O que fazer em Brotas - SP

Brotas é uma cidade tranquila e pequena, rodeada por rios, cachoeiras e uma ótima infraestrutura turística. Ela é considera a capital paulista da aventura e reconhecida internacionalmente pela prática do Rafting, descida de corredeiras com botes infláveis, que levam entre 4 e 7 pessoas. É o lugar ideal para levar a família e os amigos para se aventurar com toda segurança!

A cidade realmente respira o turismo de aventura, que está presente até mesmo na decoração dos seus bares e restaurantes, como é o caso do Brotas Bar. Não faltam passeios e o que fazer em Brotas. As principais atividades são: Rafting, Tirolesa, Arvorismo, Trilhas para Cachoeiras, Rapel e Quadriciclo.

Em Brotas, as opções de onde ir e conhecer vão estar quase sempre relacionadas à natureza e aventura. Mas na cidade existe um ponto turístico bem singular, o Centro de Estudos do Universo, onde o visitante pode fazer observação do céu com instrumentos profissionais e participar de sessões do planetário.

As opções de pousadas e hotéis são bem amplas na cidade, englobando hotéis fazenda, pousadinhas e inclusive campings.

  • Fazer Rafting em Brotas

    O Rafting em Brotas é feito no Rio Jacaré Pepira, considerado um dos melhores do Brasil para a prática do Rafting. No trecho mais tradicional, você vai enfrentar 14 corredeiras de classe II a IV e algumas quedas de 3,5 metros de altura. Em Brotas, você escolhe qual tipo de Rafting você e seus amigos ou família querem fazer. Além do tradicional existem outras versões:

    O Rafting Noturno: Feito nos dias de lua cheia, no mesmo trecho do Rafting Tradicional. Nesta modalidade recebemos uma dose extra de emoção e os sentidos ficam mais aguçados, procurando pelas corredeiras que surgem repentinamente na escuridão da noite.

    KR Rafting ou Rafting Elite: É praticado usando o KR, um bote inflável menor, que leva até 4 pessoas (3 participantes + 1 Condutor). Um bote menor resulta em um Rafting mais rápido e emocionante. Além do bote, as linhas de decidas são mais radicais e os condutores são grandes especialistas em Rafting, muitos já campeões mundiais.

    Rafting Floating ou Mini-Rafting: Uma versão de rafting voltada para as crianças e as pessoas da melhor idade. Essa versão acontece no Alto Jacaré, trecho de águas calmas do Rio Jacaré Pepira. É um grande passeio para observar a natureza em volta do rio e permitir que os pequeninos também aproveitem as sensações do Rafting.

    Duck Radical: Ainda mais radical! O Duck é um caiaque inflável, que leva apenas você e o condutor. É uma maneira de curtir o Rio Jacaré Pepira com bastante adrenalina. O trecho é o mesmo do Rafting tradicional, mas a velocidade de descida e o contato com a água são maiores!

  • Fazer Passeio de Quadriciclo em Brotas

    Pilotando um quadriciclo você pode enfrentar facilmente terrenos acidentados, obstáculos e encarar muita lama. Em Brotas, o passeio de quadriciclo mais tradicional tem como destino a Cachoeira Cristal e são utilizados quadriciclos de 325 e 500 cilindradas. Nesse passeio você irá pilotar tanto por estradas vicinais, de terra, como por trilhas, enfrentando descidas, atoleiros e atravessando rios. O percurso total é de 22 km e tem duração aproximada de 2 a 3 horas. Para quem procura mais aventura, o passeio da Cachoeira Cristal também pode ser feito durante a noite, com a iluminação da lua e a presença constante das estrelas.

    Para os pequenos, existem também opções de passeios de quadriciclos para crianças e adolescente entre 5 e 12 anos. São passeios especiais, feitos em circuitos fechados e com quadriciclos adequados.

  • Fazer Arvorismo em Brotas

    O primeiro percurso de arvorismo do Brasil foi instalado em Brotas e desde então a cidade continua referência quando o assunto é Arvorismo. Depois do Rafting, o arvorismo é uma das principais atividades para fazer em Brotas. Nessa atividade, você irá andar entre plataformas montadas na copa das arvores, ultrapassar diferentes obstáculos, descer tirolesas e em alguns casos fazer rapel.

    Em Brotas existem 6 circuitos de arvorismo, o maior deles, oferecido pela Alaya, possui 40 obstáculos, passando entre mata nativa e englobando 3 tirolesas. O Arvorismo do Aventurah tem uma novidade, termina com uma tirolesa aquática, direto no lago para um mergulho!

  • Fazer Canionismo em Brotas

    Brotas é cheia de cachoeiras e não poderia deixar de ser também um ótimo lugar para praticar o caniosnimo, descidas de cachoeiras utilizando técnicas de rapel. Os principais pontos da prática de canionismo são a Cachoeira Cassorova (30 metros), a Cachoeira Jacaré (35 metros) e a Cachoeiras dos Quatis (42 metros).

    As atividades de canionismo englobam trilhas em meio a mata preservada para chegar e voltar das cachoeiras. Se você não tiver experiência com rapel, não se preocupe, antes das atividades há sempre um treinamento em cachoeiras pequenas ou em plataforma seca para você se familiarizar com as técnicas.

  • Fazer Tirolesa em Brotas

    Pela água ou pelo ar, Brotas nunca deixa de lado a aventura. Você pode escolher qual tipo de tirolesa deseja fazer em Brotas: sozinho, em dupla, com seu filho(a) ou na posição frontal, como o personagem Superman! Brotas guarda uma das tirolesas mais altas do Brasil, a tirolesa Voo do Tarzan, com os seus altíssimos 120 metros e também uma das tirolesas mais extensas do Brasil, a tirolesa Voo do Superman, formada por duas tirolesas, totalizando 1.900 metros de descida.

  • Fazer Boia Cross em Brotas

    Antes mesmo da cidade ser reconhecida pelo Rafting, o Boia Cross já estava presente pelas corredeiras do Rio Jacaré Pepira. Os moradores da cidade encontraram um jeito simples e divertido de descer as corredeiras do rio: usando boias individuais, sempre com a presença de um guia.

    O boia cross é praticado em um trecho tranquilo do rio Jacaré Pepira, em uma área de remanso, chamada de Alto Jacaré.

  • Fazer Caminhada em Brotas

    Se preferir, você pode explorar a natureza de Brotas com as suas próprias pernas. A cidade oferece trilhas de curta duração para você fazer com seus amigos e familiares. A trilha mais famosa de Brotas é a Trilha da Cristal, que passa por um lindo vale, atravessando riachos até chegar na Cachoeira da Cristal, uma queda de 15 metros, ótima para um banho logo após a caminhada. O percurso dura aproximadamente 4 horas.

    Em Brotas existem também outras trilhas de pequena duração como a Santa Eulália de 2 horas de duração e a Pedra branca de 2 horas e meia de duração.

  • Day Use em Brotas

    Você pode também escolher uma das fazendas e propriedades de Brotas e aproveitar um Day Use, sem tantas emoções e com muita tranquilidade. A Fazenda Areia que canta, por exemplo, possui uma nascente de águas cristalinas, numa piscina de 10 metros de diâmetro, que você pode entrar para conferir.

    Reservar Day Use em Brotas