O que fazer na Chapada Diamantina - BA

Resumir em uma página todas as opções do que fazer na Chapada Diamantina é uma tarefa quase impossível, da mesma forma que será uma tarefa bem desafiadora visitar todos os atrativos da Chapada em uma única viagem. A região é sede do segundo maior parque nacional do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, e guarda uma infinidade de cachoeiras, grutas, rios, montanhas, trilhas e até uma região conhecida como mini pantanal, tamanha a semelhança com a área alagadiça da região Mato-grossense. E tudo isso no meio do sertão nordestino. Conforme você se aproxima dos entornos, tem a sensação de estar entrando em um verdadeiro e gigante oásis.

Mesmo a natureza sendo o grande chamariz da Chapada Diamantina, não podemos deixar de exaltar sua singularidade cultural, que é tão rica quanto. A região guarda diversas formas de expressão cultural herdadas de uma mistura entre cultura africana, cultura garimpeira e influências da época colonial que trazem cores e sabores para as vilas e cidades pitorescas nos entornos do parque. As tradições culturais também se refletem na culinária local, que se misturou com culturas internacionais e resultou em garantia de boa comida, mesmo nas menores vilas.

A viagem a Chapada Diamantina é uma garantia de muito contato com a natureza, de trocas culturais e certeza de boa comida. E o melhor, a diversidade da Chapada se acomoda bem a diversos estilos de viagens, do perrengue ao conforto, da aventura ao sossego e contemplação. Para conhecer o máximo de pontos turísticos, é recomendável que você feche um pacote de viagem com antecedência e aproveite o máximo do seu tempo disponível.Conheça um pouquinho do que fazer na Chapada. (Foto: Rodrigo Galvão)