4 pacotes de viagem para Ceará

Selecione o mês
Qual seu destino?
Feriado
Ordenar por

Turismo no Ceará vai de praias a montanhas

O Ceará é um dos estados brasileiros com maior diversidade de ecossistemas, que incluem desde caatinga, cerrado, mata atlântica e mangues, até uma grande região de sertão e um litoral de quase 600 quilômetros de extensão com praias belíssimas, altos coqueiros, lagoas, dunas e falésias, o que faz deste um dos pontos principais do país para a prática do turismo de natureza. Para quem procura entrar em contato direto com natureza com atividades mais relaxantes, como mergulho, passeios off-road e caminhadas curtas, o litoral possui o cenário perfeito para isso; já nos sertões (que ocupam 57% do território cearense) e nas serras, com suas diversas formações rochosas, pode-se fazer caminhadas mais longas. Reunimos abaixo informações sobre três lugares irresistíveis para os ecoturistas e viajantes em geral.

Começando por Fortaleza, capital do estado e um destino de viagem muito cobiçado por turistas nacionais e internacionais por ser dona de extrema beleza e muitas atrações que agradam a todos os tipos de gostos. Além das belas praias urbanizadas de águas mornas e cristalinas, que também contam com uma excelente infraestrutura para seus visitantes e são ótimos pontos para praticar atividades como kitesurf e windsurfe, por causa dos bons ventos, e mergulho, a região ainda reúne muitas paisagens e áreas altamente propícias para o turismo natural, como suas falésias coloridas, altas dunas de areias brancas, lagoas e um mar cristalinos, onde jangadas e escunas levam pessoas em passeios, e parques ecológicos e estaduais que protegem toda sua beleza natural e sua diversificada flora e fauna.

O segundo destino de viagem do Ceará se trata de um dos lugares mais paradisíacos do Brasil, uma antiga aldeia de pescadores que hoje se tornou uma das regiões mais populares e procuradas por viajantes de todos cantos do mundo: Jericoacoara. Situada a 300 quilômetros de Fortaleza, é protegida por um grande parque nacional de cerca de 200 quilômetros de extensão cujas paisagens são compostas em sua maioria por altos bancos de dunas, lagoas de águas doces, diversas formações rochosas curiosas, mangues 3 praias extensas e de muita beleza. Jeri, como é apelidada, ganhou muita fama entre os viajantes adeptos ao turismo ecológico e aventura por conta de suas paisagens únicas, como é o caso da Pedra Furada, um dos principais pontos turísticos de Jericoacoara e seu cartão postal.

Por último, mas tão impressionante quanto os destinos anteriores, fica a Chapada do Araripe, uma reserva ecológica muito importante e exuberante localizada entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Lugar dono de beleza rara, abriga em sua área de cerca de 180 quilômetros de extensão uma imensa quantidade dos mais variados tipos de atrativos e paisagens naturais, desde grutas e cânions até sítios paleontológicos e uma floresta de 120 milhões de anos, onde já foram encontrados fósseis de dinossauros e peixes. Apesar de se tratar de uma chapada, ela se distingue de todas as outras por conta da abundância de água em seu entorno, mesmo sendo uma região semiárida, e, por isso, ganhou status de oásis.