O que fazer em Paraty - RJ

O cenário de Paraty diz muito sobre o que a cidade tem a oferecer aos seus visitantes. Casarões do século 18 se misturam as montanhas, ao fundo, e ao mar calmo, a frente, formando um verdadeiro santuário para quem gosta de natureza. As opções do que fazer em Paraty são muito diversas tanto na água como na terra. No mar, as águas protegidas da Baía da Ilha Grande formam uma grande piscina, excelente para passeios de caiaque, stand up e para mergulhar. Nos rios, uma atração interessante. Um rio de corredeiras, ótimo para fazer uma descida de Rafting. Em terra, os atrativos ficam por conta dos Parques e Reservas Ecológicas, que guardam cachoeiras, trilhas e caminhos de off-road, que podem ser percorridos em passeios de jipe.

Se você está procurando uma coisa diferente para fazer em Paraty, vai gostar de saber que Paraty abriga o único Fiorde do Brasil. Um Fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Imagine que paisagem fantástica, e isso você encontra no Saco do Mamanguá e poderá ver tudo de cima do Pico do Mamanguá.

  • Fazer Mergulho em Paraty

    As águas protegidas da Baía da Ilha Grande, combinadas com uma visibilidade acima dos 10 metros, caracterizam Paraty como um dos mais conhecidos pontos de mergulho no Brasil, principalmente para quem quer experimentar a sensação pela primeira vez. A Una Dive oferece o mergulho de batismo, que pode ser praticado por toda a família, sem necessidade de experiência prévia. A vida marinha é abundante e você terá a oportunidade de conhecer um avião naufragado. Alguns pontos de mergulho conhecidos são: Ilha dos Ganchos, Ilha Comprida e Ilha dos Meros. Para quem optar por não mergulhar, vale o passeio de barco até os locais de mergulho e será cobrado um valor de acompanhante.

  • Fazer Passeio de Caiaque em Paraty

    Das opções do que fazer em Paraty, talvez o passeio de caiaque seja um dos itens mais autênticos. A cidade está situada na quarta maior baía do país, composta por enseadas e penínsulas que impedem a circulação de correntes e criam uma verdadeira piscina sem ondulações, ideal para caiaques e stand up. Existem roteiros para remadores experientes e iniciantes. Roteiros pelo Mangue do Jabaquara são indicados para iniciantes e envolvem menos de 1 hora de remada. Se você tem mais experiência ou simplesmente quer se aventurar, existem roteiros para praias desertas e ilhas, feitos sempre com o acompanhamento de um guia ou de um barco de apoio. E ainda há a possibilidade de roteiros multi dias, com passagem por diversas praias da Ponta da Joatinga. Uma verdadeira imersão na natureza de Paraty.

    Reservar Passeio de Caiaque em Paraty
  • Fazer Rafting em Paraty

    O Rio Mambucaba corre entre as cidades de Paraty e Angra dos Reis e forma boas corredeiras, ideais para iniciantes que querem sentir a emoção do Rafting. No percurso, você e mais 4 pessoas embarcam e um bote e descem o rio sempre conduzidos por um guia especializado em Rafting. Mas isso não significa que você não terá que remar, o Rafting é um esporte em equipe! A duração média é de 5 horas, com 13 corredeiras intercaladas por partes calmas. O passeio pode ser moldado para gerar mais ou menos adrenalina, dependendo do tipo de bote a ser utilizado, quanto menor, mais ágil! A adrenalina fica por sua conta.

  • Fazer um Passeio de Bike em Paraty

    Você gosta de pedalar e quer fazer isso em uma paisagem diferente? Paraty faz parte do roteiro da Estrada Real, mais precisamente do trecho Cunha – Paraty, que forma um trajeto de 24 km, com opção de visitar alambiques e cachoeiras, como a famosa Cachoeira do Tobogã, que como o nome sugere, é um grande escorregador natural. Os roteiros são criados de acordo com a sua experiência, podendo ser um passeio leve ou um percurso mais distante com trilhas e subidas. Uma das opções é o passeio noturno, onde todos vão com lanternas de cabeça e você vai sentir a incrível sensação de pedalar pelos caminhos de Paraty somente com a luz da lua e das lanternas.

  • Fazer Observação de Aves em Paraty

    A natureza exuberante e preservada da cidade é um ambiente perfeito para os birdwatchers. Já foram catalogadas mais de 450 espécies de aves em Paraty, sendo que algumas delas, como é o caso do Formigueito da Cabeça Vermelha, são espécies endêmicas, ou seja, só existem nessa região. Por isso, se você quiser conhece-las, terá de vir a Paraty! Uma maneira interessante de fazer essa atividade é através do floating pelo Rio Mambucaba. O floating é feito com os mesmos botes de Rafting, porém no trecho sem corredeiras, por isso, é possível observar toda a natureza tranquilamente, sem se preocupar em molhar a câmera fotográfica.

  • Fazer Caminhadas em Paraty

    O território do município engloba parques e áreas de proteção com algumas das trilhas mais famosas do Brasil. E você pode optar por roteiros curtos ou longos. Alguns exemplos de percursos curtos são: Pico do Mamangua, Pedra da Macela, Cachoeira do Melancia e Cachoeira do Saco Bravo. A última é bem exótica e forma uma piscina bem ao lado do mar. Um bom exemplar de percurso longo é o chamado Caminho de Mambucaba ou, simplesmente, “Trilha do Ouro”. O trekking tem 45 km e leva ao menos 3 dias para ser percorrido, passando por belezas como a Cachoeira dos Veados, com 200 metros de queda e a Cachoeira de Santo Izidro, com uma queda de 80 metros e um poção incrível para nadar. E não para por aí, você pode caminhar entre as praias da Ponta da Joatinga e ter o apoio de empresas e guias especializados para isso.

  • Fazer Passeio de Barco em Paraty

    A mais famosa das opções do que fazer em Paraty. O passeio mais tradicional é feito em escunas e tem a duração de 5 horas. É uma forma relaxante e descontraída de conhecer o belo litoral de Paraty e principalmente de praticar mergulho livre ou snorkeling. As paradas têm duração de 40 minutos, quando se pode dar um mergulho e ver inúmeros peixinhos em águas cristalinas. Os principais pontos visitados são: Ilha Comprida, Praia da Lula, Lagoa Azul e Praia Vermelha. Em alguns locais, a quantidade de peixes é tão grande, que a impressão é de se estar dentro de um imenso aquário.

  • Fazer Passeio de Jipe em Paraty

    Os Jipetours, como são chamados, têm como principal destino a Estrada Real, que inclui passagem por alambiques, fazendas e cachoeiras. Uma opção de o que fazer em Paraty é o tour para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, onde a maior parte do percurso é feito em trilhas estreitas em meio a Mata Atlântica e os motoristas fazem questão de levantar poeira ou barro para você sentir a sensação de um real off-road.