a flutuação e cavalgada. Para quem gosta de roteiros mais longos e de pedalar em grupos, existe a Rota do Guará, percurso de 130 km, com pernoite em fazenda e visita ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena e banho no Rio Perdido. (Foto: Lobo Guará Bike Adventure)

  • Fazer Passeio de Cavalo em Bonito

    As cavalgadas possibilitam a experiência de vivenciar o clima de uma fazenda sul-mato-grossense. São oferecidos por pelo menos quatro propriedades em Bonito. Na cavalgada, além de contemplar a natureza, você terá a oportunidade de vivenciar as atividades rurais das fazendas, como a criação de gado e a produção do doce de leite. Em todas as propriedades, o passeio a cavalo pode ser complementado com outras atividades, como passeio de quadriciclo, paradas para banhos, flutuação e mergulhos com cilindro.

  • Fazer Passeio de Quadriciclo em Bonito

    Em Bonito, você pode combinar o passeio de quadriciclo com um banho de cachoeira! O passeio de quadriciclo do Rio Sucuri tem 40 minutos de duração e passa por trilhas em meio a mata e campos abertos e tem uma parada para banho de cachoeira no Rio Sucuri. É uma boa oportunidade para você vivenciar uma experiência off-road na bela natureza de Bonito. (Foto: Viva Bonito)

  • Fazer Observação de Aves em Bonito

    O Buraco das Araras é uma espetacular formação geológica que abriga bandos de araras que utilizam os paredões para construir os seus ninhos. Essas aves incríveis passarão em revoada sobre a sua cabeça. Além das araras que dão nome ao local, o atrativo tem 125 espécies de aves já registradas e avistadas dentro da propriedade. O passeio padrão no Buraco da Araras tem duração aproximada de 1 hora, percorrendo um trajeto de 1km, com duas paradas para observação e contemplação nos mirantes. (Foto: Cristian Malevic)

  • Fazer Boia Cross em Bonito

    Além da opção do passeio de bote pelo Rio Formoso, você pode optar por descer o rio em boias individuais em uma modalidade chamada de Boia Cross. No Boia Cross você controla a direção da boia e o contato com a água é maior do que no passeio de bote. Algumas quedas d’água acrescentam mais emoção na experiência. O passeio é oferecido no Hotel Cabanas, que agrega outras opções do que fazer em Bonito, como o arvorismo. (Foto: Mark Hillary)