O que fazer em Ilhabela - SP

Ilhabela é um paraíso natural de fácil acesso e com ótima infraestrutura turística. O seu legado natural impressiona, são 73 praias, 14 ilhas e 365 cachoeiras. A cidade também abriga uma das regiões mais altas do litoral paulista, tendo como ponto culminante o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude.

A cidade consegue atender desde o turista mais sofisticado, que procura por comodidades e contato com a natureza, até o turista mais aventureiro, que procura por praias pouco exploradas, locais de mergulho e trilhas na mata.

Descubra, a seguir, o que fazer em Ilhabela quando o assunto é natureza. Se você está com dúvida sobre o destino, saiba que a cidade guarda duas praias consideradas umas das mais belas do Brasil, as praias de Castelhanos e Bonete.

  • Fazer Off Road (Passeio de Jeep) em Ilhabela

    Um dos mais tradicionais passeios de aventura da ilha. O principal destino dos passeios de Jeep é a Praia de Castelhanos, são 22 km de off road em uma estrada com cachoeiras, travessia de rios e rica em fauna e flora. O destino então, nem se fale, Castelhanos possui todas as características de uma praia paradisíaca, águas cristalinas, areia clara e muita natureza. Se você gosta de caminhar, é possível visitar a Cachoeira do Gato, uma caminhada de 40 minutos até uma queda de 80 metros de altura. Um passeio para toda a família.

    Reservar Passeio de Jipe em Ilhabela
  • Fazer Mergulho em Ilhabela

    Ilhabela é um dos principais pontos de mergulho em São Paulo e no Brasil. A cidade é considera o principal cemitério de navios do Brasil, são mais de 20 catalogados e visitados em expedições de mergulho. Alguns dos navios foram afundados ainda no início do século passado, como é o caso do AYMORÉ, naufragado em 1920.

    A Ilha é um ótimo local para quem quer experimentar o mergulho pela primeira vez e fazer um mergulho de batismo. A Ilha das Cabras e o costão da Ilha de Búzios são locais protegidos e cheios de vida marinha: garoupas, badejos, robalos, caranhas e frades.

  • Fazer Passeio de Escuna em Ilhabela

    Os passeios de escuna são uma forma de conhecer praias pouco exploradas e de difícil acesso por terra. A rota mais tradicional das escunas é a região norte da ilha, passando pelas praias da Fome e do Jabaquara, ambas não urbanizadas e que abrigam comunidades tradicionais. Algumas operadoras oferecem equipamento de snorkeling como extra e você pode aproveitar para mergulhar e ver cardumes de sargentinhos e tartarugas marinhas.

  • Fazer Passeio de Lancha em Ilhabela

    Além dos tradicionais passeios de escuna, você pode fazer parte de um passeio de lancha ou flexboat. Os principais destinos são a praia de Castelhanos, acessível por terra somente de veículo 4x4, e a praia do Bonete, acessível por terra apenas por trilha. A praia do Bonete se destaca pela suas ondas, sendo bastante procurada para o surf. Se você gosta de mergulhar, os passeios de flexboat já incluem aluguel de máscaras e snorkel para fazer mergulho livre.

  • Fazer Caminhadas em Ilhabela

    Mais de 80% de toda a vegetação da ilha está preservada. Fazer trekking em Ilhabela é certeza de andar por mata nativa e ter vistas maravilhosas. É possível mesmo praticar montanhismo, as opções de picos são variadas: Pico do Baepi, Pico do Papagaio, Pico São Sebastião e o Morro da Serraria. Se você gosta de caminhar até praias desertas, precisa conhecer as trilhas para a praia do Bonete e a Travessia Bonete Castelhanos, a primeira com aproximadamente 5 horas de duração e a segunda um pouco mais longa e exigente, com 6 horas de duração.

    Existem também outras trilhas mais curtas que levam principalmente para cachoeiras, como a Praia da Feiticeira e o Poço da Pedra.

  • Fazer observação de aves em Ilhabela

    Caminhar à procura de pássaros pouco conhecidos é uma atividade relaxante e prazerosa. Ilhabela é a casa de aves exóticas como o Martim pescador pequeno, o Tucano de bico verde e o Tiê sangue. Os passeios são feitos por corredores ecológicos, como por exemplo a Trilha do Poção, na região da Barra Velha Alta.